segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Temporada de Caça

Até onde me lembre não recordo de ter visto nenhuma parceria de Robert De Niro e John Travolta. Bom, antes tarde do que nunca já que eles estão juntos aqui nesse "Temporada de Caça". Na trama Bob De Niro interpreta um velho coronel do exército americano que está aposentado. Tentando esquecer os horrores que viu em anos e anos de guerra pelo mundo ele compra uma cabana isolada no meio de uma floresta. É lá que ele passa seus dias, ouvindo seus antigos discos de vinil de Johnny Cash e eventualmente fazendo expedições pela mata ao seu redor. Na maioria das vezes adentra a floresta apenas para fotografar os majestosos alces da região em seu habitat natural. Sua tranquilidade acaba quando encontra um desconhecido no meio de uma estrada isolada. Esse é o personagem de John Travolta, que interpreta um sérvio cristão que conhece bem o coronel americano. Ele conseguiu sobreviver a uma linha de execução comandada pelo velho militar na Guerra da Bósnia. Após conseguir informações confidenciais ele viaja até os Estados Unidos para literalmente caçar o personagem de De Niro no meio da floresta, tal como se estivesse em busca de um animal selvagem. Um acerto de contas pelo qual ele esperou por muitos anos.

"Temporada de Caça" até começa muito bem. É realmente interessante a proposta do filme em colocar dois veteranos de guerra no meio da floresta para se enfrentarem no meio do ambiente selvagem. Isso aliás proporciona lindas tomadas de toda a região, resultando em uma maravilhosa fotografia.  O problema é que a partir do momento em que as cartas são colocadas na mesa tudo o que sobra é uma série de lutas sangrentas entre os dois personagens. E nessa luta de vida ou morte vale tudo: facadas, tiros, flechadas e tudo o mais que estiver nas mãos deles. Claro que numa verdadeira tour de fource dessa magnitude não faltaria as velhas táticas de tortura de ambas as partes. Aliás é bom salientar que os dois guerreiros não fazem feio nem para Rambo e seu arsenal de sobrevivência. Em umas das sequências o Coronel feito por De Niro leva uma flechada na perna mas não se intimida e passa várias cenas tirando e colocando pedaços de metal dentro da ferida - uma clara violência gratuita que nada acrescenta no saldo final. Muitos espectadores talvez venham a se decepcionar com o desfecho de tudo mas sinceramente o clímax (ou anticlímax, dependendo do ponto de vista) foi uma das coisas que me agradaram nesse "Temporada de Caça". Sua mensagem final acaba sendo mais interessante do que o desfile de violência que permeia toda a estória. Só isso já vale a recomendação do filme!

Temporada de Caça (Killing Season, Estados Unidos, 2013) Direção: Mark Steven Johnson / Roteiro: Evan Daugherty / Elenco: Robert De Niro, John Travolta, Milo Ventimiglia / Sinopse: Dois veteranos da Guerra da Bósnia se enfrentam pela última vez numa floresta isolada dos EUA. Uma luta de vida e morte definirá quem sairá vivo daquele meio hostil.

Pablo Aluísio.

Drácula - O Príncipe Das Trevas

A lenda de Drácula não parece ter fim. Realmente o personagem parece mesmo imortal. Vai ano e vem ano e sempre novos filmes são lançados. Agora temos mais essa produção que procura trazer novos elementos ao famoso conde. Infelizmente os resultados são bem decepcionantes. No começo até alimentamos alguma esperança já que o filme abre com uma bonita e interessante animação contando as origens de Drácula. Ele é um nobre cristão que no século XIV luta contra as invasões dos povos pagãos do império Turco Otomano. Após vencer o exército inimigo em um campo de batalha coberto de sangue e morte, Drácula retorna ao seu castelo para saber com grande desespero que o amor de sua vida, Elizabeth, está morta! Revoltado contra Deus ele amaldiçoa seu próprio Senhor. Jogado nas forças das trevas se torna um vampiro, um ser imortal que vagará pelos séculos afora corroído internamente pela dor da perda de sua amada. Como se pode perceber não há maiores novidades nesse "Dracula - The Dark Prince" que aliás não apresenta uma boa produção. Todo o cenário, castelos, ambientes, são meros efeitos digitais, alguns mal realizados e artificiais demais para serem levados à sério.

A única novidade na trama é a presença de um cajado mágico e simbólico que teria pertencido ao próprio Caim (o personagem da Bíblia que matou seu irmão Abel). Pois bem, a tal arma é a única capaz de destruir a existência do famoso ser da noite Drácula. Outro ponto que chama a atenção é a presença do veterano Jon Voight como Van Helsing. Infelizmente muito pouco aproveitado em um filme que falha bastante no quesito elenco. Por falar nisso o ator que interpreta Drácula, Luke Roberts, é bastante inexpressivo. Com longos cabelos loiros ele simplesmente não consegue convencer como o mais famoso vampiro da literatura e do cinema. Cheio de caras e bocas está mais parecido com Warlock (lembra desse demônio loiro da época do VHS?) do que com o próprio Vlad. Há uma tentativa de seguir os passos de "Anjos da Noite" mas no final das contas tudo afunda em um filme que obviamente não faz jus ao eterno conde criado por Bram Stoker. Melhor mesmo rever o filme de Francis Ford Coppola, aquele sim definitivo sobre esse personagem.

