terça-feira, 15 de julho de 2014

Bridget Jones - No Limite da Razão

Título no Brasil: Bridget Jones - No Limite da Razão
Título Original: Bridget Jones - The Edge of Reason
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Beeban Kidron
Roteiro: Andrew Davies
Elenco: Renée Zellweger, Colin Firth, Hugh Grant, Jacinda Barrett

Sinopse:
Finalmente depois de longos anos Bridget Jones (Renée Zellweger) consegue firmar namoro com o advogado Mark Darcy (Colin Firth). Pelo jeito ela finalmente estaria se acertando em sua vida pessoal. A diferença de personalidade e temperamento certamente será um problema, agravado ainda mais  com a chegada da bonita Rebecca (Jacinda Barrett) que acaba abalando o relacionamento.

Comentários:
Curiosamente não consegui gostar dessa continuação de Bridget Jones! Isso foi uma surpresa e tanto pois sou fã tanto da atriz Renée Zellweger como da personagem criada pela autora Helen Fielding. Assim que deixei o cinema fiquei com a impressão de que não havia mais enredo nenhum a contar. E isso é um problema já que tudo indica que Fielding escreveu o segundo livro apenas pelo valor absurdo que lhe foi oferecido pelas editoras inglesas. Assim ela acabou enchendo linguiça mesmo. Se o livro já não era bom, o filme também não o seria. Para piorar Renée Zellweger está esquisita em cena! No primeiro filme ela estava muito simpática e com o feeling adequado para o papel. Nesse segundo ela está visivelmente no controle remoto, chegando ao ponto inclusive de deixar a desejar no sotaque britânico - o que é de se lamentar pois era um dos pontos fortes de sua interpretação. Além disso exagerou em seu aumento de peso, parecendo estar inchada em certos momentos. Assim o que temos no final das contas é um milionário pastel de vento que se arrasta do começo ao fim, chegando finalmente em lugar nenhum.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Na Mira do Chefe

Título no Brasil: Na Mira do Chefe
Título Original: In Bruges
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Martin McDonagh
Roteiro: Martin McDonagh
Elenco: Colin Farrell, Ralph Fiennes, Brendan Gleeson, Ciarán Hinds

Sinopse:
Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson) são dois assassinos profissionais que são enviados para Bruges, na Bélgica, depois de um complicado serviço em Londres. No novo país os problemas continuam e eles acabam se envolvendo em várias confusões com os moradores da região. Filme vencedor do Globo de Ouro na Categoria Melhor Ator - Comédia ou Musical (Colin Farrell). Filme vencedor do BAFTA Awards na categoria Melhor Roteiro Original (Martin McDonagh).

Comentários:
Sempre considerei "In Bruges" muito superestimado! Tudo bem que o filme tem seus méritos, isso é inegável, mas o que foi dito sobre ele, principalmente em seu lançamento, é algo para se surpreender, pois acabei criando expectativas além do normal e finalmente quando o vi cheguei na conclusão que é apenas ok! Talvez Colin Farrell tenha estrelado tantas bobagens e mediocridades nos últimos anos em sua carreira que quando surgiu aqui pareceu como algo mais interessante do que realmente é. Some-se a isso a fama de cineasta cult que o diretor Martin McDonagh tem recebido e você talvez tenha uma pista da razão de terem elogiado tanto essa produção. Para falar a verdade prefiro muito mais seu filme posterior, "Sete Psicopatas e um Shih Tzu", esse realmente original e diferente. De qualquer forma como se tornou queridinho da crítica "In Bruges" acabou fazendo bonito nos festivais de cinema mundo afora! Acredite, levou mais de quarenta, eu disse quarenta, indicações a prêmios diversos, inclusive o de Melhor Roteiro Original no Oscar. Mesmo com tantos elogios não se deixe enganar, pois não é tudo o que dizem dele.

Pablo Aluísio.

