sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Creep

Título Original: Creep
Título no Brasil: Ainda Não Definido
Ano de Produção: 2015
País: Estados Unidos
Estúdio: Blumhouse Productions
Direção: Patrick Brice
Roteiro: Patrick Brice
Elenco: Patrick Brice, Mark Duplass
 
Sinopse:
Aaron (Patrick Brice) é um cinegrafista amador que ganha a vida fazendo vídeos de casamentos, batizados, etc. Um dia ele é contratado por Josef (Mark Duplass) para fazer um trabalho diferente. Seu novo cliente alega que está em fase terminal de câncer e precisa deixar alguns registros gravados para seu filho que está prestes a nascer. Uma forma de criar um vínculo com ele já que não terá tempo para isso pois está morrendo. Aaron então vai até uma cabana isolada onde Josef pretende gravar os vídeos só que algo muito sinistro se esconde por trás de tudo aquilo.

Comentários:
Depois de assistir a esse filme cheguei na conclusão que hoje em dia está extremamente barato e simples rodar um filme de terror e suspense. Usando da famigerada técnica do mockumentary (aquele estilo que tenta passar ao espectador a impressão de que ele está assistindo a imagens captadas em uma história real, um falso documentário), com um boa câmera na mão (algumas vezes nem isso) e elenco desconhecido, todos acabam virando cineastas. Veja esse caso. O elenco só tem dois atores. Não há qualquer tipo de efeito especial ou maquiagem, apenas dois personagens que se encontram numa cabana no meio da floresta e nada mais do que isso. Um deles é supostamente contratado pelo outro para rodar algumas imagens que ele quer deixar para que o filho assista no futuro, uma espécie de testamento visual. Tudo vai correndo bem até que, aos poucos, o cinegrafista vai entendendo que o seu cliente na verdade tem sérios problemas mentais. Ele na verdade é um sujeito solitário que gradativamente vai perdendo o contato com a realidade. 

Dito isso, da falta de maiores recursos em termos de produção, é bom salientar que também existem boas coisas nessa modesta fita. O ator Mark Duplass, que interpreta o desequilibrado Josef, é um cara talentoso. No começo, assim que surge, ele parece ser um sujeito muito boa praça, gente boa demais, simpático e muito fácil de se lidar. Tenta o tempo todo se mostrar carismático e bom anfitrião. O cinegrafista Aaron (Patrick Brice, que também dirigiu e escreveu o roteiro do filme), por sua vez, sempre fica com um pé atrás, mesmo com toda a simpatia de Josef. Algo não parece bem, alguma coisa não se encaixa direito naquela cabana isolada (e o tempo lhe dará razão sobre isso). O roteiro também explora bem a mente insana de Josef, mostrando que ele no fundo é apenas uma pessoa com sérios problemas psicológicos. De curta duração, "Creep" demonstra que mesmo com uma produção simplória ainda se pode tirar coisas boas de um mockumentary, basta apenas investir mais na inteligência do que em banhos de sangue gratuitos. Filme indicado ao Chicago International Film Festival e ao SXSW Film Festival.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O Cidadão do Ano

Título no Brasil: O Cidadão do Ano
Título Original: Kraftidioten
Ano de Produção: 2014
País: Suécia, Noruega
Estúdio: Sweden Paradox Film 2, Det Danske Filminstitut
Direção: Hans Petter Moland
Roteiro: Kim Fupz Aakeson
Elenco: Stellan Skarsgård, Peter Andersson, Bruno Ganz
 
Sinopse:
Nils Dickman (Stellan Skarsgård) trabalha como motorista de um veículo que limpa as pistas de neve em uma pequena cidade da Noruega. Ele é um bom cidadão, trabalhador, pai de família, que nunca se envolveu em coisas erradas. Sua vida exemplar lhe vale até mesmo o título de cidadão do ano na cidade onde vive. Tudo muda da noite para o dia quando seu filho Ingvar Dickman (Aron Eskeland) é encontrado morto em uma estação de trem. A polícia acredita que ele morreu de uma overdose, mas essa é uma tese que Nils não admite aceitar já que seu filho nunca foi um viciado em drogas. Sem apoio do departamento de polícia ele resolve ir por conta própria atrás da solução do que realmente teria acontecido.

