terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Milk - A Voz da Igualdade

Gus Van Saint foi o queridinho da crítica especializada nas décadas de 1980 e 1990. Não é para menos. Van Saint dirigiu pelo menos três grandes obras naqueles anos: "Drugstore Cowboy" (sobre viciados em drogas),"Garotos de Programa" (sobre a triste realidade da prostituição masculina) e "Gênio Indomável", que o consagrou definitivamente. Depois desse êxito inicial ele teve a péssima idéia de fazer um remake cena a cena do grande clássico "Psicose" de Alfred Hitchcock. Foi um desastre e a partir daí sua carreira entrou em parafuso. Depois de uma série de produções apagadas ele finalmente voltou aos holofotes com esse sensível drama político "Milk". O enredo conta a estória de Harvey Milk (1930-1978), um corajoso político norte-americanno que resolveu assumir sua homossexualidade na década de 1970. Na época a simples menção de que algum político fosse gay já era suficiente para destruir sua carreira. Milk assim quebrou esse estigma e demonstrou que honestidade e espírito público nada tinham a ver com a opção sexual de cada um. São coisas completamente independentes. Como sempre a democracia americana se tornou o grande palco dessa verdadeira mudança de mentalidade dentro da sociedade. Assim Milk, mesmo sendo assumidamente gay, acabou sendo eleito para um importante cargo público em sua cidade. Gus Van Saint procurou ser sutil. Não estigmatiza seu personagem principal, pelo contrário, o respeita e o trata da forma mais digna possível. O roteiro também conta sua história da forma mais honesta possível, sem manipulações.

A interpretação de Milk valeu o Oscar de melhor ator para Sean Penn. Eu gosto bastante de seu trabalho, tanto aquele desenvolvido como ator como também diretor. O fato, pelo menos na minha opinião, é que sua interpretação não foi melhor ou mais bem elaborada do que a de Mickey Rourke em "O Lutador". Nesse filme Mickey foi literalmente visceral, absoluto. Em "Milk" não vemos tanta grandeza. Acredito que até mesmo Sean ficou constrangido na noite do Oscar pois assim que subiu ao palco apontou em direção a Rourke (quase pedindo desculpas por ter vencido, na verdade). Foi uma premiação controvertida que não convenceu a todos. De qualquer modo acredito que essa foi a forma encontrada pela Academia para não deixar o filme sair da noite de premiação de mãos vazias, o que se revelou um erro pois quando os prêmios foram anunciados "Milk" acabou sendo também premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original. Assim Rourke deveria ter vencido seu prêmio pois era mais do que merecido. Deixando de lado esses aspectos ligados a prêmios temos que chamar a atenção para o fato de que "Milk" é uma daquelas produções que ajudam a criar uma consciência positiva no grande público. Mostra que a sexualidade pertence a cada um e que isso não define ninguém como digno ou não, pelo contrário, todos possuem sua própria dignidade como pessoa, ser humano, e isso independe de suas preferências sexuais ou afetivas. Esse é o grande valor de "Milk".

Milk (Milk, Estados Unidos, 2008) Direção: Gus Van Saint / Roteiro: Dustin Lance Black / Elenco: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, James Franco, Alison Pill, Victor Garbe / Sinopse: Biografia do político americano e ativista gay, Harvey Milk. Eleito na década de 1970 a um importante cargo público, mesmo se declarando homossexual assumido, Milk se tornou um marco dentro da mudança de mentalidade da sociedade americana.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Negociação

Robert Miller (Richard Gere) é um grande executivo de Wall Street. Após sucessivos sucessos em sua carreira ele acaba investindo de forma equivocada em uma grande mina de cobre na Rússia que acaba não gerando o lucro esperado. Para esconder o enorme prejuízo que sua empresa enfrenta ele tenta de todas as formas manipular em seus demonstrativos contábeis o fato de estar praticamente falido e isso é um crime federal. Sua última grande chance é vender a empresa para um grande banco americano antes que eles descubram o que se passa de verdade. Sua vida pessoal também é confusa. Embora goste de posar de bom pai e marido exemplar ele tem uma amante escondida, uma jovem estudante de artes que almeja fazer sucesso no concorrido circuito de exposições de Nova Iorque. Após um de seus encontros noturnos furtivos Robert acaba dormindo ao volante. No acidente sua amante morre. Agora ele terá duas coisas a esconder, a morte de sua namorada e a falência de sua empresa que quer vender de qualquer maneira.. 

"A Negociação" é a nova aposta do veterano Richard Gere para voltar ao topo. Aqui ele encarna um tipo que lhe cai bastante bem - a do capitalista selvagem que pouco está ligando para os aspectos morais e éticos de seus atos. Para conseguir o que deseja ele mente, rouba e engana seus acionistas. Em essência é um mestre no jogo sujo do mundo das finanças do sistema norte-americano. Talvez aí esteja o maior problema de "A Negociação". O roteiro cria simpatia com seu personagem principal que não passa de um escroque completo. Que tipo de mensagem afinal o filme quer passar? A de que o mundo é dos espertos? Ou de que devemos procurar levar vantagem em tudo? O final, nada ético ou moral, deixa todas essas perguntas no ar. De qualquer modo, tirando o aspecto moral do filme que é bem decepcionante, não podemos deixar de qualificar o resultado final como bom. Não é nenhuma maravilha e nem pode ser considerado um excelente filme. "A Negociação" não desenvolve muito bem seus personagens e desperdiça grandes nomes como Susan Sarandon. Mesmo assim, sem a devida profundidade e nem um melhor capricho no desenvolvimento da trama, até que o filme funciona bem como entretenimento. Já como lição de moral ele é simplesmente uma aberração.