Triplo X

Título no Brasil: Triplo X
Título Original: xXx
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia TriStar
Direção: Rob Cohen
Roteiro: Rich Wilkes
Elenco: Vin Diesel, Asia Argento, Marton Csokas

Sinopse:
Xander Cage (Vin Diesel) é um cara durão e sem medo que é procurado pelo governo americano para realizar uma missão secreta. Ele não poderá revelar sua identidade e em hipótese alguma revelar tudo o que lhe será revelado. Em jogo está a segurança mundial. Filme indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias de Melhor Filme de Ação / Aventura e Melhores Efeitos Especiais.

Comentários:
Pegue o estilo truculento dos filmes de ação estrelados por Vin Diesel, adicione um pouco de espionagem ao estilo James Bond e contrate um diretor especializado, que já dirigiu sucessos como "Velozes e Furiosos" no cinema e "Miami Vice" na TV. Pronto, está completa a receita de sucesso de mais um blockbuster de ação. No caso temos aqui a primeira tentativa de transformar Vin Diesel em um astro de ação ao velho estilo. Seguindo uma fórmula que já havia dado certo com Bruce Willis no passado, o filme se concentra na mais pura ação, não deixando o espectador respirar ou pensar nos furos do roteiro. Eu sempre vi filmes como esses como meras desculpas para que o cinema americano demonstre toda a sua capacidade de realizar as mais absurdas e complicadas cenas de ação - como a que Diesel pula de dentro de um carro que por sua vez está despencando das alturas. Do ponto de vista técnico tudo é realmente muito bem realizado, embora o roteiro deixe a desejar em certos aspectos - o que convenhamos é esperado em filmes como esse.

Pablo Aluísio.

A Era da Escuridão - Mutant Chronicles

Título no Brasil: A Era da Escuridão - Mutant Chronicles
Título Original: Mutant Chronicles
Ano de Produção: 2008
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Simon Hunter
Roteiro: Philip Eisner
Elenco: Thomas Jane, Ron Perlman, Devon Aoki

Sinopse:
O planeta Terra está esgotado no distante ano de 2707. Grandes corporações destruíram o meio ambiente em busca de lucros exorbitantes. No meio do caos e da destruição dois militares, Mitch Hunter (Thomas Jane) e Nathan Rooker (Sean Pertwee), lutam contra um novo inimigo, um tipo de criatura até então desconhecida que possui um alto grau de multiplicação. Não se sabe de onde veio e qual seria seu objetivo, tudo o que importa no momento é sobreviver.

Comentários:
Esse filme chegou no mercado sem maiores pretensões e acabou caindo no gosto de um grupo mais antenado de fãs de Sci-fi. Sem nenhum nome mais conhecido no elenco (com exceção de Ron Perlman, o "Hellboy") o roteiro aposta mais uma vez na velha linha do mundo Pós-Apocalíptico. Na verdade embora seja qualificado como um filme de ficção a fita se concentra mesmo na pura ação, calibrada pela existência de um novo inimigo, monstros sanguinários que vão trucidando os humanos que encontram pela frente. Em termos de efeitos especiais temos que dar um desconto por causa do orçamento mais enxuto da fita. Claro que você não verá aqui nada parecido com o que se acostumou a ver em blockbusters milionários. Para contrabalancear um pouco essa questão o roteiro procura explorar mais o suspense e o clima de neblina e sombras, o que acaba ajudando ao filme em si, mesmo que isso tenha sido apenas indiretamente intencionado. É o tipo de Sci-fi que se encontra naquela categoria "Vale conhecer".

Pablo Aluísio.

A Lenda do Zorro

Título no Brasil: A Lenda do Zorro
Título Original: The Legend of Zorro
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Martin Campbell
Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman
Elenco: Antonio Banderas, Catherine Zeta-Jones, Rufus Sewell

Sinopse:
Seqüência de "A Máscara do Zorro" de 1998. O enredo aqui se passa no ano de 1850. Alejandro (Antonio Banderas) assume definitivamente o personagem Zorro após essa honra ter lhe sido dada no primeiro filme pelo Zorro original, Don Diego de La Vega (Anthony Hopkins). Ao lado de Elena Murrieta (Catherine Zeta-Jones) ele terá que enfrentar um grupo de gananciosos vilões que querem boicotar a ideia da criação do Estado da Califórnia.