Drácula - O Príncipe Das Trevas (Dracula - The Dark Prince, Estados Unidos, 2013) Direção: Pearry Reginald Teo / Roteiro:  Nicole Jones-Dion, Steven Paul / Elenco: Luke Roberts, Jon Voight, Kelly Wenham / Sinopse: Drácula, o famoso conde vampiro precisa colocar as mãos no cajado de Caim pois ele poderá destruir sua existência sobre a Terra.

Pablo Aluísio.

Alta Velocidade

Certamente um dos piores filmes de Stallone. Na época o ator não conseguia emplacar nenhum sucesso significativo em sua carreira, assim acabou escrevendo mais uma estória ambientada no mundo dos esportes, mais precisamente da fórmula Indy. O resultado é bem decepcionante. Seu personagem se chama Joe Tanto, um piloto veterano que sofreu um sério acidente no passado mas que agora tenta recuperar o gosto pelo esporte servindo de mestre e mentor para um novato nas pistas. Stallone tenta de todas as formas injetar ação nesse roteiro muito confuso e sem foco. Ao invés de se concentrar nas vitórias e derrotas nas pistas (o que obviamente era de se esperar nesse tipo de produção) o ator injetou absurdas cenas sem nenhum sentido como o famoso "pega" pelas ruas da cidade! Imagine um carro de fórmula Indy à toda velocidade pelas avenidas e vias públicas de sua cidade! Só a tentativa de colocar alguma adrenalina em um filme tão chatinho consegue justificar cenas tão gratuitas como essa.

O curioso de tudo é que durante o lançamento do filme Stallone afirmou a jornalistas brasileiros que tinha a intenção quando escreveu o roteiro de dar um personagem para o campeão brasileiro Ayrton Senna fazer sua estréia em Hollywood mas que com sua morte resolveu reescrever grande parte do material, tornando tudo muito mais fantasioso, para tentar emplacar um sucesso com o público jovem que ia aos cinemas naquela época. Ao que tudo indica o primeiro esboço era mais pé no chão e realista. Que pena que Stallone tenha mudado de ideia pois sinceramente o tom desse "Alta Velocidade" definitivamente não agradou a ninguém, nem a crítica que malhou impiedosamente e nem o público que deixou as salas de cinemas vazias e depois deixou a fita pegando poeira nas locadoras, sem dó e nem piedade. Pelo resultado do que vemos aqui isso tudo foi mais do que merecido.

Alta Velocidade (Driven, Estados Unidos, 2001) Direção: Renny Harlin / Roteiro: Sylvester Stallone, Jan Skrentny, Neal Tabachnick / Elenco: Sylvester Stallone, Kip Pardue, Til Schweiger, Burt Reynolds / Sinopse: Corredor veterano das pistas de Fórmula Indy precisa ensinar a jovem novato e ousado os segredos de um campeão nas pistas.

Pablo Aluísio.

domingo, 20 de outubro de 2013

Toy Story de Terror

Bem divertido esse pequeno curta que foi exibido na TV americana durante o dia das bruxas. A intenção dos produtores foi trazer a carismática trupe de brinquedos para um programa especial, feito especialmente para a telinha. Aqui os conhecidos  Woody (Tom Hanks),  Buzz Lightyear (Tim Allen) e Jessie (Joan Cusack) surgem assistindo um filme clássico de Drácula numa pequena TV ligada no porta malas do carro de seu dono. É uma noite chuvosa e eles acabam parando em um motel de beira de estrada (com pinta de Bates Motel de "Psicose"). Instalados no quarto resolvem fazer um pequeno passeio pelas redondezas, o que dará origem a várias confusões, inclusive com inúmeras referências aos grandes clássicos de terror da história do cinema.

Tudo muito divertido, bem realizado (como convém à parceria Disney / Pixar) que certamente agradará a todas as crianças, sejam menores ou marmanjos que cresceram assistindo aos filmes Toy Story no cinema durante todos esses anos. Por fim um aspecto merece ser citado: toda a equipe técnica dos filmes originais, inclusive os dubladores (como Tom Hanks, etc) estão de volta nesse curta "Toy Story of Terror". Foi uma forma de reunir os antigos colegas de trabalho, resultando disso uma bela homenagem a esses personagens que tantas alegrias trouxeram no mundo da sétima arte. Vale a pena conferir, afinal curtas também são bem interessantes, quando bem realizados.

Toy Story de Terror (Toy Story of Terror, Estados Unidos, 2013) Direção: Angus MacLane / Roteiro: John Lasseter, Andrew Stanton / Elenco: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack / Sinopse: A turma de "Toy Story" se envolve em várias confusões nesse curta especial de Halloween.