A Negociação (Arbitrage, Estados Unidos, 2012) Direção: Nicholas Jarecki / Roteiro: Nicholas Jarecki / Elenco: Richard Gere, Susan Sarandon, Tim Roth, Jennifer Butler, William Friedkin / Sinopse: Figurão do mundo dos negócios em Wall Street tenta esconder da polícia que estava presente no acidente que matou sua amante. Ao mesmo tempo tenta enganar um grande banco americano para lhes vender sua empresa que está praticamente falida por causa de investimentos equivocados.

Pablo Aluísio.

Mildred Pierce

Depois da consagração popular em Titanic a atriz Kate Winslet tem procurado se envolver em projetos ousados, intrigantes e de excelente nível cultural. Essa minissérie "Mildred Pierce" é um exemplo. É uma ótima adaptação do canal HBO do famoso romance da década de 1940 de autoria de James M. Cain. A trama gira em torno de Mildred Pierce (Kate Winslet) uma mulher que após várias adversidades em sua vida decide tomar as rédeas de seu próprio destino. Sem meios de sobrevivência resolve abrir seu próprio negócio, um restaurante. Lutando contra todos os problemas ela consegue enfim prosperar se tornando uma das mulheres mais bem sucedidas dos EUA. Dona de seu próprio nariz, sem depender de absolutamente ninguém, os únicos problemas que terá que enfrentar agora é a criação de sua filha rebelde Veda Pierce (Evan Rachel Wood) e o romance que tenta levar em frente com um playboy arruinado, Monty Beragon (Guy Pearce).

Como sempre a HBO capricha e muito em suas produções televisivas. Temos aqui uma excelente reconstituição de época. A atriz Kate Winslet está excepcionalmente muito bem no papel. Ela se despe de qualquer vaidade e encarna com perfeição a personagem principal, uma mulher que levou muitas bordoadas da vida mas que não se abateu por isso. Outro ponto positivo é o desenvolvimento do roteiro que acompanha as mudanças de costumes na sociedade americana ao longo das décadas. A minissérie também serve como ótimo programa para as mulheres que queiram abrir seu próprio negócio pois no fundo o argumento é sobre o empreendedorismo e os sonhos de Mildred Pierce, que ousou transformar em realidade suas idéias e seu projeto de vida. Achei inclusive paralelos interessantes com pessoas conhecidas de meu próprio círculo social o que demonstra muito bem que o filme pode servir de inspiração para quem tem planos de abrir seu próprio negócio e ir em frente. O resultado final de Mildred Pierce agradou bastante os críticos e o filme recebeu um festival de prêmios. Kate Winslet foi premiada como melhor atriz no Emmy, no Globo de Ouro e no Screen Actors. Guy Pearce e Evan Rachel Wood também foram premiados. A minissérie também levantou o Emmy e o Globo de Ouro de Melhor Minissérie do ano. Então o que você está esperando? Corra para assistir.

Mildred Pierce (Mildred Pierce, Estados Unidos, 2012) Direção: Todd Haynes / Roteiro: Todd Haynes, Jon Raymond / Elenco: Kate Winslet, Guy Pearce, Evan Rachel Wood, Melissa Leo / Sinopse: Mildred Pierce (Kate Winslet) é uma garçonete sem muitas perspectivas de vida que decide acreditar em seus sonhos  ao abrir um restaurante.

Pablo Aluísio.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom

Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma jovem jornalista de Nova Iorque que trabalha numa modesta revista sobre jardinagem. Seu sonho é ir trabalhar na melhor revista de moda da cidade e para isso ela topa qualquer parada, inclusive usar uma publicação sobre finanças da mesma editora como trampolim, para assim tentar entrar no emprego de seus sonhos. Sua vida pessoal não é menos confusa pois Becky é uma consumista inveterada que não resiste a comprar todo tipo de tranqueiras e roupas de que não necessita. Atolada em dívidas nos seus 12 cartões de crédito, Becky agora terá que se virar para escapar dos credores que vivem em seu pé. "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" é uma comédia romântica das mais simpáticas. Lidando com um tipo de mulher cada vez mais comum hoje em dia - a da viciada em compras - o roteiro consegue ser muito divertido pois enfoca algo que tem se tornado rotineiro, os problemas das pessoas que ficam extremamente endividadas pois acabam tirando dezenas de cartões de crédito ao mesmo tempo. Com a facilidade de uso e o crédito rápido o efeito é devastador pois as dívidas surgem em cascata até o ponto em que não há mais como pagar tantas faturas dos cartões. Certamente muita gente vai se identificar com a personagem principal do filme. 

Isla Fisher, que interpreta a "Becky compra tudo" é uma boa comediante. Ela faz o tipo "The Girl Next Door" ou seja, aquele tipo de garota que poderia ser sua vizinha, colega de trabalho ou parente. Sua cena em que fica completamente descontrolada ao comprar uma bota das mais cafonas é muito engraçada. Também temos aqui um elenco de apoio que simpatizo muito. Seu pai, por exemplo, é interpretado pelo sempre bom John Goodman. Talvez o resultado tenha sido acima da média por causa dos livros que lhe deram origem, "Confessions of a Shopaholic" e "Shopaholic Takes Manhattan", ambos escritos pela autora Sophie Kinsella, ela própria uma viciada assumida em compras desvairadas. Produção de orçamento médio (custou meros 17 milhões de dólares) acabou tendo ótima bilheteria (quase 140 milhões em caixa). Por isso acredito que em breve teremos alguma continuação - só espero que com a mesma Isla Fisher. No mais o filme está recomendado caso você esteja endividado ou não.

Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (Confessions of a Shopaholic, Estados Unidos, 2009) Direção: P. J. Hogan / Roteiro: Tracey Jackson, Tim Firth, Kayla Alpert / Elenco: Isla Fisher, Hugh Dancy, Krysten Ritter, Joan Cusack, John Goodman, John Lithgow, Kristin Scott Thomas / Sinopse: Becky (Isla Fisher) é uma jornalista de Nova Iorque que simplesmente não consegue resistir a uma vitrine de loja. Usando descontroladamente seus 12 cartões de crédito ela acaba completamente endividada. Ironicamente começa a escrever uma coluna numa revista de economia ensinando aos leitores como cuidar de seu dinheiro e vida financeira. Nem precisa dizer que em pouco tempo ela acaba se tornando um sucesso editorial absoluto.