Comentários:
No começo, ao tomar conhecimento do enredo de "Kraftidioten", pensei que iria assistir a um drama, uma vez que tínhamos um pai em busca da solução da morte de seu filho. Como se trata de uma obra do cinema escandinavo esperava por um personagem central amargurado e deprimido pelos acontecimentos. Eu estava enganado. O filme que de fato começa quase como um drama muda rapidamente quando Nils Dickman (Stellan Skarsgård) resolve agir para encontrar os verdadeiros responsáveis pela morte de seu único filho. Inicialmente ele pensa em se matar por causa da tragédia que se abate sobre sua família, mas depois vai descobrindo que o seu garoto na verdade teria sido morto por uma quadrilha de traficantes de drogas. Para piorar ele teria sido assassinado sem razão, uma vez que o verdadeiro culpado teria sido um amigo que teria cometido a imprudência de roubar cocaína de um depósito de narcotraficantes. Aos poucos Nils vai descobrindo a identidade dessas pessoas e começa a eliminar um a um os membros desse grupo criminoso. De fato o filme gradativamente vai se transformando em uma espécie de "Desejo de Matar" norueguês! Armado de um rifle com cano cerrado e no volante de sua robusta retroescavadeira Nils sai em busca de vingança, resolvendo fazer ele mesmo justiça com as próprias mãos. Claro que algo assim acaba causando efeitos colaterais, sobrando até mesmo para seu irmão que, com passado no mundo do crime, acaba se tornando o principal suspeito pelas mortes. Embora seja até um bom filme temos que admitir que em termos de argumento não temos realmente nada de muito original. De bom mesmo ficam apenas as belas paisagens da Noruega, um país que parece estar sempre coberto por uma neve eterna!

Pablo Aluísio.

Thelma & Louise

Existem filmes que nascem pequenos e despretensiosos e depois ganham a simpatia do público, se tornando grandes sucessos de bilheteria. Com o passar dos anos acabam também sendo considerados pequenas obras cultuadas, elevando seu status, se transformando em cult movies. Um exemplo perfeito disso temos aqui com "Thelma & Louise". A Warner bancou a realização do filme, porém jamais apostou muito nele. Foi lançado discretamente nos Estados Unidos e ganhou poucas resenhas significativas nas revistas de cinema da época. O público (especialmente o feminino) porém adorou o filme e assim começou uma propaganda boca a boca que acabou se refletindo nas bilheterias, tornando "Thelma & Louise" o grande campeão de venda de ingressos daquela temporada. O que explicaria esse tipo de fenômeno? Em minha forma de ver a situação o filme caiu nas graças do espectador porque explorava algo que diz respeito a muitas mulheres pelo mundo afora. As duas personagens principais são esposas frustradas, atoladas em casamentos ruins e relacionamentos destrutivos, que procuram encontrar uma saída para essa encruzilhada que se tornou suas vidas. Para elas o que deveria ser a felicidade de um casamento perfeito acabou se transformando em algo insuportável de tolerar. Então elas simplesmente pegam um carro e caem na estrada, procurando pela liberdade que sempre desejaram.

Não é complicado de entender que a fórmula e o segredo do filme se concentram justamente nisso, nessa situação de dar um basta a uma vida de fachada, infeliz e reprimida, para finalmente buscar o que se deseja, sair pelo mundo em busca de aventuras e ser feliz de uma vez por todas. Some-se a isso a bela atuação da dupla Susan Sarandon e Geena Davis e você entenderá porque afinal o filme fez tanto sucesso. De quebra ainda trouxe um jovem Brad Pitt, ainda desconhecida na época, como um cowboy sensual que seduz uma delas. Que mulher não ficaria extasiada com algo assim? A sociedade muitas vezes massacra a posição da mulher, geralmente a colocando numa situação de submissão e repressão. O enredo de "Thelma & Louise" funcionava justamente como uma válvula de escape para tudo isso. Olhando sob esse ponto de vista realmente o resultado foi acima das expectativas.