Pablo Aluísio.

sábado, 19 de outubro de 2013

Aeon Flux

Adaptação do famoso anime, "Aeon Flux" tem sua trama passada 4 séculos no futuro. A humanidade passa por um de seus piores períodos históricos pois uma epidemia de uma doença desconhecida arrasou com grande parte de população (que também estava fora de controle, consumindo rapidamente os recursos naturais do planeta). Nesse mundo desolado e caótico uma cidade chamada Bregna consegue se manter isolada. Usando como lema a pura razão sua comunidade é administrada não por políticos mas por cientistas. Nesse mundo dividido Charlize Theron interpreta uma agente rebelde conhecida pelo codinome de Aeon Flux. Indicada para cumprir uma importante missão (matar o líder de Bregna) a agente acaba tomando conhecimento de segredos que a farão questionar sua própria ideologia e maneira de ser. "Aeon Flux" foi uma produção cara, apoiada em extensa campanha de marketing mas mesmo assim não fez sucesso, sendo considerado um fracasso em Hollywood.

O que deu errado? Para alguns o filme tinha um público muito restrito, principalmente formado por quem já conhecia esse universo. Para piorar muitos fãs do anime reclamaram afirmando que essa produção era pouco fiel ao material original. Isso aliás sempre acontece em adaptações de quadrinhos e outros produtos da cultura pop. A verdade porém é bem mais simples. Charlize Theron surge em cena mais uma vez com sua beleza espetacular mas o filme em si é frio, maniqueísta e pouco carismático. Mais parece um videogame turbinado. O espectador é levado a assistir por causa da presença de Charlize mas acaba se decepcionando. Claro que "Aeon Flux" é muito bem feito do ponto de vista técnico. Em seu lançamento muito se comentou sobre as inovações digitais presentes em cada cena mas isso definitivamente é pouco já que uma obra cinematográfica deve oferecer mais do que um simples game. Assim fora a deusa Charlize Theron pouca coisa chama a atenção, o que é comprovado após o fim do filme pois poucos minutos depois de o assistir você provavelmente esquecerá sobre tudo o que acabou de ver.

Aeon Flux (Idem, Estados Unidos, 2005) Direção: Karyn Kusama / Roteiro: Karyn Kusama / Elenco: Charlize Theron, Marton Csokas, Jonny Lee Miller, Sophie Okonedo / Sinopse: Em uma Terra 400 anos no futuro uma agente rebelde é designada para matar o líder de uma grande cidade isolada do resto do mundo. Antes de cumprir sua missão ela acaba tomando conhecimento de informações que mudarão seu modo de pensar.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Entre Irmãos

Remake de um filme da Dinamarca que inclusive seguiu as regras do movimento Dogma, chamado “Brødre" com roteiro e direção de Susanne Bier. O enredo é praticamente o mesmo, com pequenas variações e mudanças (a personagem de Natalie Portman no original tinha mais importância, por exemplo). Aqui acompanhamos os efeitos causados em uma família americana quando um dos irmãos (interpretado por Tobey Maguire, o ex-Homem-Aranha) é dado como desaparecido em combate na guerra do Afeganistão. Para trás ele deixa uma jovem viúva (Portman) e filhos. O problema é que seu irmão (Jake Gyllenhaal) acaba se envolvendo com ela, o que dará origem a um grande conflito emocional pois depois Tobey é resgatado e volta para os Estados Unidos, encontrando a delicada situação, com seu irmão dando em cima de sua esposa! "Entre Irmãos" foi dirigido pelo cineasta Jim Sheridan que foi acusado pela crítica de ter realizado um filme frio e impessoal demais. De fato Sheridan parece ter deixado sua fase mais inspirada para trás pois atualmente tem realmente asssinado filmes que não causam mais impacto, nem entre a crítica e nem entre o público.

Fato que se confirmou nesse "Brothers" que fracassou nas bilheterias americanas (pelo visto o povo de lá já está tão cansado e farto de guerras que não quer mais nem saber de ver filmes com essa temática). De minha parte tenho uma visão um pouco menos ácida sobre essa produção. A verdade é que esse filme não é ruim, muito longe disso, mas a crítica de uma maneira em geral caiu de porrada em cima (principalmente nos EUA). Atribuo toda essa má vontade ao trio central de atores. Como eles são figurinhas fáceis em blockbusters ultimamente quando tentaram fazer algo com mais conteúdo tiveram que sofrer uma avalanche de críticas pesadas. Depois de assistir não pude deixar de constatar que muitas delas são simplesmente injustas e revanchistas. O filme vale a pena ser descoberto e por mais incrível que isso possa parecer todo o elenco está bem, principalmente Jake Gyllenhaal, Natalie Portman e Tobey Maguire. Por isso recomendo sem receios.