Pablo Aluísio.  

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Te Amarei Para Sempre

"Te Amarei Para Sempre" é um filme muito romântico. Seu enredo e argumento não fazem muito sentido mas isso não importa muito pois o roteiro se foca mesmo em contar uma estória de amor. Essa é na realidade a versão americana para o cinema do romance "A Mulher Do Viajante No Tempo" de autoria de Audrey Niffenegger. O título original já explica muita coisa. Na trama acompanhamos a improvável aproximação de Henry (Eric Bana) e Clare (Rachel McAdams). O que parece ser um casal comum na realidade esconde o fato dele ser formado por pessoas que vivem em épocas diferentes. Clare é uma estudante de artes que vive em sua época mas Henry é na realidade uma espécie de viajante no tempo que vai e vem na história conforme lhe convém. Assim de tempos em tempos ele surge na vida de Clare que é completamente apaixonada pelo estranho visitante. O enredo com ares de H.G. Wells tem que ser absorvido e aceito pelo espectador sem grandes indagações logo nas primeiras cenas pois caso contrário o filme simplesmente não funcionará. Assim se você achou tudo fantasioso demais é melhor nem começar a assistir.

A explicação para o fato do personagem de Eric Bana ter essa capacidade de ir e vir no tempo é no mínimo esquisita: ele teria sofrido algum tipo de mutação genética que lhe proporciona esse tipo de poder. O roteiro porém não perde muito tempo com esse tipo de coisa pois como já citei o foco do filme é mesmo no romance entre os pombinhos. Em minha concepção o filme deveria ter deixado de lado esse confuso pano de fundo para contar apenas uma estória de amor convencional. Do jeito que está não atrai nem os fãs de Sci-Fi e nem o público mais cativo de romances. Assim o resultado final vai depender muito da postura do público. Se ele comprar a idéia do argumento pode até vir a se divertir um pouco, caso contrário não existe a menor possibilidade de vir a gostar do filme em si. "Te Amarei Para Sempre" é aquele tipo de produção ao estilo "Ame ou Odeie". Na dúvida arrisque.

Te Amarei Para Sempre (The Time Traveler's Wife, Estados Unidos, 2009) Direção: Robert Schwentke / Roteiro: Bruce Joel Rubin / Elenco: Michelle Nolden, Alex Ferris, Arliss Howard, Eric Bana, Katherine Trowell, Bart Bedford / Sinopse: Um viajante do tempo se apaixona por uma linda jovem estudante de arte. O romance se torna tão forte que consegue romper até mesmo as limitações de tempo e espaço ao qual todos estamos presos pelas leis da física.

Pablo Aluísio.

O Legado Bourne

Quarto filme da franquia Bourne. Como Matt Damon não chegou a um acordo satisfatório sobre seu cachê nesse filme seu personagem, Jason Bourne, foi retirado da trama. Ao invés disso os roteiristas se concentraram em um outro agente da CIA, Aaron Cross (Jeremy Renner). Fruto do mesmo programa que criou Bourne, ele tem que escapar das garras da própria agência pois a informação sobre o projeto ameaça vazar para o grande público através da imprensa. Para evitar um escândalo nacional  a CIA então resolve, sob o comando do diretor Eric Byer (Edward Norton), eliminar todos os agentes do programa. Em vista disso Aaron começa a ser caçado pelos quatro cantos do mundo. Para ajudá-lo a conseguir as drogas de que precisa para sobreviver Aaron acaba contando com a ajuda da cientista Dra. Marta Shearing (Rachel Weisz). Juntos vão até Manila para tentar conseguir as tais pílulas. Essa franquia Bourne sempre se destacou por unir muita ação com roteiros complexos, bem trabalhados, com muitas reviravoltas. Esse "O Legado Bourne" porém só tem ação. A estória é rasa, ao estilo "caça ao rato" sendo que o agente Aaron aqui é o rato. Nada de muito inteligente ou complexo se encontra no roteiro que é bem derivativo. Como o argumento não é lá essas coisas os produtores se concentraram na elaboração de várias cenas de ação, algumas muito boas, é verdade, mas que não conseguem esconder as fragilidades do produto final. 

O que mais me surpreendeu em "O Legado Bourne" foi o elenco que a Universal conseguiu reunir. Ótimos atores como Edward Norton e Rachel Weisz que não tem muito o que fazer em cena, a não ser participar da correria reinante. Já Jeremy Renner só confirma sua falta de carisma. Hollywood vem tentando transformar esse ator em astro desde "Guerra ao Terror" mas as coisas pelo visto não andam muito boas. Esse novo Bourne, por exemplo, que deveria ter sido o primeiro de uma trilogia com o mesmo Renner não se deu bem nas bilheterias, se tornando um verdadeiro fiasco em lucros para a Universal. A produção foi muito cara e mal conseguiu recuperar o investimento desde seu lançamento. Por isso muito provavelmente esse seja o último da franquia original Bourne. Talvez daqui alguns anos eles tentem reinventar o personagem Jason Bourne com outro ator mas até lá todo mundo (Bourne, Aaron, a CIA, etc) vão ficar mesmo é na geladeira em Hollywood. 

O Legado Bourne (The Bourne Legacy, Estados Unidos, 2012) Direção: Tony Gilroy / Roteiro: Tony Gilroy, Dan Gilroy / Elenco: Jeremy Renner, Rachel Weisz, Edward Norton, Joan Allen, Albert Finney, Corey Stoll, Scott Glenn, Oscar Isaac, Stacy Keach, Sheena Colette / Sinopse: A CIA tentando desativar um projeto ultra-secreto começa a eliminar os agentes criados pelo programa, entre eles Aaron Cross (Jeremy Renner), que tentará de todas as formas se manter vivo. 