Thelma & Louise (Thelma & Louise, Estados Unidos, 1991) Direção: Ridley Scott / Roteiro: Callie Khouri / Elenco: Susan Sarandon, Geena Davis, Harvey Keitel, Brad Pitt, Michael Madsen / Sinopse: Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon) são duas amigas que resolvem dar uma guinada na vida. Cansadas de seus relacionamentos ruins e doentios elas resolvem pegar a estrada, buscando por aventuras na rota 66. Filme vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original (Callie Khouri). Também indicado na categorias de Melhor Atriz (Susan Sarandon e Geena Davis, ambas indicadas), Direção, Fotografia e Edição. Filme vencedor do Globo de Ouro na categoria de Melhor Roteiro.

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Uma Noite Alucinante 3

Título no Brasil: Uma Noite Alucinante 3
Título Original: Army of Darkness
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio:  Dino De Laurentiis Company, Universal Pictures
Direção: Sam Raimi
Roteiro: Sam Raimi, Ivan Raimi
Elenco: Bruce Campbell, Embeth Davidtz, Marcus Gilbert

Sinopse:
Um homem é acidentalmente transportado para 1300 dC, onde ele tem de lutar contra um exército de mortos e recuperar o Necronomicon, o livro dos mortos, para que ele possa voltar para casa. Terceiro e último filme da franquia "Evil Dead" de Sam Raimi.

Comentários:
Terceiro e mais exagerado filme da franquia original "Evil Dead". Aqui Sam Raimi abraça de vez o humor mais galhofeiro, não se importando nem um pouco em transformar sua série de filmes - que havia começado com o aterrorizante "A Morte do Demônio", seguido de "Uma Noite Alucinante" - em uma verdadeira palhaçada. Confesso que nunca gostei desse terceiro filme que considero facilmente o pior de todos, uma ideia que não deu certo em quase nada. Cheio de efeitos especiais ele ainda tem seus defensores mas para quem era fã do primeiro filme da série não deixa de ser uma grande decepção, uma piada de mau gosto bem indigesta. O canastrão Bruce Campbell está mais careteiro do que nunca e completamente perdido em um enredo meio sem pé e nem cabeça, que procura se sustentar na pura megalomania histérica. A produção é mais recheada do que a dos demais filmes, fruto do bom orçamento disponibilizado pelo produtor Dino de Laurentiis mas isso não faz grande diferença. "Uma Noite Alucinante 3" é uma daquelas fitas para realmente se esquecer.

Pablo Aluísio.

domingo, 27 de setembro de 2015

A Casa que Pingava Sangue

Título no Brasil: A Casa que Pingava Sangue
Título Original: The House That Dripped Blood
Ano de Produção: 1971
País: Inglaterra
Estúdio: Amicus Productions
Direção: Peter Duffell
Roteiro: Robert Bloch
Elenco: Christopher Lee, Peter Cushing, Nyree Dawn Porter, Denholm Elliott, Jon Pertwee

Sinopse:
A Scotland Yard investiga quatro misteriosos casos envolvendo uma casa abandonada. Filmes em episódios com uma linha narrativa em comum. Considerado um clássico do cinema de horror da década de 1970.

Comentários:
Eu me lembro desse filme sendo anunciado para ser exibido na Rede Globo, na Sessão de Gala, que passava depois do Supercine. Esse último exibia os filmes mais populares, os hits cinematográficos da época. A Sessão de Gala era mais hardcore, geralmente vinha com filmes mais pesados, muitos de terror. Esse pequeno clássico do horror apresentava cinco histórias ou enredos que tinham como objetivo assustar o espectador. E de maneira em geral eram muito bons, apresentando inclusive veteranos em seus últimos momentos nas telas de cinema como Peter Cushing. Um filme que até hoje me chamaria a atenção. Se algum dia ver passando por aí, em algum canal, certamente pararia para rever.