Entre Irmãos (Brothers, Estados Unidos, 2009) Direção: Jim Sheridan / Roteiro: Jim Sheridan, baseado no filme original dirigido por Susanne Bier / Elenco: Jake Gyllenhaal, Natalie Portman, Tobey Maguire e Sam Shepard / Sinopse: Após ser dado como morto a viúva de um militar acaba se envolvendo com o irmão dele. O problema é que ele está vivo e volta para os Estados Unidos criando um sério problema emocional com todos os envolvidos nesse complicado triângulo amoroso.

Pablo Aluísio.          

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Sweeney Todd (Johnny Depp) é um barbeiro que vive numa Londres escura e nebulosa. Julgado e preso injustamente pelo juiz Turpin (Alan Rickman) ele decide se vingar de todos os que lhe fizeram mal. Assim que cumpre sua pena ele toma a decisão de reabrir sua velha barbearia mas com algumas mudanças! Primeiro transforma sua cadeira de barbeiro em um grande alçapão para onde são enviados todos aqueles que merecem uma punição em sua visão. Para completar a morbidez a senhorita Lovett (Helena Bonham Carter) decide se unir a ele. Cozinheira de mão cheia ela logo cria uma grande freguesia apenas com o raro e delicado sabor de suas guloseimas. O que ninguém desconfia é que um ingrediente muito inusitado é adicionado nas receitas, dando-lhes um sabor simplesmente único para suas comidas. Pode parecer surreal mas "Sweeney Todd" foi baseado em fatos reais ocorridos na Inglaterra durante a era vitoriana. Os eventos foram considerados tão chocantes que acabaram dando origem a livros e peças teatrais, além de um musical na Broadway que por sua vez acabou sendo a principal fonte para a elaboração do roteiro desse filme. Aqui o cineasta Tim Burton lida pela primeira vez em sua carreira com um musical completo, com várias músicas e arranjos, em uma verdadeira ópera dark. O resultado final passa longe de ser um dos trabalhos mais rotineiros e comuns do diretor.

Gostei bastante do filme. Primeiro porque gosto de musicais e segundo porque como sempre a direção de arte dos filmes de Tim Burton é uma verdadeira pintura. O filme me impressionou tão positivamente que cheguei inclusive a fazer uma pequena pesquisa pessoal sobre o tal de Sweeney Todd, que para quem não sabe, existiu realmente. Em sua época ele ganhou uma notoriedade tão grande quanto o próprio Jack, o Estripador. Se fosse qualificar esse filme o chamaria de musical gótico de humor negro, uma definição que certamente você não encontrará todos os dias por aí. Curiosamente grande parte do público não gostou do resultado final justamente por sua estrutura tipicamente de musicais da Broadway. Será que se fosse um filme convencional seria melhor avaliado? Acredito que sim, embora tudo no final das contas seja um erro de avaliação de quem pensava encontrar algo diferente na tela. A produção tem méritos inegáveis como a maravilhosa direção de arte, a riqueza dos figurinos e a fotografia, belamente sombria e sinistra. E para as fãs de Johnny Depp temos aqui uma de suas caracterizações mais impressionantes (em ótimo trabalho de maquiagem e transformação). Enfim, "Sweeney Todd" é um filme 100% Tim Burton, com tudo de bom e ruim que isso significa.

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street, Estados Unidos, Inglaterra, 2007) Direção: Tim Burton / Roteiro: John Logan, baseado no musical de Hugh Wheeler / Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman / Sinopse: Sweeney Todd (Johnny Depp) é um barbeiro numa Londres escura e nebulosa. Julgado e preso injustamente pelo juiz Turpin (Alan Rickman) ele decide se vingar de todos os que lhe fizeram mal.

Pablo Aluísio.

Parenthood

A TV americana nunca deixa de focar séries e seriados no cotidiano de famílias, dos mais variados tipos. O curioso é que esse tipo de programa acaba virando uma espécie de retrato das mudanças por que passam essa instituição nos EUA e no mundo. Se nos anos 50 havia aqueles núcleos familiares bem quadrados (pai, mãe e filhinhos adoráveis) agora o rumo muda de foco. A filha é mãe solteira, abandonada pelo marido, que diga-se de passagem tem problemas com drogas. O outro filho, apesar de ser um bom profissional, está desempregado por causa da crise na economia americana. O mais jovem é fruto da geração hippie, gosta de música e de vez em quando fuma um baseado com a companheira, que é negra e tem um filho afro dele. Esse tipo de retrato familiar se fosse levado à TV americana dos anos 50 seria encarado com espanto, por ser escandaloso demais. Mas no mundo em que vivemos tudo é encarado com doce naturalidade, ainda bem pois os tempos são outros.

Por isso acho que essa é uma série bem interessante. Aliás venho acompanhando já há algum tempo. Dito isso é bom esclarecer que "Parenthood" é mais indicada ao público feminino por causa da estrutura de seus episódios. De uma maneira em geral o programa tem muito de uma série mais velha da Warner chamada "Gilmour Girls". Inclusive a atriz Lauren Graham estrelou ambos. Os roteiros aqui porém são mais trabalhados uma vez que o número de personagens é bem mais amplo. O elenco é muito bom a direção soa muito inspirada pois nunca deixa a coisa desandar para o dramalhão chato, pelo contrário o bom humor, mesmo diante dos dramas da vida, sempre se faz presente. É uma produção do diretor Ron Howard que imprime sua marca registrada no seriado. Além disso tem um trilha sonora muito evocativa puxada por Dylan e sua ótima canção "Forever Young". Quem ainda não conhece vale assistir!