Pablo Aluísio.

A Outra História Americana

O Nazismo não morreu. Essa frase dita assim certamente causa impacto e arrepios na maioria das pessoas mas não há como negar que isso é um fato. A ideologia que levou Hitler ao poder absoluto sobrevive, encontrando terreno fértil entre os mais jovens, geralmente brancos pobres sem muitas perspectivas de vida. O nacionalismo exarcebado, o ódio contra as minorias e a intolerância são em essência  as principais características dessa ideologia. Na Europa onde cresce o desemprego e a falta de oportunidade para os mais jovens os grupos neo nazistas ganham cada vez mais adeptos. Até no Brasil existem grupos organizados que seguem esse estilo de vida. "A Outra História Americana" foi um dos filmes mais corajosos a mostrar essa realidade social. Através da estória de dois irmãos o filme disseca de forma excepcional as razões que levam alguém a aumentar as fileiras dessa nova forma de nazismo que teima em crescer nas grandes cidades pelo mundo afora. Essa é uma produção que gosto de classificar como visceral. Isso porque o que é mostrado na tela choca e conscientiza ao mesmo tempo. O tema forte não abre concessões e o espectador não é poupado de nada, nem das cenas mais violentas. Entre elas a que mais marcou foi aquela em que o personagem de Edward Norton coloca a cabeça de um desafeto no meio fio da rua e... nem vale a pena narrar, é algo realmente terrível, só vendo o filme  para entender o impacto.

Por falar no ator temos aqui mais uma ótima interpretação de Edward Norton. Ele está perfeito na pele de um rapaz que finalmente consegue entender o abismo em que se meteu. Tentando salvar seu irmão mais jovem do mesmo destino ele tenta de todas as formas afastá-lo daquele ambiente. Confesso que o filme me deixou surpreso pois sempre havia associado o neo nazismo a grupos de jovens europeus. Em minha ótica seria completamente contraditório um jovem americano se tornar seguidor do nazismo uma vez que os EUA venceram a II Guerra Mundial contra o Terceiro Reich. De fato não dá muito para entender como a nova geração do país vencedor da guerra consegue  criar laços ideológicos com o sistema que foi vencido no mesmo conflito. Uma ironia da história? Certamente. Por mais sem sentido que isso possa parecer o fato é que realmente a figura de Hitler tem ganho cada vez mais espaço entre a parcela da juventude americana mais desiludida com o sistema em que vivem. Nesse sentido "A Outra História Americana" se torna muito didático e conscientizador. Como já foi provado pela história, nenhum regime absoluto ou ditadorial consegue dominar por longo tempo uma sociedade. A liberdade é inerente ao ser humano e nesses regimes não há espaço para as liberdades individuais. Por isso sempre naufragam. Além disso conceitos como raça superior, arianismo e outros pilares do pensamento Hitlerista já foram desmistificados pela ciência. O Darwinismo Social é completamente desacreditado atualmente. De qualquer modo fica o alerta. Já aconteceu uma vez e ninguém pode duvidar que venha acontecer de novo. Assim o melhor caminho é a conscientização sobre a importância da nossa liberdade. Só assim o mundo se verá completamente livre de ideologias como essa, que tantos males causou para a humanidade.

A Outra História Americana (American History X, Estados Unidos, 1998) Direção: Tony Kaye / Roteiro: David McKenna / Elenco: Edward Norton, Edward Furlong, Fairuza Balk, Beverly D´Angelo. / Sinopse: "A Outra História Americana" conta a estória de dois irmãos envolvidos no movimento neo nazista (skinheads). O mais velho deles, Derek Vinyard (Edward Norton), acaba sendo preso e passa longos anos na cadeia onde acaba criando uma nova mentalidade sobre aquilo que acreditava. Depois de finalmente ganhar a liberdade ele tenta de todas as formas afastar seu irmão mais jovem do mesmo movimento. Em busca de redenção procura livrar seu irmão daquele meio onde imperam o ódio racial e a violência contra as minorias.

Pablo Aluísio.

Michael Jackson - This Is It

Ao assistir "This Is It" me lembrei imediatamente de "Let It Be" dos Beatles. Ambos tem mais semelhanças do que se possa pensar. Tanto o documentário de Michael quanto dos Beatles captam os últimos momentos da carreira desses grandes ícones da música. Os dois também não foram inicialmente concebidos para chegar nas telas da forma como chegaram. São em essência vítimas das circunstâncias. "Let It Be" era para ser o documentário da grande volta dos Beatles aos palcos, o mesmo que sucede com "This Is It" com Michael Jackson. O problema é que eles nunca voltaram aos palcos. O grupo britânico, corroído por brigas internas, simplesmente implodiu antes de recomeçar sua tão esperada turnê "Get Back" e Michael, como todos sabemos, faleceu antes de retornar para uma série de apresentações daquela que seria, segundo suas próprias palavras, sua última turnê! A despedida de Michael para sempre dos palcos. Para finalizar as grandes semelhanças dos dois documentários "This Is It" assim como "Let It Be" só trazem ensaios, nada mais. São projetos que ficaram apenas no papel, no planejamento. Uma pena.

"This is It" foi montado e lançado no calor dos acontecimentos da morte de Michael Jackson. O mundo comovido e a mídia abalada pelo falecimento do superstar mal teve tempo de analisar o filme com isenção de ânimo. É a tal coisa, os que gostavam de Michael acharam tudo maravilhoso e emocionante e quem não gostava dele logo tachou a produção de caça níqueis oportunista. Nem o céu e nem o inferno, senhores. "This Is It" certamente tem seu valor. Captar os últimos momentos de Michael, mesmo de forma quase amadora, é uma preciosidade por si só. Não adianta ter espírito de porco e desmerecer tudo apenas pelos acontecimentos que ninguém sequer previa. O Michael Jackson que surge no palco é um sujeito com pleno domínio de sua arte, dançando e cantando muito bem, levando abaixo as notícias sensacionalistas que o retratavam quase como um zumbi no final da vida. Nada mais longe da realidade. Michael estava ali, de corpo e alma nos ensaios. O que mais me chamou atenção nesse retrato do artista nos bastidores é seu comportamento muito educado, fino, tratando a todos da equipe técnica de forma muito polida. Nada do que se espera de um megastar egomaníaco. Jackson era até tímido com o trato pessoal com sua equipe técnica, músicos e dançarinos. Um gentleman. No apagar das luzes só podemos lamentar sua morte precoce. Pelo menos seu legado musical fica como prova de seu grande talento como artista.