Comentários:
Verdade seja dita, nunca consegui gostar plenamente dessa nova franquia do Zorro. Os filmes sempre me soaram muito bobos, exagerados, caindo em todos os clichês possíveis e imagináveis que existem no cinemão mais comercial dos Estados Unidos. Tudo bem que até mesmo no Zorro original havia uma certa dose de humor, mas precisavam mesmo exagerar tanto? Em certos momentos ficamos com a impressão que estamos assistindo aos velhos filmes de "Os Três Patetas". Se o primeiro filme já era meio fora do tom, aqui tudo desanda. Eu pessoalmente acho esse Antonio Banderas um tremendo chato - ele se apoderou dos piores estereótipos que os americanos possuem dos povos latinos e os acentuou ao máximo! Nesse processo ele próprio virou uma piada ambulante. Sua caracterização caricata só nos deixa mesmo com saudades de grandes atores que interpretaram o Zorro no passado como Tyrone Power! Assim no final das contas o espectador terá que se contentar em ver uma infinidade de cenas absurdas, uma atrás da outra, numa tentativa boboca de adequar o clássico personagen às plateias de adolescentes com déficit de atenção dos dias de hoje. Melhor mesmo rever as antigas produções e esquecer completamente essa nova série de filmes.

Pablo Aluísio.

domingo, 13 de julho de 2014

O Crime Que o Mundo Esqueceu

Título no Brasil: O Crime Que o Mundo Esqueceu
Título Original: Everybody Wins
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Karel Reisz
Roteiro: Arthur Miller
Elenco: Nick Nolte, Debra Winger, Will Patton, Jack Warden

Sinopse:
Tom O'Toole (Nolte) é um tira veterano que resolve se unir a Angela Crispini (Debra Winger) para reabrir um antigo caso de assassinato que levou um inocente para a prisão por longos anos. Mal visto dentro do departamento, por sempre lutar contra a corrupção entre seus colegas, Tom acaba tendo que lutar duas vezes mais para dar prosseguimento à investigação.

Comentários:
Curioso drama policial que marcou a volta do dramaturgo e escritor Arthur Miller ao cinema. Famoso não apenas por obras famosas como "A Morte do Caixeiro Viajante" e "Os Desajustados", Miller ficou muito conhecido também por ter sido o último marido da atriz Marilyn Monroe. No papel Miller escreveu uma trama das mais complexas, com muitos detalhes e sutis críticas para toda a hipócrita sociedade americana. Sua fonte de inspiração, revelou depois, veio das antigas estórias de detetives dos anos 40, com seus mistérios insolúveis e mulheres fatais por todos os lados. Infelizmente para o espectador o diretor Karel Reisz não conseguiu transpor para a tela toda a psicologia complexa idealizada por Arthur Miller. O resultado final revela um filme diferente, alguns diriam até mesmo estranho, mas sem o brilho que poderia ter. Quem acaba se destacando mesmo é a dupla central. Nick Nolte, sempre ótimo interpretando tiras cansados, anti-heróis e rudes, casa muito bem com a suposta delicadeza de Debra Winger em cena. Mesmo com a direção desperdiçando potencial ainda vale passar por uma revisão.

Pablo Aluísio.

Os Reis da Noite

Título no Brasil: Os Reis da Noite
Título Original: Pimp Bullies
Ano de Produção: 2011
País: República Dominicana
Estúdio: Antena Latina Films
Direção: Alfonso Rodríguez
Roteiro: Jose Miguel Bonetti
Elenco: Ving Rhames, Steven Bauer, Adrian Bellani

Sinopse:
Isabel (Catalina Rodriguez) é uma mãe solteira com muitos problemas financeiros que decide ir para os Estados Unidos de forma ilegal para trabalhar como prostituta no clube noturno pertencente a Miguel (Ving Rhames). Ela quer dinheiro para o tratamento de seu filho, que tem uma doença rara, cujo tratamento é muito caro. Uma vez na América acaba descobrindo que sua vida definitivamente não será nada fácil.