Pablo Aluísio.

sábado, 26 de setembro de 2015

A Árvore da Maldição

Título no Brasil: A Árvore da Maldição
Título Original: The Guardian
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: William Friedkin
Roteiro: Dan Greenburg, Stephen Volk
Elenco: Jenny Seagrove, Dwier Brown, Carey Lowell

Sinopse:
Jovem casal contrata uma nova babá, que parece ser a escolha ideal, responsável e focada. O que ninguém sabe é que ela não é nada do que aparenta. Seguidora de uma antiga religião pagã, que venera as forças da natureza, essa babá é na realidade uma sacerdotisa druida que oferece sacríficos humanos de crianças em honra ao espírito da floresta negra da região.

Comentários:
Deve realmente ser terrível passar por algo assim. O cineasta William Friedkin dirigiu duas obras primas absolutas do cinema. O primeiro foi "Operação França", um dos mais marcantes filmes dos anos 70, vencedor de vários Oscars e um marco no cinema da época. Depois assinou aquele que é considerado por muitos o melhor filme de terror de todos os tempos, o maravilhoso "O Exorcista". E então depois desse começo de carreira fabuloso as coisas começam a sair dos trilhos, filmes não fazem mais sucesso de público e nem de crítica e de repente um diretor tão talentoso se vê compelido a dirigir fitinhas como esse "A Árvore da Maldição". Eu credito esse tipo de argumento sem pé e nem cabeça ao furor ecologista que varreu o mundo nos anos 90. De repente só se falava em ecologia, em preservar a natureza. Claro que os mais radicais gostariam muito que as árvores fizessem algo como se vê nesse filme mas deixando isso de lado não há como negar que tudo não passa mesmo de uma grande bobagem. Um buraco negro no caminho do grande (sim, ele ainda é) William Friedkin.

Pablo Aluísio.

Ed Gein

Título no Brasil: Ed Gein
Título Original: Ed Gein - The Butcher of Plainfield
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: North American Entertainment
Direção: Michael Feifer
Roteiro: Michael Feifer
Elenco: Kane Hodder, Adrienne Frantz, Michael Berryman

Sinopse:
Filme baseado na história real do psicopata Ed Gein (1906 - 1984). Esse criminoso se tornou muito conhecido nos Estados Unidos por causa de seus horríveis métodos de tortura e violência que causava em suas vítimas. Criado no meio rural, completamente isolado e reprimido por uma mãe severa e fanática religiosa, Gein deu vazão ao seu lado mais sombrio após seus familiares morrerem de forma natural. Isolado numa fazenda distante e escondida, ele começou a transformar o local em um show de horrores com mortes, mutilações e atos insanos praticados com os corpos das pessoas que matava.

Comentários:
Esse infame psicopata já tinha sido tema de um filme em 2000 chamado "Ed Gein - O Serial Killer" (ainda trataremos futuramente sobre esse filme aqui no blog), quando em 2007 resolveu-se levar sua terrível história novamente para as telas. Ed Gein é um caso curioso porque embora ele tenha servido de modelo para vários psicopatas famosos do cinema (como Norman Bates de "Psicose", por exemplo) nunca ganhou um grande filme retratando sua história real. Aqui novamente temos uma produção de baixo orçamento que a despeito de seus poucos recursos consegue ao menos contar os eventos principais da vida do criminoso com eficiência. Como se sabe Gein virou uma espécie de "modelo" para o FBI pois ele trazia todas as principais características que acabam moldando um assassino serial como abusos na infância, educação repressiva e muito violenta, além de isolamento social. Dizem que após ser preso, Ed virou um detento símbolo de bom comportamento na prisão onde morreu. Ele tinha um temperamento muito tímido e retraído o que mostra como complexa é a mente humana pois quando estava com suas vítimas se comportava como um verdadeiro predador demente e enlouquecido, nada parecido com o prisioneiro pacato e de fala mansa que se tornou atrás das grades. Assim, embora "Ed Gein - The Butcher of Plainfield" não seja um grande filme sob o ponto de vista unicamente cinematográfico, vale ao menos ser assistido pelo menos uma vez  para se conhecer mais de perto esse insano e violento personagem do mundo real.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A Colheita do Mal

Título no Brasil: A Colheita do Mal
Título Original: The Reaping
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros, Dark Castle Entertainment
Direção: Stephen Hopkins
Roteiro: Carey Hayes, Chad Hayes
Elenco: Hilary Swank, David Morrissey, AnnaSophia Robb
        