This Is It (This Is It, Estados Unidos, 2009) Direção: Kenny Ortega / Elenco: Michael Jackson / Sinopse: Documentário que mostra os últimos ensaios de Michael Jackson na montagem do show "This Is It" que seria sua última turnê. Os bastidores e o clima de testes domina todo o filme. Lançado de forma póstuma após a morte de Michael Jackson.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Punhos de Aço - Um Lutador de Rua

Depois de interpretar pistoleiros mal encarados em desertos inóspitos e de viver Dirty, o sujo, em vários filmes de sucesso comercial, Clint Eastwood resolveu dar uma suavizada na sua imagem. Ainda seria durão em filmes como esse mas agora tudo seria temperado com boas doses de humor e diversão. Esse "Punhos de Aço" segue bem a linha de seu predecessor, "Doido Para Brigar, Louco Para Amar". Aqui Clint repete o papel do caminhoneiro Philo, um cara durão que ganha a vida lutando em brigas de rua onde todos apostam, desde policiais a milionários e donas de casa.

O diferencial é que Philo ainda mora com a mãe, tem um macaco de estimação, Clyde (responsável por vários momentos de humor durante o filme) e uma namorada cujo relacionamento nunca sai do "chove mas não molha". O tom do roteiro é de chanchada mesmo, onde todos são propositalmente caricaturais, inclusive os vilões. Com trilha musical country esse filme tem um atrativo para quem gosta da história do rock: a presença muito especial de Fats Domino, que canta em um bar de beira de estrada. Enfim, Punhos de Aço é diversão descompromissada para assistir sem levar nada à sério. Vale pela curiosidade de ver Clint Eastwood em um papel totalmente soft e familiar.

Punhos de Aço - Lutador de Rua (Any Which Way You Can, Estados Unidos, 1981) Direção: Buddy Van Horn / Roteiro: Jeremy Joe Kronsberg, Stanford Sherman / Elenco: Clint Eastwood, Sondra Locke, Geoffrey Lewis / Sinopse: Clint Eastwood repete o papel do caminhoneiro Philo, um cara durão que ganha a vida lutando em brigas de rua onde todos apostam, desde policiais a milionários e donas de casa.

Pablo Aluísio.

Boogie Nights

Bom filme. A estória foi levemente baseada na vida do ator pornô John Holmes. Após um breve período de fama e dinheiro ele se viu na sarjeta quando o mercado adulto americano se profissionalizou e ele passou a ser visto apenas como uma aberração de mal gosto. Sem dinheiro, acabou se envolvendo com tráfico de drogas e morreu de AIDS na década de 80. Mas não se preocupe, nada disso é mostrado no filme que se focaliza mais nos primeiros anos da carreira desse astro pornô. Além do mais "Boogie Nights" não se propõe a ser uma cinebiografia mas apenas um retrato da indústria em seus primórdios. O resultado é um filme misto, com várias licenças poéticas, sendo meio verídico e meio ficção. Para quem quiser conhecer a barra pesada nua e crua da vida de Holmes aconselho a assistir "Crimes em Wonderland" com Val Kilmer no papel principal. Voltando a "Boogie Nights" o interessante aqui é realmente conhecer, mesmo que superficialmente, o surgimento da indústria pornô nos EUA. Na década de 70 tudo ainda era bem amador,  nada profissional, grotesco e mambembe, bem diferente dos dias atuais onde existe toda uma indústria montada em cima do entretenimento adulto.

Nos primeiros anos valia muito mais a iniciativa pessoal dos produtores (retratados aqui em um único personagem, muito divertido, interpretado por Burt Reynolds). As mulheres que entravam no meio geralmente eram garotas de programa ou então meninas sem muita estrutura familiar que viam o mercado adulto como uma forma de ganhar um bom dinheiro, rápido e fácil. Algo muito distante da realidade atual onde as carreiras das estrelas são administradas por agências e corporações com grande infra estrutura empresarial. Outro diferencial era a forma como muitos desses filmes eram realizados. Geralmente tudo era feito em estúdios de fundo de quintal, sem nenhum estilo ou bom gosto. Atualmente os grandes filmes da área são produzidos em locações bonitas, de cartão postal. Outro destaque de "Boogie Nights" é seu elenco realmente ótimo onde se destacam Julianne Moore interpretando uma pornstar patinadora e Philip Seymour Hoffman como um membro da equipe técnica com certa indefinição sobre sua orientação sexual. Até Mark Whalberg, que sempre achei um ator extremamente fraco, consegue se sobressair, não comprometendo o resultado final. Assim fica a dica de "Boogie Nights" um filme que captura muito bem o nascimento da indústria adulta nos EUA.

Boogie Nights (Boogie Nights, Estados Unidos, 1997) Direção: Paul Thomas Anderson / Roteiro: Paul Thomas Anderson / Elenco: Mark Wahlberg, Burt Reynolds, Julianne Moore, Don Cheadle, Philip Seymour Hoffman, Heather Graham, William H. Macy, Luis Guzmán, Thomas Jane, John C. Reilly, Ricky Jay, Robert Ridgely, Alfred Molina, Jack Wallace./ Sinopse: Eric Adams (Mark Wahlberg) é um jovem bem dotado que vê no ramo de filmes pornôs dos EUA sua grande chance. Contratado pelo produtor picareta Jack Horner (Reynolds) ele começa sua ascensão à fama e dinheiro dentro do mercado erótico americano. "Boogie Nights" obteve 3 indicações ao Oscar:  Melhor roteiro, ator coadjuvante (Burt Reynolds) e atriz coadjuvante (Julianne Moore).