Comentários:
De vez em quando é bom conhecer filmes rodados fora do eixo Estados Unidos - Europa. Assim o cinéfilo acaba se aventurando por produções realizadas em países como República Dominicana! Pena que o que se acaba encontrando é apenas uma cópia mal feita dos filmes policiais americanos. Esse "Pimp Bullies" é um exemplo perfeito disso. Produção classe C, com roteiro primário e atuações canastras. O único nome mais conhecido é o de Ving Rhames (ator negro que os fãs de Tarantino conhecem muito bem por causa de seu papel de Marsellus Wallace em "Pulp Fiction: Tempo de Violência"). É um veterano com longa filmografia. Ele interpreta um cafetão que acaba sendo a única coisa mais interessante em um roteiro canhestro e cheio de clichês infantis. A colombiana Catalina Rodriguez é bonita, não resta dúvida sobre isso, mas não consegue ir muito além de seu cartunesco personagem. Enfim, tudo bem descartável. Dispense sem problemas.

Pablo Aluísio.

sábado, 12 de julho de 2014

21 Gramas

Título no Brasil: 21 Gramas
Título Original: 21 Grams
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Guillermo Arriaga
Elenco: Sean Penn, Benicio Del Toro, Naomi Watts

Sinopse:
O enredo de "21 Gramas" mostra a conturbada vida de três personagens centrais. No primeiro segmento temos o complicado cotidiano de uma mãe e esposa que luta contra seu passado de viciada em drogas. Também conhecemos a trajetória de um ex-condenado que tenta reconstruir sua vida abraçando a religiosidade e por fim vemos o drama de um professor de matemática que está à beira da morte por causa da espera sem fim por um transplante de coração. Filme indicado ao Oscar nas categorias Melhor Atriz (Naomi Watts) e Melhor Ator Coadjuvante (Benicio Del Toro).

Comentários:
Sempre que a indústria de cinema dos Estados Unidos abre oportunidades para cineastas estrangeiros acontece algo de bom. Nem que seja para simplesmente fugir de um certo sistema formulaico que atinge a maneira de se fazer cinema naquele país. Aqui temos o talentoso e jovem diretor mexicano Alejandro González Iñárritu trazendo novos sopros de renovação dentro do cinemão ianque. O roteiro é ao estilo mosaico, com personagens paralelos que acabam se encontrando em um denominador comum. As tais 21 Gramas do título se referem à perde de massa de um corpo humano logo após sua morte - e que para alguns seria a prova da existência da alma, que supostamente teria exatamente esse peso! Especulações à parte se trata de uma obra muito sensível, bem trabalhada, com excelentes atuações e um enredo envolvente e relevante. Com um bom domínio sobre a técnica cinematográfica, Alejandro González demonstra perfeitamente que existe vida inteligente e talentosa no cinema idealizado fora das fronteiras norte-americanas.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O Grande Truque

Título no Brasil: O Grande Truque
Título Original: The Prestige
Ano de Produção: 2006
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Jonathan Nolan, Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Michael Caine

Sinopse:
A rivalidade entre dois talentosos mágicos ultrapassa todo e qualquer limite. Agora, um deles terá que enfrentar uma séria acusação de assassinato. Verdade ou apenas mais um truque desses geniais profissionais? Filme indicado ao Oscar nas categorias Melhor Direção de Arte e Fotografia. Também indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Filme e Melhor Figurino.