Parenthood (Idem, Estados Unidos, 2010 - 2013) Criado e Produzido por Ron Howard e Brian Grazer / Elenco: Peter Krause, Lauren Graham e Dax Shepard / Sinopse: "Parenhood" mostra os desafios, os dramas e as lutas de uma família tipicamente americana tentando se manter unida e forte no meio das mudanças comportamentais e morais da sociedade atual.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Margot e o Casamento

Relacionamento entre irmãs nem sempre é um mar de rosas. O roteiro desse filme mostra exatamente esse aspecto. Nas vésperas do casamento de sua irmã, Pauline (Jennifer Jason Leigh), a complexa Margot (Nicole Kidman) começa a plantar dúvidas na cabeça de sua mana sobre sua escolha. Seria mesmo aquele homem o perfeito para sua vida? Para complicar ainda mais o noivo é um sujeito sem emprego e aparentemente sem muito futuro, um artista que ainda não se encontrou na vida interpretado pelo ator Jack Black (em papel não cômico, fugindo das características que sempre marcaram sua filmografia). As palavras de Margot acabam indo fundo na alma da irmã a jogando numa situação muito conflituosa e psicologicamente desgastante.

"Margot e o Casamento" não é aquele tipo de produção que se indique a todos os tipos de público. O clima muitas vezes é melancólico, sufocante e sua dramaturgia não vai agradar a todo mundo pois em determinado momento evita por soluções facéis demais. Nicole Kidman continua linda mas o filme não engrena. A sensação que se tem muitas vezes no transcorrer da trama é a de que algo interessante vai acontecer mais cedo ou mais tarde mas a verdade pura e simples é que nada de muito relevante acontece. É um roteiro ao estilo "chove mas não molha". Por outro lado os defensores da película acreditam que o roteiro inconclusivo é um reflexo da própria vida real. Esse tipo de texto até pode dramaturgicamente deixar a desejar, mas no final das contas ganha em credibilidade. Na dúvida arrisque, afinal a proposta do filme pode vir a lhe agradar.

Margot e o Casamento (Margot at the Wedding, Estados Unidos, 2007) Direção: Noah Baumbach / Roteiro: Noah Baumbach / Elenco: Nicole Kidman, Jennifer Jason Leigh, Jack Black / Sinopse: O filme mostra a complicada relação entre duas irmãs muito diferentes nas vésperas do casamento de uma delas.

Pablo Aluísio.

The White Queen

A rotatividade das séries está tão alta que mal começamos a assistir uma nova série e ela é logo cancelada. Foi o que aconteceu com essa série do canal BBC, "The White Queen". A priori o tema já tinha me interessado de cara. Gosto de filmes e séries históricas que mostram personagens da história. Mesmo que os roteiros não sejam historicamente corretos e muito romanceados, como aconteceu com "The Tudors" e "The Borgias" eu corro atrás para conferir. Assim "The White Queen" logo me chamou a atenção. A série foca no improvável romance entre o rei Edward IV (Max Irons) e a plebeia Elizabeth Woodville (Rebecca Ferguson). Edward era um rei jovem ainda lutando por sua coroa contra outro rei, Henry. A disputa daria origem a uma das mais famosas guerras da história da Inglaterra, a Guerra das duas rosas que durou de 1455 a 1485. Edward defendia a dinastia York contra Henry que representava os Lancasters. Os combatentes do primeiro eram identificados por rosas brancas e os do segundo por rosas vermelhas colocados em suas lapelas. Mais britânico do que isso impossível.

"The White Queen" não tem uma produção tão bem realizada como a que vemos em séries como "The Tudors" ou "The Borgias" mas sua linha histórica e seu roteiro mantém a atenção do espectador. O programa foi fruto de uma parceria entre a BBC e o canal americano Starz que se notabilizou pela ótima série "Spartacus". Infelizmente os números de audiência não foram animadores, nem nos EUA e nem na Inglaterra. Como os dois países vivem uma crise econômica sem precedentes não há mais uma chance de sobrevida para seriados que não conquistam o público logo na primeira temporada. Assim logo são cancelados. Uma pena, havia muito potencial nessa história, muitas intrigas palacianas a se desenvolver como convém aos regimes baseados em monarquias absolutistas. Mesmo com seu cancelamento deixo a indicação dos dez episódios produzidos pois tudo resulta em um bom entretenimento. Só podemos nos lamentar do fato de que em épocas de vacas magras nem os reis e rainhas sobrevivem aos cortes de orçamento.