Sinopse:
Katherine Winter (Hilary Swank) foi, durante anos, uma engajada missionária da fé cristã. Sua postura em relação à religião mudou dramaticamente após uma tragédia familiar. Revoltada com o acontecimento deixou de acreditar em Deus. Agora ela ganha a vida desmascarando charlatões de todos os tipos, procurando explicar os fenômenos paranormais com a visão da ciência. Sua forma de analisar esses acontecimentos a leva até uma cidadezinha da Louisiana onde coisas completamente fora do normal estão acontecendo. Será que ela poderá também explicar o que se passa por lá?

Comentários:
Gostei bastante dessa produção. Em um primeiro momento fiquei com receio de assistir porque afinal de contas foi produzido pela Dark Castle que já colocou no mercado grandes bobagens no gênero terror mas como havia a talentosa Hilary Swank no elenco resolvi arriscar. Não me arrependi. O roteiro é muito bem escrito e mostra o duelo entre uma mente racional e científica perante fatos sobrenaturais inexplicáveis. A religião explica o que está acontecendo mas a pesquisadora se recusa a todo custo acreditar nesse ponto de vista. Assim que a personagem de Swank chega na região pantanosa onde fica a cidade ela começa a testemunhar o surgimento de eventos que remetem imediatamente às pragas bíblicas. Nuvens de insetos, sapos, mortes sem explicação e trevas. Os efeitos especiais são extremamente bem inseridos e estão à serviço da trama - bem ao contrário do que estamos acostumados a ver por aí. O elenco é todo mundo bom - bem acima da média para produções desse tipo - e a direção se mostra precisa. Um filme realmente muito bom, aliás surpreendemente bom.

Pablo Aluísio.

O Monstro de Frankenstein

Título no Brasil: O Monstro de Frankenstein
Título Original: The Evil of Frankenstein
Ano de Produção: 1964
País: Inglaterra, Estados Unidos
Estúdio: Hammer Film Productions, Universal Pictures
Direção: Freddie Francis
Roteiro: Anthony Hinds
Elenco: Peter Cushing, Peter Woodthorpe, Duncan Lamont

Sinopse:
Sem dinheiro, o Barão Frankenstein (Peter Cushing), acompanhado de seu assistente ansioso Hans, chega ao seu castelo da família, perto da cidade de Karlstaad, prometendo continuar suas experiências na criação da vida, através do uso de eletricidade. Por sorte encontra ainda a criatura que ele estava anteriormente trabalhando no passado. Dessa vez o Barão porém pretende também utilizar os serviços nada convencionais do hipnotizador Zoltan (Woodthorpe), mas esse movido por ganância e cobiça, tem outros planos para essa criatura caso ela venha de fato a ganhar vida nas experiências realizadas no alto do castelo abandonado.

Comentários:
Não é o melhor dos mundos mas até que não é tão ruim. Na verdade se trata de uma parceria entre a inglesa Hammer e a americana Universal com o objetivo de revitalizar mais um dos monstros clássicos do cinema americano da década de 1940. Muito provavelmente o resultado teria sido melhor se o roteiro tivesse sido mais fiel ao livro original escrito por Mary Shelley em 1818. A sensação que tive ao ver essa versão dos anos 1960 foi a de que houve uma forçada de barra por parte dos realizadores em transformar o famoso monstro em algo mais próximo daquela geração hippie. Mesmo assim a direção de arte tenta ser bem próxima dos filmes originais, inclusive nos cenários, nas máquinas do barão e no clima vintage. A única coisa que não me agradou muito foi a própria maquiagem da criatura. O monstro usa algo parecido com uma máscara feita de papelão, pouco convincente. Também não me agradou a inserção de um personagem novo, inexistente na estória tradicional, de um ilusionista e hipnotizador chamado Prof. Zoltán (interpretado pelo ator Peter Woodthorpe). Suas cenas em nada acrescentam e suas tentativas de transformar o monstro em um simples ladrão de ouro não me soaram muito bem. De bom mesmo fica a boa performance do mito Peter Cushing e a tentativa de resgatar o clima dos antigos filmes de terror. Tão ou mais popular que Drácula, "O Monstro de Frankenstein" procura trazer renovação a um dos mais clássicos personagens da literatura de terror. Isso, convenhamos, já é um mérito e tanto.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Atividade Paranormal