Pablo Aluísio.

Marcados Para Morrer

O filme acompanha a rotina do dia a dia de dois policiais pelas ruas de Los Angeles. A câmera é nervosa, subjetiva em certos momentos e a produção segue o estilo Mockumentary (ou "falso documentário", que anda muito em voga em produções de terror mas que agora invade outros gêneros como esse policial). Com a desculpa de que está filmando sua rotina o tira Brian Taylor (Jake Gyllenhaal) sai registrando tudo, desde ocorrências das mais banais até operações de combate ao tráfico de drogas. São policiais de patrulha que atendem às chamadas mais urgentes da população em geral. Assim em um mesmo dia eles atendem de tudo, das situações mais rotineiras até as mais terríveis. As ruas de Los Angeles demonstram bem o retrato dos Estados Unidos hoje: muita miséria, muita pobreza e ruas infestadas de gangues rivais. Aqui no caso temos a luta de dois grupos, o primeiro formado por negros que se ressentem do avanço de grupos formados por latinos, mexicanos em especial. A luta pelo controle das ruas é a parte mais visível pela briga entre cartéis de drogas pelo controle do comércio de drogas. Esse é o melhor aspecto de "Marcados Para Morrer", sua visão mais realista, mostrando sem receios o caos em que vivem as pessoas nas grandes cidades daquele país. 

Agora, tirando isso o filme também tem problemas. O principal deles é o comportamento pouco adequado dos dois policiais. Eles são desbocados, falam um palavrão atrás do outro e se envolvem em brigas mano a mano com negros do gueto apenas por diversão pessoal. Também são retratados de forma nada usual, como adolescentes tardios, contando piadas pejorativas e aplicando "pegadinhas" em colegas de farda. Além dos tiras os vilões também são extremamente cartunescos. A gangue dos latinos é o maior exemplo. As mulheres são retratadas como vagabundas absolutas e o homens como loucos homicidas que saem atirando a esmo com armas possantes. Essa falta de seriedade causa admiração, uma vez que o filme foi dirigido pelo bom David Ayer (de "Dia de Treinamento"). Por essas razões recomendo mais a ótima série "Southland" que tem temática muito parecida mas com um ponto de vista mais equilibrado e adulto. De qualquer modo "Marcados Para Morrer" não chega a ser ruim. De fato posso até dizer que é um bom thriller policial, meio bobo às vezes, é verdade, mas eficiente. Muitos dos diálogos que vemos em cena são improvisações dos atores Jake Gyllenhaal e Michael Peña, mostrando que ambos estavam bem entrosados em seus personagens. Em suma, um policial mockumentary com altos e baixos que consegue ser um bom passatempo, apesar de tudo.

Marcados Para Morrer  (End of Watch, Estados Unidos, 2012) Direção: David Ayer / Roteiro: David Ayer / Elenco:  Jake Gyllenhaal, Michael Peña, Cody Horn, America Ferrera, Frank Grillo / Sinopse: Dois tiras de rua de Los Angeles vivem situaações aflitivas em sua rotina de trabalho. Quando não estão atendendo chamadas rotineiras estão combatendo o tráfico de drogas na cidade. Disputando o poder na região duas gangues fortemente armadas lutam entre si, uma formada por imigrantes latinos e outro por negros americanos. Nesse cenário as ruas viram campos de batalha.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

W.

Nessa minha longa caminhada como cinéfilo algumas situações realmente me incomodam. Uma das piores coisas acontece quando algum diretor decide transformar o cinema, essa arte tão nobre, em mero palanque eleitoral. Não que o cinema deva se afastar da política, absolutamente não, a política é algo inerente a todos os seres humanos mas fazer de um filme um grande horário eleitoral é lamentável. Um dos maiores exemplos que já vi em minha vida foi esse "W." que supostamente deveria ser um retrato de um dos Presidentes americanos mais controversos:da história, George W. Bush. Desde a primeira cena descobrimos que tudo não passa de um veículo de ridicularização do biografado. Na tela ele surge como um perfeito idiota, quase um inepto, um debiloide. O roteiro vira uma arma contra Bush e o coloca em situações ridículas, absurdas. Eu não gosto de George W. Bush e nem da linha de seu Partido, o Republicano, mas nem por isso acho honesto transformar um filme inteiro numa campanha de ridicularização em plena campanha eleitoral para a Casa Branca. Soa desonesto, fora de propósito. Se fosse resumir o que penso diria que "W." é um produto mal intencionado, desonesto. Há cenas de pura ficção que jamais aconteceram na vida real. Além disso criaram um complicado relacionamento entre pai e filho que destoa dos fatos reais.

Achei tudo muito exagerado e muito parcial também. O presidente George W Bush é retratado como um perfeito idiota, coisa que ele não deve ser uma vez que conseguiu ser presidente dos EUA duas vezes! É a tal coisa, o filme todo soa como propaganda política - é como se um petista dirigisse um filme sobre o FHC! Espero que um dia esse presidente seja retratado no cinema com mais imparcialidade e isso certamente só acontecerá daqui algumas décadas. Não existe nada mais equivocado do que realizar um cinebiografia sobre um político ainda no calor dos acontecimentos. E o roteiro também esquece de analisar tudo sob um contexto histórico. As invasões promovidas por Bush são um exemplo. Bush aqui surge como o vilão absoluto disso no filme mas os roteiristas esqueceram de deixar claro ao espectador que tudo aconteceu com enorme apoio popular. Bush certamente não era Hitler e os EUA são uma democracia e não o Terceiro Reich. Se ocorreram guerras foi porque elas foram apoiadas pelo povo americano. Simples assim.