Comentários:
Os mágicos de hoje em dia perderam muito de seu charme original. Mais parecem metaleiros do que nobres que dominam o misterioso mundo da magia. Vide os grandes astros da categoria em Las Vegas atualmente. Esse "The Prestige" recupera um pouco essa antiga mistica! Christopher Nolan rodou o filme entre "Batman Begins" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas" e talvez por essa razão seus méritos tenham sido um pouco ofuscados, até porque os filmes de Batman não eram apenas produções comuns, mas eventos cinematográficos que ultrapassavam em muito a mera exibição das aventuras do homem-morcego pelas telas do mundo afora. "O Grande Truque" por sua vez se propõe a contar uma boa estória, adornado com uma maravilhosa direção de arte e um clima singular, onde realidade e fantasia se misturam muito bem. E como é bem do feitio de Nolan, os efeitos especiais são meras ferramentas em prol do enredo e dos personagens, e não a desculpa principal da existência do filme em si. Assim, já que o impacto dos filmes de Batman passou, talvez seja uma boa hora de rever com mais calma essa interessante obra do cineasta. Roteiro inteligente, boas atuações e um clima nostálgico irresistível garantem um ótimo programa para o gosto de qualquer cinéfilo.

Pablo Aluísio.

Planeta Vermelho

Título no Brasil: Planeta Vermelho
Título Original: Red Planet
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Antony Hoffman
Roteiro: Chuck Pfarrer, Chuck Pfarrer
Elenco: Val Kilmer, Carrie-Anne Moss, Tom Sizemore

Sinopse:
Depois de séculos de exploração desenfreada o planeta Terra está finalmente chegando ao fim de seu ciclo. A humanidade precisa encontrar novos caminhos e Marte, seu planeta rochoso vizinho, se torna a opção ideal. Assim uma missão é enviada ao planeta vermelho com o objetivo de tornar possível a instalação de um colônia naquele planeta. O problema é que os planos certamente não sairão como planejado.

Comentários:
Pode parecer estranho mas na virada do milênio Hollywood teve esse boom de filmes sobre Marte. Não se sabe bem a razão mas os produtores colocaram na cabeça que filmes sobre o planeta vermelho seriam a nova moda entre as produções de sucesso. Não foram! Sem exceções, todos os filmes realizados tendo como pano de fundo sobre o nosso vizinho no Cosmos deu muito errado nas bilheterias. O público em geral achou muito esquisito e até deprimente aquele céu vermelho cinza (que é de acordo com o que um hipotético visitante veria se colocasse os pés por lá). Nem é preciso explicar que a crítica de um modo em geral odiou tudo, da premissa inicial, do roteiro e de Val Kilmer, considerado um astronauta pouco convincente, mais canastrão do que nunca! Eu não seria tão cruel, acho até que é uma produção charmosa, que me faz lembrar dos antigos filmes de espaço dos anos 50. Tem coisa muito pior do que isso por aí estreando todas as semanas. Além disso considero os efeitos bem realizados e convincentes. Aqui vale também aquela regra de ouro para todos os cinéfilos: não espere por muita coisa que a diversão estará garantida.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Flores de Aço

Título no Brasil: Flores de Aço
Título Original: Steel Magnolias
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Herbert Ross
Roteiro: Robert Harling
Elenco: Shirley MacLaine, Olympia Dukakis, Sally Field, Dolly Parton, Daryl Hannah, Julia Roberts, Tom Skerritt, Sam Shepard

Sinopse:
Um salão de beleza de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos vira ponto de encontro de um grupo de amigas que passam suas horas vagas falando de si mesmas e dos outros moradores da cidade. O casamento da filha de uma delas acaba virando o ponto central de suas vidas. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Julia Roberts). Vencedor do Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz Coadjuvante (Julia Roberts).

Comentários:
É o tipo de filme que eu indicaria para elas, ou então para você assistir com a namorada ou sua companheira. Ok, muitos homens não vão se animar a assistir a um filme em que um bando de mulheres ficam por quase duas horas falando sem parar, mas esse tipo de mentalidade é um pouco reducionista demais. Na verdade é aquele tipo de roteiro que se sustenta completamente na boa atuação de seu elenco (feminino em essência). Para isso o elenco conta com ótimas atrizes, todas perfeitamente inseridas em seus respectivos personagens. Como se trata de uma adaptação para o cinema de uma peça teatral muitos podem ficar entediados com a enquadração cênica de tudo, mas vejo isso como um ponto positivo e não uma desvantagem. Filmes que se apóiam em diálogos bem escritos (aparentemente banais, mas tratando de temas relevantes), associado a boas interpretações (algumas ótimas) não podem ser ignorados. Uma boa dica para hoje à noite na TV a cabo. Confira!