The White Queen (Estados Unidos, Inglaterra, 2013) Direção: Colin Teague, James Kent, Jamie Payne / Roteiro: Malcolm Campbell, Emma Frost / Elenco: Aneurin Barnard, Rebecca Ferguson, Amanda Hale / Sinopse: A série da BBC "The White Queen" conta o romance vivido entre o monarca Edward IV (Max Irons) e a plebeia Elizabeth Woodville (Rebecca Ferguson) durante a Guerra das Duas Rosas.

Episódio comentado:

The White Queen 1.09 - The Princes in the Tower
Esse é o penúltimo episódio dessa ótima série que ao meu ver foi cancelada cedo demais. Bom, sou completamente suspeito para elogiar pelo simples motivo de que gosto muito de séries de época - e se forem sobre a monarquia inglesa melhor ainda! Sou um fã assumido de "The Tudors" que marcou época em minha opinião. Claro que grande parte do enredo é romanceado e nem tudo aconteceu tal como mostrado, mas esse tipo de coisa faz parte da busca por recursos de dramaticidade e não tira os méritos desse tipo de obra. "The White Queen" é interessante porque mostra o surgimento da dinastia Tudor (cujo maior representante foi Henrique VIII, cujo reinado acompanhamos justamente em "The Tudors"). Após a morte do Rei Edward, seus herdeiros são presos na torre de Londres. O usurpador passa a ser Richard, seu irmão. Conspiradores então se unem para o tirar do trono, ao mesmo tempo em que se tenta trazer Henry Tudor (avô de Henrique VIII) ao poder. A crueldade da história vem do fato de que os filhos de Edward (que estavam aprisionados na infame torre) foram mortos a sangue frio. Bem, isso é próprio desse sistema, e é o que mais vemos na história  das monarquias da Europa. Quando há poder e fortuna em jogo isso é o que geralmente acontece: aspirantes ao trono se matam entre si, irmãos matam irmãos, tios degolam sobrinhos, tudo para saber quem subirá ao topo do reino. Na vida real serve para mostrar a sordidez humana mas no mundo da ficção, não há como negar, é um prato cheio para quem gosta de diversão com o sabor da história. / The White Queen 1.09 - The Princes in the Tower (Estados Unidos, 2013) Direção: Colin Teague / Roteiro: Emma Frost, Philippa Gregory / Elenco: Aneurin Barnard, Ashley Charles, Faye Marsay.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Hairspray: Em Busca da Fama

Remake de um famoso e interessante musical de 1988 dirigido pelo sempre cultuado John Waters. Se aquele era de certa forma uma produção até modesta e sem grandes pretensões, aqui temos um filme que custou mais de 70 milhões de dólares, com elenco de astros e marketing de blockbuster. Até mesmo o star John Travolta se despiu de seu status de símbolo sexual para viver um papel feminino. Sob forte maquiagem Travolta deixa os embalos de sábado à noite para encarnar Edna Turnblad, uma típica dona de casa dos anos 60. Para o público adolescente "Hairspray" ainda traz o ídolo teen Zac Efron que tanto sucesso fez em musicais da Disney há alguns anos. Se ambos estão muito bem em seus personagens nada se compara a fenomenal atuação da atriz Nikki Blonsky. Ela dança, canta e impressiona com seu trabalho. Interpretando a adolescente Tracy Turnblad que sonha vencer um concurso de dança na TV. Um dos aspectos mais importantes a se falar sobre ela é que mesmo acima do peso ideal a atriz mostra que quando se tem talento tudo isso vira apenas um mero detalhe.

"Hairspray: Em Busca da Fama" é colorido, divertido, dançante e muito simpático. Mostra que o gênero musical ainda não está morto nos dias atuais e que basta uma boa direção, um roteiro convincente e uma trilha sonora bem composta para se voltar aos dias de glória do gênero. O cineasta Adam Shankman que dirigiu o filme é muito talentoso de fato. Atualmente ele vive uma de suas fases mais populares, não no cinema, mas na TV com o fenômeno "Glee". Além disso mostrou bem recentemente que consegue fazer qualquer um se dar bem em musicais, como bem provou com Tom Cruise em "Rock of Ages: O Filme". Talentoso e muito criterioso nas produções em que se envolve Shankman mostra que basta um pouco mais de capricho para encantar a todos, até mesmo os que sempre torceram o nariz para esse tipo de produção. Assim se você ainda não viu esse remake de "Hairspray" não perca mais tempo pois certamente você terá duas horas bem encantadoras, pode apostar.

Hairspray: Em Busca da Fama (Hairspray, Estados Unidos, 2007) Direção: Adam Shankman / Roteiro: Leslie Dixon, John Waters / Elenco: John Travolta, Queen Latifah, Nikki Blonsky, Michelle Pfeiffer, Christopher Walken, Amanda Bynes, Zac Efron / Sinopse: Uma adolescente na Baltimore dos anos 60 sonha em vencer um concurso de dança na TV.