Título no Brasil: Atividade Paranormal
Título Original: Paranormal Activity
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Oren Peli
Roteiro: Oren Peli
Elenco: Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Fredrichs

Sinopse:
Um jovem casal formado pelos apaixonados Micah (Micah Sloat) e Katie (Katie Featherston) se mudam para uma casa. No começo parece ser o lar de seus sonhos mas depois começam a surgir estranhos fenômenos paranormais inexplicáveis. Para deixar tudo registrado eles começam a filmar tudo o que acontece na noite escura - e isso ficará registrado para que o público também possa conferir. Tenha bons sustos. 

Comentários:
Há quem odeie e há quem adore essa franquia "Paranormal Activity". Na verdade esses filmes provam que nem sempre o mais importante é a qualidade do filme em si mas sim como se vende ele. Eu me recordo perfeitamente quando esse primeiro filme chegou nos cinemas. O marketing foi extremamente bem bolado - com ares de pura enganação mas tudo bem. Assim como aconteceu em "A Bruxa de Blair" aqui também foi feito todo um trabalho de divulgação na net criando nas pessoas a expectativa de que iriam ver algo real. Depois tiveram a brilhante ideia de filmarem o público completamente aterrorizado assistindo ao filme. Ora, todos sabemos que tudo não passa de mais um mockumentary muito bem vendido para o público menos informado sobre filmes de terror. Não há muito o que comentar no final das contas - quem já assistiu a algum "Paranormal Activity" já sabe muito bem do que se trata. Não sou particularmente fã desse estilo mas tampouco o acho absolutamente horrível - coisas piores estreiam todos os anos nos cinemas. Assim se você ainda não viu nenhum (coisa bem complicada de acontecer) arrisque esse primeiro. Quem sabe vá gostar. Já se viu algum outro da franquia e detestou, bom, melhor passar longe desse pois na verdade quem viu um, viu praticamente todos.

Pablo Aluísio.

Abismo do Medo

Título no Brasil: Abismo do Medo
Título Original: The Descent
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Lions Gate Films
Direção: Neil Marshall
Roteiro: Neil Marshall
Elenco: Shauna Macdonald, Natalie Mendoza, Alex Reid

Sinopse:
Jovens, bonitas e gostosonas, seis garotas sofrem um acidente e resolvem fazer algo bem diferente. Adeptas de esportes radicais elas decidem explorar uma caverna enorme e supostamente sem fim localizada naquela região remota mas ficam presas. Agora terão que sobreviver para continuarem vivas de qualquer jeito. Só não contavam com o fato de não estarem sozinhas naquele ambiente hostil e desconhecido.

Comentários:
Assisti em um cinema poeira que tinha perto da minha casa (e que não existe mais infelizmente). Sabe que não achei tão desprezível assim? Claro que é do tipo MOW (Monster of Week) mas o suspense que rola na primeira parte do filme até prende nossa atenção. O diretor Neil Marshall que depois faria "Juízo Final" e "Centurião", além de dirigir episódios da série de grande sucesso "Game of Thrones", consegue mesmo prender a atenção do espectador que fica esperando descobrir do que aquilo tudo se trata. Claro que muitos vão se decepcionar depois com o desfecho (ou a falta dele) na estória mas isso é o de menos quando já se conseguiu levar um suspense em bom tom por pelo menos 60 minutos. Todo o elenco é formado por garotas ao estilo p&b (peitos e bundas), por isso não vá esperando nada nesse aspecto. Estão lá só para gritarem e serem trucidadas, nada mais. A lamentar apenas que depois virou uma franquia, com uma continuação pra lá de ruim...