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Cadillac Cor-de-Rosa

Título no Brasil: Cadillac Cor-de-Rosa
Título Original: Pink Cadillac
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Buddy Van Horn
Roteiro: John Eskow
Elenco: Clint Eastwood, Bernadette Peters, Timothy Carhart

Sinopse:
Tommy Nowak (Clint Eastwood) é um agente que quase sempre é enviado para prender criminosos que ninguém no departamento quer ir atrás. Para isso ele usa de métodos pouco usuais, se disfarçando de cowboy, palhaço e qualquer outro disfarce que o ajude em seu trabalho. Sempre dirigindo seu velho Cadillac ele acaba encontrando pelo meio do caminho uma loira que irá modificar seu modo de agir.

Comentários:
Nem só de obras geniais e direções talentosas viveu Clint Eastwood. De vez em quando o ator e diretor também topou realizar fitas despretensiosas, feitas essencialmente para pura diversão onde ele atuava apenas como ator contratado, sem qualquer responsabilidade sobre o filme em geral. Esse "Pink Cadillac" foi um exemplo. Clint já era considerado um cineasta inspirado e um astro de primeira grandeza mas por um momento abdicou de sua posição privilegiada para rodar um filme sem maiores pretensões, aquele tipo de produção que visava mais o mercado de vídeo do que propriamente as salas de cinema. Eastwood também foi atraido pela possibilidade de participar de algo bem mais divertido, bem humorado, sem tanta preocupação em salvar o mundo novamente. Esses são os grandes atributos desse filme, que diga-se de passagem anda bem esquecido. Outro ponto que destaco além do estilo em si, é a boa trilha sonora incidental (que dizem foi escrita pelo próprio Clint, embora use de um pseudônimo para isso). Enfim, diversão leve e simples para fãs do eterno Dirty Harry.

Pablo Aluísio.

Na Trilha dos Assassinos

Título no Brasil: Na Trilha dos Assassinos
Título Original: Dead Bang
Ano de Produção: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: John Frankenheimer
Roteiro: Robert Foster, Jerry Beck
Elenco: Don Johnson, Penelope Ann Miller, William Forsythe

Sinopse:
Jerry Beck (Don Johnson) é um policial de Los Angeles designado para investigar a morte de um tira, que por acaso também era seu melhor amigo. As investigações acabam revelando um submundo completamente desconhecido para ele, onde prospera uma enorme rede de simpatizantes do nazismo. Agora terá que sobreviver no meio desses fanáticos extremamente perigosos.

Comentários:
Outro filme policial dos anos 80 que pouca gente se lembra. Esse assim como "Cadillac Cor-de-Rosa" também fazia a festa dos donos de locadoras pois eram fitas que sempre tinham boa aceitação entre a clientela. Também pudera, era um bom filme policial com o astro do momento, Don Johnson! Hoje em dia os mais jovens podem até mesmo se perguntar: Quem? Ora, Johnson estrelou uma das séries policiais mais populares da década de 1980, "Miami Vice", que no Brasil era exibida pelo canal SBT. Os tiras que se notabilizavam mais pelo estilo das roupas do que pelo combate ao crime, viraram ícones da cultura pop daqueles tempos. Assim Johnson, que nunca tivera uma carreira consistente no mundo do cinema, tentou emplacar na tela grande. Agora pare para pensar: ele estava tão badalado e popular por essa época que seu veículo promocional para se tornar um astro da sétima arte foi dirigido por ninguém menos do que John Frankenheimer, cineasta de grande prestígio, diretor de pequenas obras primas como "O Homem de Alcatraz", "Sob o Domínio do Mal" e a sequência de "Operação França". Nada mal para uma estrelinha da TV.

Pablo Aluísio.