Pablo Aluísio.

domingo, 13 de outubro de 2013

Universidade Monstros

E a moda do Prequel chega ao mundo das animações. Esse filme nada mais é do que isso, um prequel de "Monstros S.A." de 2001. Agora o espectador é levado para conhecer como Mike (Billy Crystal) e Sullivan (John Goodman) se conheceram na universidade. O sonho de Mike sempre foi entrar no curso de sustos da Universidade Monstros e para isso estudou muito, se preparou. Já Sullivan não está nem aí. Filho de uma família tradicional no mundo dos sustos ele pouco está ligando para seus estudos acadêmicos, preferindo se divertir o máximo possível no campus. Após um erro ambos são desligados do programa e para terem uma chance novamente resolvem entrar nos jogos "greeks" para vencer e voltar para o curso que desejam. Para isso precisam entrar antes em uma fraternidade mas rejeitados por todas elas acabam entrando numa fraquinha, esnobada por todos os estudantes da universidade.

"Universidade Monstros" não chega nem perto da criatividade e da diversão que vimos em "Monstros S.A". Aquele tinha um timing melhor, além disso a ideia soava original e diferente de tudo o que se viu em termos de animação. Coisa típica da Pixar que tinha muita criatividade em seu time de animadores. Já esse segundo filme não é tão original e nem surpreende. Na verdade a estorinha banal procura se aproveitar de todos os clichês de comédias sobre a vida universitária dos Estados Unidos. Por isso os personagens são os mesmos de sempre, os nerds, os "losers", os atletas bonitões e por aí vai. Nada de novo no front. De certa forma vem para confirmar o que a crítica vem dizendo já há bastante tempo, que após ter sido adquirida pela Disney a Pixar perdeu parte de seu charme, de sua acidez, que era tão comum em suas primeiras animações. Enfim, meio chatinho.

Universidade Monstros (Monsters University, Estados Unidos, 2013) Direção: Dan Scanlon / Roteiro: Dan Scanlon, Daniel Gerson / Elenco (vozes): Billy Crystal, John Goodman, Steve Buscemi / Sinopse: Prequel de "Monstros S.A". Agora Mike e Sullivan se conhecem na universidade e lutam para continuarem no curso que sempre sonharam.

Pablo Aluísio.

sábado, 12 de outubro de 2013

Pearl Harbor

Nas vésperas do ataque à base da marinha americana em Pearl Harbor, fato histórico que motivou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o militar Rafe (Ben Affleck) acaba se apaixonando pela bela enfermeira de base Evelyn (Kate Beckinsale). Enquanto isso seu grande amigo Danny (Josh Hartnett) entra para as força aérea americana para lutar em uma provável guerra que está prestes a eclodir. O destino de ambos se cruzarão após o infame ataque a Pearl Harbor. Para muitos críticos de cinema o fato é que não se fazem mais bons filmes de guerra como antigamente. Nem toda a tecnologia do mundo em efeitos digitais consegue mudar esse panorama. Essa produção é sempre citada como um exemplo disso. Na verdade "Pearl Harbor" foi uma tentativa de repetir o sucesso de Titanic. O esquema do roteiro é praticamente o mesmo: um lindo romance bem no meio de um grande acontecimento histórico.
Não deu lá muito certo. O casal protagonista não mostra química entre si: Ben Affleck (mais canastrão do que nunca) e Kate Beckinsale simplesmente não convencem.

De bom o filme tem a melhor e a mais perfeita reconstituição em computação gráfica do ataque à base americana no Havaí mas isso, sob um ponto de vista crítico, é muito pouco para justificar tanta trama desnecessária e cansativa. O filme é longo demais e pretensioso além da conta. Também pudera, o diretor é um dos mais vazios de sua geração em Hollywood. Não há como negar, dessa safra de cineastas Michael Bay só não é pior mesmo que Roland Emmerich! Ambos não conseguem fazer cinema de verdade. Recentemente Bay abriu o jogo e confessou que faz filmes para adolescentes, daqueles que infestam os multiplex de shopping centers da vida. Assim esse "Pearl Harbor" passa longe de ser um filme do naipe de "A Um Passo da Eternidade". Aliás comparar as duas obras chega mesmo a ser uma grande heresia.

Pearl Harbor (Idem, Estados Unidos, 2001) Direção: Michael Bay / Roteiro: Randall Wallace / Elenco: Ben Affleck, Kate Beckinsale, Josh Hartnett, Cuba Gooding Jr, Jon Voight, Alec Baldwin / Sinopse: Dois amigos, que se consideram irmãos, vivenciam momentos diferentes em suas vidas antes e depois do grande ataque japonês ao porto militar americano de Pearl Harbor no Havaí durante a Segunda Guerra Mundial.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Memphis Belle - A Fortaleza Voadora

O filme mostra de forma bastante talentosa a história real do bombardeiro americano Memphis Belle e sua equipe durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião o avião ficou famoso por cumprir uma última missão, após vinte e quatro ataques bem-sucedidos. Para fechar com chave de ouro a tripulação do Memphis Belle precisaria apenas completar mais uma missão sobre o território inimigo para poder voltar para casa. Temos aqui um belo filme - acima da média mesmo. Tem bom roteiro, excelente clima de tensão e suspense e a nostalgia da época usada de forma equilibrada e inteligente. Outro grande destaque é a trilha sonora, inclusive contando com o "novo Sinatra" Harry Connick Jr. Dentre as várias canções memoráveis destaco "Danny Boy", que seria regravada por Elvis Presley nos anos 70 em uma gravação simplesmente perfeita e definitiva. Para quem gosta de história militar o verdadeiro Memphis Belle está em exibição em um museu militar americano. É um dos aviões mais famosos e celebrados da segunda guerra mundial.