Bush é bastante condenado pelas invasões do Iraque e Afeganistão mas eu penso que qualquer outro presidente (mesmo que fosse democrata) faria a mesma coisa. Nunca é demais lembrar que as duas invasões foram apoiadas em peso pela opinião pública americana na época! O que acontece é que o povo americano é sempre assim. Na hora do ataque eles querem a guerra mas depois conforme a guerra vai acontecendo eles mudam de idéia (principalmente quando os militares voltam para casa em caixões). Foi assim na Guerra do Vietnã e será assim em todas as guerras que esse povo se envolver.  Isso mesmo. Se o Obama fosse presidente naquele período histórico ele também teria invadido esses países. O 11 de setembro mexeu muito com a cabeça dos americanos - não foi apenas o Bush que quis invadir aqueles países, foi o povo americano que quis. Há um Congresso e uma democracia no contexto desses eventos históricos. Fazia parte do sentimento da nação revidar os terríveis atentados de 11 de Setembro. Fazer de George W. Bush o único vilão é absurdo. Aliás nem há vilões aqui mas sim decisões de política internacional, nada mais. Agora, os efeitos que isso causou (crise na economia, estagnação e endividamento), aí já é outra história. Então Oliver Stone deveria ter sido mais honesto com seu público e não sair tentando manipular eventos históricos tão claros como fez. Quando for fazer seu próximo filme político, Sr. Stone, mostre a verdade, apenas a verdade dos fatos. Enfim, por essas razões não recomendo "W." a não ser que você queira assistir a um "Horário Eleitoral Gratuito" ao estilo ianque.

W. (W., Estados Unidos, 2008) Direção: Oliver Stone / Roteiro: Stanley Weiser / Elenco: Josh Brolin, Elizabeth Banks, Ioan Gruffuddd, Thandie Newton, Ellen Burstyn, Jeffrey Wright, Richard Dreyfuss, James Cromwell, Scott Glenn, Jesse Bradford, Noah Wyle, Jason Ritter / Sinopse: O filme mostra, sempre em tom pejorativo, aspectos da biografia de George W. Bush, 43º presidente dos Estados Unidos

Pablo Aluísio.

Na Natureza Selvagem

Eu achei esse filme genial e não foi tanto por questões técnicas ou da direção de Sean Penn. Achei genial por causa de seu argumento baseado numa história real incrível de um jovem que resolveu sair pelos EUA afora, conhecendo outros lugares, cidades, pessoas, tudo por livre e espontânea vontade. Quem nunca quis jogar tudo para o alto e sair em uma aventura dessas na vida? Acho que todos nós. O filme é basicamente sobre isso, sobre liberdade, sobre se libertar das coisas que nos aprisionam como dinheiro, bens materiais, responsabilidades, pressões, para simplesmente viver, sair por aí, sem planos, só a vontade de ser feliz e livre. Talvez um dos poucos filmes que realmente daria nota máxima nos últimos anos pois a maioria do que se produz atualmente é bem comercial e medíocre e não nos faz refletir sobre nada na vida. Esse faz. É o tipo de filme que fica conosco por muito tempo após o assistir.

Como eu já citei o filme é baseado numa história real. O jovem  Chris McCandless (Emile Hirsch) resolve, após se formar no High School, tomar uma decisão crucial em sua vida. Enquanto seus amigos pensam em ir para a faculdade para se formarem e depois arranjarem um belo emprego, Chris não almeja nada disso. O que ele realmente deseja no fundo de sua alma é viver sua liberdade em plenitude, ganhar o mundo, sair por aí em busca de aventuras, conhecer novos lugares, novas pessoas. Indo de um lugar ao outro de carona, vivendo de pequenos empregos por onde passa, Chris sai atravessando os EUA praticamente de costa a costa. Aos que vai conhecendo pelo meio do caminho diz que seu objetivo final é ir para o Alaska, viver nas montanhas, isolado do mundo e de todos, voltando ao estado natural do ser humano. Afinal ele era jovem, desimpedido, descompromissado e dono de seu próprio destino. O filme é lindamente conduzido. Como Chris está sempre em movimento vamos conhecendo a América ao seu lado. Uma rica fotografia tenta capturar a essência daquele país continental. Sua ousadia e audácia fizeram de Chris um ídolo para muitos jovens que até hoje cultuam sua memória pela net. Infelizmente não temos aqui um final feliz. Não ousaria contar nada mas os momentos finais são realmente marcantes. Muitos vão de forma hipócrita afirmar que ele foi apenas um sonhador ingênuo. Bom, isso não é bem uma ofensa já que as maiores conquistas da humanidade nasceram de pessoas como Chris, que tiveram a coragem de serem diferentes, de fugir do convencional. Eu acredito que sua vida é uma bela lição para todos nós. Uma produção que marca realmente. Uma Obra prima.

Na Natureza Selvagem (Into the wild, Estados Unidos, 2007) Direção: Sean Penn / Roteiro: Sean Penn baseado no livro de  Jon Krakauer / Elenco: Emile Hirsch, Vince Vaughn, Catherine Keener,  William Hurt,  Kristen Stewart / Sinopse: Jovem recém formado no colegial decide jogar tudo para o alto para cair na estrada. Ele deseja partir em uma aventura inesquecível, atravessando os EUA de carona, almejando ir para o distante e isolado Alaska onde deseja começar uma nova vida, baseada na simplicidade e longe do materialismo da sociedade atual. Vencedor do prêmio Globo de Ouro na categoria "Melhor Canção" (Guaranteed).

Pablo Aluísio.