Cotton Club

Título no Brasil: Cotton Club
Título Original: The Cotton Club
Ano de Produção: 1984
País: Estados Unidos
Estúdio: Zoetrope Studios
Direção: Francis Ford Coppola
Roteiro: William Kennedy, Francis Ford Coppola
Elenco: Richard Gere, Gregory Hines, Diane Lane

Sinopse:
As estórias, dramas, romances e decepções daqueles que fizeram a fama do Cotton Club, uma popular casa noturna de jazz localizada no bairro do Harlem em Nova Iorque. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhor Edição (Barry Malkin e Robert Q. Lovett). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Direção (Francis Ford Coppola).

Comentários:
Verdade seja dita: poucos diretores amaram mais a sétima arte do que Francis Ford Coppola. E essa não é uma frase vazia. O cineasta apostou alto em seu amor pelo cinema. Não mediu esforços e colocou toda a sua fortuna em prol da realização de filmes que sonhava realizar. Muitos deles foram fracassos comerciais monumentais que destruíram sua estabilidade financeira. Mas Coppola, tão idealista e apaixonado, não se importava em pagar esse alto preço. "The Cotton Club" faz parte da série de filmes que arruinaram o diretor do ponto de vista comercial. Ele porém amou a oportunidade de realizar esse velho sonho, quase uma homenagem ao mundo da música, tudo rodado em um universo meio mágico, quase uma fábula. Pode ter sido um fracasso comercial, mas do ponto de vista puramente artístico é uma grande obra cinematográfica. O diretor estava tão inspirado que conseguiu até mesmo arrancar uma grande interpretação do ator Richard Gere, considerado até então um canastrão inveterado. E o que dizer de Gregory Hines? Ele literalmente rouba as cenas em que aparece. Assim o que temos aqui é uma declaração de amor ao cinema e à música, pelas mãos do genial Francis Ford Coppola! Se as pessoas na época de lançamento não entenderam isso, certamente não é culpa do diretor, que sempre esteve tão a frente de seu tempo. Excelente musical.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Atrás das Linhas Inimigas 4

Título no Brasil: Atrás das Linhas Inimigas 4: Missão África
Título Original: Seal Team Eight - Behind Enemy Lines
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: 20th Century Fox
Direção: Roel Reiné
Roteiro: Brendan Cowles, Shane Kuhn
Elenco: Tom Sizemore, Lex Shrapnel, Anthony Oseyemi, Michael Everson

Sinopse:
Um grupo de elite das forças armadas americanas, o Seal, é enviado para a República do Congo na África, onde uma colaboradora da CIA caiu nas garras de um general rebelde e sanguinário. Eles precisam também verificar se existe no local algum campo de treinamento para terroristas internacionais. No campo de batalha descobrem que existe uma organização criminosa que ganha milhões de dólares no tráfico de minerais usados na fabricação de armas nucleares. Caberá a eles agora destruírem as minas de onde o urânio é extraído para a venda ilegal ao governo do Irã.

Comentários:
É mais um daqueles filmes que são feitos para serem lançados diretamente no mercado de DVD, no sistema de venda direta ao consumidor. Dessa forma o espectador já sabe bem o que encontrará pela frente, produção mais modesta, muita ação, pancadaria e clichês por todos os lados. O grupo Seal está na moda nos Estados Unidos porque foi justamente essa tropa de elite que executou o terrorista Bin Laden no Paquistão. O problema é que parece haver um certo exagero na capacidade desses soldados nesse roteiro. Só para se ter uma ideia, eles são capazes de feitos absurdos, como encarar toda uma cidade armada praticamente sozinhos. E o que dizer do momento em que apenas oito homens conseguem destruir todo um acampamento militar fortemente armado? São poucos homens, mas o que eles fazem em cada cena certamente deixará Rambo com inveja. Por falar nesse personagem, uma boa referência para esse filme vem justamente dos filmes de ação dos anos 80, com tudo de bom e ruim que isso possa significar. Lá pela terça parte final do filme temos uma pequena reviravolta, pena que sem maior interesse. Então é isso, nada de extraordinário, diria até banal.

Pablo Aluísio.