Pablo Aluísio.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Comboio do Terror

Título no Brasil: Comboio do Terror
Título Original: Maximum Overdrive
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: Dino De Laurentiis Company
Direção: Stephen King
Roteiro: Stephen King
Elenco: Emilio Estevez, Pat Hingle, Laura Harrington

Sinopse:
Um cometa passa pela Terra em 1986 e começa a interferir em todas as máquinas ao redor do mundo. Muitas delas ganham vida própria e começam a aterrorizar os seres humanos. A situação fica ainda mais grave em relação aos grandes caminhões de comboios. Para deter essas máquinas assassinas um grupo de pessoas resolve enfrentar a situação de frente. Apenas os mais fortes sobreviverão.

Comentários:
Stephen King vivia reclamando das adaptações de seus textos para o cinema. Para resolver esse impasse o produtor Dino De Laurentiis resolveu lhe dar um voto de confiança. Colocou à disposição de King um orçamento de 10 milhões de dólares e o controle sobre a direção e o roteiro da adaptação de um de seus contos chamado "Trucks". Sem experiência em cinema Stephen King foi em frente e... tudo se tornou um desastre! "Maximum Overdrive" é ruim de doer, essa é a verdade. Considero King um dos melhores escritores de contos de terror que existem mas ele realmente deveria saber melhor onde enfiar o nariz. O filme não tem bom ritmo, nem muito menos boas decisões estéticas. Ao contrário disso é chato, sem foco e muito arrastado. Repete à exaustão uma mesma situação e torra a paciência dos espectadores. Tudo bem que o material original, a pequena estória no qual foi baseado, também nunca foi lá grande coisa mas não era necessário também derrapar tanto como vemos aqui. O filme é fraco demais mas como em Hollywood a ordem do dia é realmente reciclar tudo que aparece pela frente, não é que fizeram um remake dessa joça? E o mais curioso de tudo é que a refilmagem conseguiu ser ainda pior que essa produção de 1986! Pelo amor de Deus...

Pablo Aluísio.

O Massacre da Serra Elétrica

Título no Brasil: O Massacre da Serra Elétrica
Título Original: The Texas Chain Saw Massacre
Ano de Produção: 1974
País: Estados Unidos
Estúdio: Vortex
Direção: Tobe Hooper
Roteiro: Kim Henkel, Tobe Hooper
Elenco: Marilyn Burns, Edwin Neal, Allen Danziger

Sinopse:
Um grupo de jovens resolve entrar em uma região abandonada e isolada do Texas. Lá acabam entrando em contato com uma família doentia de psicopatas, canibais e sociopatas. Má ideia. Agora terão que lutar para continuarem vivos e não cairem nas garras de pessoas "amorosas" como Leatherface que anseiam por trucidar todos eles, aos pouquinhos e em pedacinhos...

Comentários:
Esse é o filme original, casca grossa e ultra violento. Imagine uma produção dessas em plenos anos 70. Ninguém nunca tinha visto algo igual. O interessante é que por ser tão diferente (e brutal) nenhum grande estúdio resolveu bancar o roteiro. Assim tudo foi filmado em 16mm, com orçamento mais do que restrito. No final das contas isso tudo só ajudou ao filme. Ele ficou com cara de coisa amadora, suja, que mostrava algo muito violento e sangrento, ou seja, o tipo de estética que atrai mesmo os fãs de filmes de terror mais sanguinários. A crítica da época se dividiu. Alguns acharam o filme vulgar e grotesco, um fruto da mente doentia de seus realizadores. Outros consideraram "The Texas Chainsaw Massacre" um marco por mostrar um evento sem máscaras, com toda a sua crueldade (o roteiro foi inspirado em um fato real ocorrido no Texas). A se lamentar apenas a falta de critério das distribuidoras nacionais que resolveram colocar no título a referência a uma "serra elétrica" que na verdade não existe no filme (o que vemos é uma serra movida a diesel). De qualquer maneira esse é o tipo de produção que não pode faltar na coleção de fãs de filmes de terror. Sim, é cru, barra pesada e voam tripas para todos os lados, mas também é um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos. Quem diria que o psicótico Leatherface teria um dia tanto prestígio assim no mundo das artes...

