quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Amen

Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) se considera um bom pai de família e um bom cristão. Químico de formação ele logo arranja uma função pública e se torna responsável pelo setor de controle de epidemias e higiene do Estado alemão. Tudo estaria indo bem em sua vida se não fosse por dois detalhes: Ele é promovido na carreira e passa a fazer parte da temida tropa de elite do Terceiro Reich, a SS. Também é designado pelo alto escalão alemão para atuar nos campos de concentração em uma situação que desconhecia completamente: o extermínio em massa de judeus sob ordens de seu comandante imediato, o segundo mais poderoso homem da Alemanha naquele momento, Heinrich Himmler. Como conciliar sua fé cristã em uma situação tão terrível e limite como o assassinato em massa de mulheres e crianças nos chamados campos da morte nazistas? Em profunda crise de consciência Gerstein procura por ajuda, primeiro em sua congregação religiosa protestante, mas sem êxito porque não consegue nenhum apoio. Desesperado então parte em busca do apoio do Vaticano que em sua visão seria a única instituição naquele momento que poderia denunciar as barbaridades cometidas pelo regime nazista. Sinceramente falando 

"Amen" foi um dos melhores filmes que já assisti tratando sobre a questão do holocausto sob o ponto de vista religioso. O roteiro foi baseado na história real de Kurt Gerstein, um tenente da SS, que tentou de todas as formas denunciar o holocausto que presenciou como químico responsável pelas câmeras de gás no campo de Auschwitz. Sua história de redenção é mais tocante do que a de Oskar Schindler pois Gerstein era um homem de confiança dos grupos de extermínio do regime alemão. Mesmo assim ouviu a voz de sua consciência e fez de tudo para que os crimes se tornassem públicos. Poucas pessoas sabiam tanto quanto ele da real situação. Seu relatório sobre as atrocidades nazistas inclusive foi a base probatória utilizada para condenar os principais líderes nazistas durante o julgamento de Nuremberg. Fácil constatar sua importância para todos os acontecimentos que cercaram a morte de milhões de pessoas sob às ordens dos nazistas. Outro aspecto muito louvável de "Amen" é sua denúncia sobre a omissão do Vaticano durante o holocausto. O Papa Pio XII é mostrado no filme como um homem de pouca fibra, beirando a covardia, que preferiu se omitir publicamente sobre os crimes que tinha conhecimento do que fazer algo como, por exemplo, chamar a atenção do mundo para a morte de milhões de pessoas inocentes. Sua atitude de omissão deliberada durante a deportação e morte de milhões de judeus é ainda hoje uma das maiores manchas negras na história da Igreja Católica. "Amen" é certamente um dos melhores trabalhos do genial Costa-Gavras, um cineasta de obras primas politizadas e conscientes que sempre tem muito a dizer em seus filmes. Por isso "Amen" é mais do que recomendado, é obrigatório.  

Amen (Amen, França, Alemanha, Romênia, 2002) Direção: Costa-Gavras / Roteiro: Costa-Gavras, Jean-Claude Grumberg / Elenco: Ulrich Tukur, Mathieu Kassovitz, Ulrich Mühe / Sinopse: Kurt Gerstein (Ulrich Tukur) é um oficial da SS que estremecido pelos crimes terríveis cometidos em campos de concentração da Alemanha Nazista procura denunciar de todas as formas as barbaridades que presenciou. Em busca de apoio vai até o Vaticano mas é recebido com desdém e desconfiança pelos alto clero romano que resolve tomar uma postura de não envolvimento e omissão para com a morte de milhões de pessoas inocentes em campos de extermínio nazistas.  

Pablo Aluísio.

Dylan Dog e as Criaturas da Noite

Dylan Dog (Brandon Routh) é um detetive diferente que se especializou em casos envolvendo o mundo sobrenatural. Ao lado de seu parceiro Groucho ele vai ao submundo do crime para desvendar mais um caso completamente fora do comum. "Dylan Dog e as Criaturas da Noite" é mais uma adaptação de histórias em quadrinhos. Devo esclarecer que não conheço o material original mas notei grande semelhança entre esse personagem e "Constantine". Ambos são filmes direcionados a um determinado público e passeiam em um mundo de realismo fantástico, habitado por vampiros, lobisomens, mortos vivos, demônios e tudo mais que a imaginação possa pensar. Assim como aconteceu no filme "Constantine" acredito que a maior falha desse "Dylan Dog" seja a escolha do elenco. Brandon Routh está apático no papel do personagem central. Sua atuação é totalmente sem inspiração, medíocre para falar a verdade. Além disso não se envolve, não empolga, uma chatice só. A impressão que tive foi que depois de "Superman" o ator perdeu o interesse em produções como essa.