Um dos destaques para quem visita o velho e heróico avião são os detalhes em sua lataria mostrando a quantidade de missões realizadas e o número de aviões nazistas derrubados por ele em campanha pelos céus do eixo alemão. O elenco inteiro está bem, até mesmo canastrões conhecidos como o "Fantasma" Billy Zane se sobressaem e não atrapalham o resultado final. As cenas de combate nos céus da Alemanha são extremamente bem realizadas e isso em uma época em que a computação gráfica ainda era bastante rudimentar. Sem medo de errar afirmo que esse é certamente um dos melhores filmes de guerra realizados nos últimos vinte e cinco anos. Um excelente programa para o fim de noite.

Memphis Belle - A Fortaleza Voadora (Memphis Belle, Estados Unidos, 1990) Direção: Michael Caton-Jones / Roteiro: Monte Merrick / Elenco: Matthew Modine, Eric Stoltz, Tate Donovan, D.B. Sweeney, Billy Zane, Sean Astin, Harry Connick Jr. / Sinopse: O filme mostra a história real do bombardeiro americano Memphis Belle e sua equipe durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião o avião ficou famoso por cumprir uma última missão, após vinte e quatro ataques bem-sucedidos.

Pablo Aluísio.

Bling Ring: A Gangue de Hollywood

É incrível o nível de futilidade e superficialismo que impera entre certos jovens hoje em dia. Como se não bastassem serem vazios e espiritualmente medíocres ainda cometem crimes. Os fatos mostrados no filme aconteceram realmente, o que deixará ainda mais perplexo o espectador mais consciente. Tudo aconteceu nos bairros mais chiques e elegantes de Los Angeles. Um grupo de jovens e adolescentes (um rapaz e quatro garotas) decidem roubar as grandes mansões das celebridades do mundo da moda e do cinema. O plano era relativamente simples. Como todo jovem eles também eram muito interessados nas vidas de seus ídolos (gente como Paris Hilton e Lindsay Lohan, ou seja, o supra-sumo da banalidade). Pois bem, quando essas celebridades viajavam para o exterior os jovens iam até suas belas casas para roubar jóias, roupas, acessórios e tudo mais que encontravam pela frente. Apenas artigos de luxo que revendiam para comprar drogas e frequentar as melhores baladas da cidade. Tão estúpidos eram que começaram a colocar fotos no Facebook, além de contar de forma despreocupada para todo mundo que eles estavam invadindo as casas, na maior, sem culpa, como se fosse algo normal.

"Bling Ring: A Gangue de Hollywood" mostra de certa forma o grau de estupidez e idiotice em que certos jovens vivem hoje em dia. Sem valores morais e nem espirituais, o que vale para eles é ter a última bolsa da moda ou se mostrar para os colegas da escola suas novas "aquisições". Com tanta gente sem noção junta não foi de se admirar que o departamento de polícia tenha encontrado todos eles de forma fácil e rápida. O filme é um projeto em família onde a filha Sofia Coppola dirige e o pai Francis Ford Coppola produz. Era de se esperar algo mais sofisticado ou inovador, principalmente por ter sido assinado por Sofia, que é excelente cineasta (embora seja péssima atriz). Infelizmente ela deixa maiores ousadias autorais de lado e resolve contar a história da forma mais quadradinha possível. Os eventos são contados de forma praticamente banal. Já em termos de elenco não há nenhum destaque maior. Apenas Emma Watson chama um pouco mais de atenção mas nada que vá deixar alguém admirado. Agora curioso mesmo é saber que as próprias Lindsay Lohan e Paris Hilton cederam suas imagens e abriram até mesmo a porta de suas casas nas filmagens para, obviamente, aparecer mais uma vez na mídia. Essas celebridades de hoje em dia parecem mesmo tão vazias quanto seus fãs. Pelo amor de Deus...

Bling Ring: A Gangue de Hollywood (The Bling Ring, Estados Unidos, 2013) Direção: Sofia Coppola / Roteiro: Sofia Coppola, Nancy Jo Sales / Elenco: Katie Chang, Israel Broussard, Emma Watson / Sinopse: Grupo de jovens riquinhos decide roubar as mansões de seus ídolos do cinema e da moda. Jóias, roupas e dinheiro, nada escapava das mãos dos "garotos".

Pablo Aluísio.