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O Dia em que a Terra Parou

Título no Brasil: O Dia em que a Terra Parou
Título Original: The Day the Earth Stood Still
Ano de Produção: 1951
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Robert Wise
Roteiro: Edmund H. North, Harry Bates
Elenco: Michael Rennie, Patricia Neal, Hugh Marlowe

Sinopse:
O que parecia ser uma manhã como outra qualquer na capital dos Estados Unidos, Washington, logo se torna palco de um evento histórico para a humanidade. Uma nave espacial desce perto da Casa Branca e de dentro dela saem dois tripulantes. Klaatu (Michael Rennie) e o robô gigante Gort (Lock Martin). Eles trazem uma mensagem de paz e amizade do planeta de onde vieram mas sua presença aterroriza os humanos que logo tomam medidas desproporcionais e irracionais em relação aos visitantes interplanetários.

Comentários:
Não é todo dia que um clássico Sci-fi desse porte é exibido na TV. Uma ótima notícia para quem ainda não teve a oportunidade de assistir a um dos maiores clássicos de ficção da história do cinema americano. "O Dia em que a Terra Parou" é um primor, uma verdadeira obra prima do gênero e deve ser compreendido como um produto de sua época. Nos anos 1950 como bem se sabe, havia a paranoia da guerra fria no ar. Estados Unidos e União Soviética estavam à beira de um colapso nuclear. Esse constante clima de terror e medo acabou gerando um subproduto dos mais interessantes - a dos filmes de Sci-fi com seus monstros atômicos e raças de outros planetas que viam até a Terra para destruir a humanidade. O grande diferencial dessa produção em relação às outras é que ela tinha uma perspectiva diferenciada, os ETs não vinham com intenções de destruir a civilização humana mas sim se tornar sua parceira universal, de criar verdadeiros laços de amizade entre as civilizações, o que não impede os militares da Terra de agirem de forma completamente errada com os bem intencionados visitantes das estrelas. Era claramente uma mensagem pacifista, de paz entre as potências. Sua mensagem positiva acabou transformando o filme em um dos melhores do gênero, se tornando de fato uma das mais aclamadas produções dos anos 50. Simplesmente imperdível.

Pablo Aluísio.

Aliens vs. Predador 2

Título no Brasil: Aliens vs. Predador 2
Título Original: AVPR Aliens vs Predator - Requiem
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Colin Strause, Greg Strause
Roteiro: Shane Salerno, Dan O'Bannon
Elenco: Reiko Aylesworth, Steven Pasquale, John Ortiz

Sinopse:
A pequena e pacata Gunnison, no Colorado, se torna palco de uma luta épica e feroz entre duas raças de extraterrestres extremamente hostis e violentas. Tudo surge quando uma nave de Predadores desce no local, libertando uma carga biológica até então desconhecida de Aliens. Apenas um Predador sobrevive e caberá a ele destruir e capturar todos os Aliens soltos na Terra.

Comentários:
Eu particularmente nunca pensei que essa franquia fosse tão longe. É a tal coisa, os filmes não conseguem ser lá muito bons mas rendem bom faturamento porque o fã de Sci-fi simplesmente não resiste a um apelo desses e acaba conferindo o resultado, mesmo sabendo de antemão que boa coisa certamente não virá pela frente. A crítica aqui malhou impiedosamente essa continuação. Muito se falou sobre o fato da Fox estar tentando ganhar mais uns trocados em cima de duas franquias que não tinham mais potencial nas bilheterias. A solução foi a realização de filmes de orçamentos bem mais modestos, sem astros no elenco (pois eles são caros demais) e foco completo em muitos efeitos digitais. Cinematograficamente falando nenhum filme dessa série "Aliens vs Predador" vale muita coisa mas em termos de pura cultura pop a ideia até que não é má, afinal de contas essa coisas de unir personagens famosos em duelos, que começou lá no mundo dos quadrinhos, até que pode render bons frutos daqui em diante no mundo do cinema, que o diga os produtores do filme que reunirá Batman e Superman ou até mesmo dos Vingadores, que nada mais é do que uma grande reunião de super-heróis. Virá alguma obra prima desse tipo de fusão? Bom, isso só o tempo dirá.

Pablo Aluísio