O Corvo

No final da década de 80 o escritor e artista americano James O'Barr - inspirado na trágica morte de sua namorada na vida real - criou a fábula neogótica, "O Corvo". No início da década de 90, mais precisamente em 1993, o sonho dos produtores e escritores, David J.Schow e John Shirley, virava realidade e o longa, homônimo da obra de O'Barr, começava a ser filmado. A direção foi entregue ao egípcio naturalizado australiano, Alex Proyas (Eu Robô - 2004). Para o papel do acinzentado e mórbido Eric Draven foi escolhido o filho do mítico Bruce Lee, Brandon Lee. O filme, lançado nos cinemas em 1994, e com uma insuspeitada textura baudelairiana, conta a história do brutal assassinato do roqueiro "dark", Eric Draven e de sua namorada Shelly, na chamada "Noite do Demônio" (Devil's Night), a famosa noite que precede o dia do Halloween. Passado um ano, Eric ressuscita de sua catacumba guiado por um corvo sinistro.

No início o roqueiro só lembra do apartamento onde morava, e mais nada. Porém, de dentro do seu quarto, Eric, aos poucos vai lembrando de tudo o que aconteceu. As dores da lembrança, da tragédia e da morte de seu grande amor corroem as entranhas de um corpo sem alma, fantasmagórico e perturbado. Passadas algumas horas dos insights dantescos daquela noite, Eric dá o primeiro passo para uma vingança terrível contra os assassinos; e para começar, pinta a boca de palhaço com um sorriso triste. Mas o roqueiro corre perigo, pois o segredo de sua imortalidade está ligado diretamente à vida e ao bem estar do corvo e pode cair nas mãos do chefão dos bandidos de nome Top Dollar. O filme é passado numa paisagem apocalíptica, escurecida e acarcomida pelo submundo da bandidagem e dos grafiteiros. Eric com sua roupa de couro preta e coberta por um sobretudo, é uma espécie de arauto do pós-túmulo, uma entidade que vaga esgueirando-se pelas esquinas chuvosas como uma sombra negra, vingativa e endemoniada. Seu rosto pálido e mortificado é o contraponto de seus olhos amarelos que fagulham ódio e vingança por todos os lados e para toda a bandidagem. É uma missa negra a céu aberto. Pena que a vida imitou a arte, e, Eric Draven, ou melhor, Brandon Lee - em sua melhor performance no cinema - teve uma morte trágica durante as filmagens vitimado por uma bala que deveria ser de festim, mas não era. Sua morte se deu, exatos vinte anos após a morte de seu famoso pai, Bruce Lee. Nota 8

O Corvo (The Crow, Estados Unidos, 1994) Direção: Alex Proyas / Roteiro: David J. Schow, John Shirley baseados na obra de James O'Barr / Elenco: Brandon Lee, Rochelle Davis, Sofia Shinas, Ernie Hudson / Sinopse: O filme conta a história do brutal assassinato do roqueiro "dark", Eric Draven e de sua namorada Shelly, na chamada "Noite do Demônio" (Devil's Night), a famosa noite que precede o dia do Halloween. Passado um ano, Eric ressuscita de sua catacumba guiado por um corvo sinistro.

Telmo Vilela Jr.

Zumbis Na Neve

Acredite, eu assisti Dead Snow! É um filme pequeno, de baixo orçamento e roteiro trash mas mesmo assim serve para assistir em um dia chuvoso. Claro que ninguém vai levar à sério uma coisa dessas mas pelo pouco dinheiro investido na produção posso afirmar que os produtores realizaram um feito e tanto.  Eu li uma entrevista do diretor. A idéia do filme nasceu porque em algumas regiões da Rússia e do norte da Europa os jovens locais (geralmente desempregados) desenterram os soldados alemães mortos na II Guerra Mundial para roubar souvenirs como capacetes, medalhas, cruzes de ferro, armas, etc. Depois que pegam esse material colocam para vender na Internet. Daí o diretor pensou: "E se esses nazistas voltassem à vida para dar um chute na bunda desses jovens que os estão roubando?" Nasceu assim a idéia inicial de Dead Snow. Mas é bom deixar claro que a história do roubos de souvenirs dos soldados mortos serviu apenas de inspiração - a estória do filme é um pouco diferente disso.  Eu também não sou fã de Zumbis. Zumbis são tão unidimensionais, só querem comer miolos e nada mais (nem falas possuem nos filmes). Nesse ponto vampiros são personagens de terror cem milhões de vezes mais interessante. De qualquer modo aqui eles até que estão mais interessantes do que o habitual.

Embora o argumento que une Zumbis e Nazistas não seja grande novidade o ambiente gelado e hostil onde se passa o filme acaba criando interesse. O elenco é formado basicamente por uma moçada jovem e bem disposta. São todos Noruegueses o que aniquila para o espectador brasileiro qualquer identificação. Na realidade são praticamente amadores. As garotas são bonitas como aliás é comum naqueles países nórdicos. Os rapazes estão ali só esperando a hora de serem devorados pelos Zumbis do Reich. O clima dominante oscila entre o suspense e o quase cômico pois é complicado levar à sério uma tropa nazista congelada de Zumbis andando por aí atrás de miolos frescos. A produção até faz bom uso das belas paisagens naturais do lugar mas erra ao se tornar muito repetitiva. Em pouco mais de 30 minutos o espectador começa a ficar entediado pois as situações começam a se repetir em demasia. Como os personagens não aparentam possuir qualquer personalidade mais trabalhada pelo roteiro logo nos desinteressamos por eles. Algumas cenas do mais puro gore ainda conseguem criar alguma distração mas no final ficamos com aquela sensação de tempo perdido. Mesmo assim, com todas essas limitações vale o esforço. Assista, junte uma galera e façam a festa. É aquele tipo de filme para assistir e zuar um pouquinho. Só assim você entrará no espírito da coisa.

Zumbis na Neve (Død snø, Noruega, 2009) Direção: Tommy Wirkola / Roteiro: Tommy Wirkola, Stig Frode Henriksen / Elenco: Jeppe Laursen, Charlotte Frogner, Jenny Skavlan / Sinopse: Soldados nazistas do fim da II Guerra Mundial voltam à vida como Zumbis. Um grupo de jovens que passam férias próximo às suas covas serão o prato principal do Menu.

Pablo Aluísio.