O resto do filme também não me agradou. Excessivamente mal escrito, em nenhum momento encontramos espasmos de originalidade. Até a narração em off é batida, muito clichê. A tentativa de usar esse recurso, que era muito popular em antigos filmes de detetives ao estilo noir, aqui naufraga completamente. A mistura indigesta de tantos monstros também soa repetitiva e infantil. A direção de arte é fraca - os lobisomens em cena são ridículos e o monstro do final não consegue ser convincente e nem passar medo ao espectador! Enfim, mais uma bobagem descartável que prova de forma definitiva que não basta apenas transpor quadrinhos para o cinema, tem que ter talento para isso.

Dylan Dog e as Criaturas da Noite (Dylan Dog: Dead of Night, Estados Unidos, 2010) Direção: Kevin Munroe / Roteiro: Thomas Dean Donnelly, Joshua Oppenheimer / Elenco: Brandon Routh, Sam Huntington, Peter Stormare, Taye Diggs, Anita Briem, Kimberly Whalen / Sinopse: Dylan Dog (Brandon Routh) é um detetive diferente que se especializou em casos envolvendo o mundo sobrenatural. Ao lado de seu parceiro Groucho ele vai ao submundo do crime para desvendar mais um caso completamente fora do comum.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Meu Amigo Harvey

Elwood P. Dowd (James Stewart) é um beberrão simpático e agradável que afirma conviver e conversar com um coelho gigante de 1.90m de altura chamado Harvey. Alarmadas sua irmã e sua sobrinha decidem internar Dowd em uma instituição psiquiátrica o que dará origem a inúmeras confusões envolvendo todos. “Meu Amigo Harvey” é um dos mais divertidos filmes da carreira de James Stewart. O argumento inusitado e ímpar foi baseado numa famosa peça teatral americana escrita por Mary Chase. Muito popular na época a peça chegou a ganhar o Pullitzer, um dos mais importantes prêmios da literatura norte-americana. Curiosamente o texto brinca com a existência ou não de Harvey. Em certos momentos o pobre Dowd parece apenas um biruta qualquer mas logo após vários traços da existência real de Harvey surgem em cena, brincando com a tênue linha que separa insanos de sóbrios. O fato do ser imaginário Harvey ser um coelho gigante também atrai muito a criançada e o filme leve e divertido certamente vai agradar a todas as faixas de idade.

James Stewart está maravilhoso no papel do lunático Dowd. Sua caracterização chega a ter um tom muito poético e delicado e a verdade sobre Harvey vai sendo desvendada aos poucos ao longo do filme. Até que ponto a realidade é mais interessante do que a fantasia? E qual é o problema de um adulto afirmar que tem um amigo imaginário em forma de coelho gigante se ele não faz mal a ninguém, pelo contrário, ajuda ao próximo sempre que é preciso? O roteiro levanta muitas questões interessantes além dessas e no final ficamos com um sorriso simpático no rosto, tal a leveza do desenrolar da trama do filme. “Meu Amigo Harvey” foi dirigido pelo cineasta alemão radicado nos Estados Unidos Henry Koster. Seu olhar europeu contribuiu muito para o resultado final transformando Harvey em um dos personagens mais simpáticos do cinema americano e isso mesmo nunca aparecendo em cena. Para os que gostam de lirismo e diversão o filme é mais do que recomendado.

Meu Amigo Harvey (Harvey, Estados Unidos, 1950) Direção: Henry Koster / Roteiro: Mary Chase, Oscar Brodney, Myles Connolly baseados na peça de Mary Chase / Elenco: James Stewart, Josephine Hull, Peggy Dow, Charles Drake, Cecil Kellaway, Victoria Horne, Harvey / Sinopse: Elwood P. Dowd (James Stewart) é um beberrão simpático e agradável que afirma conviver e conversar com um coelho gigante de 1.90m de altura chamado Harvey. Alarmadas sua irmã e sua sobrinha decidem internar Dowd em uma instituição psiquiátrica o que dará origem a inúmeras confusões envolvendo todos.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Jogos Vorazes

"Jogos Vorazes" é a nova franquia de Hollywood destinada ao público adolescente. Depois do fim de "Harry Potter" os estúdios procuravam por algo com a mesma força e sucesso. Acabaram encontrando o que buscavam numa série de livros de autoria de Suzanne Collins. O público alvo obviamente é o adolescente, atualmente a grande força nas bilheterias de cinema. A trama não me soa como novidade, para falar a verdade a premissa e o argumento são semelhantes demais com um antigo texto de Stephen King chamado "The Running Man" que inclusive já virou filme com Arnold Schwarzenegger na década de 80 (O Sobrevivente). Tanto lá como cá o que vemos é um grupo de pessoas tentando sobreviver a jogos mortais impostos por um Estado autoritário e forte, que utiliza a matança como forma de entretenimento das massas controladas. Tudo sob a forma de programas de TV de grande audiência. 

De certa forma tanto "The Running Man" como "Jogos Vorazes" são releituras modernas dos esportes romanos da Antiguidade. É uma moderna visão dos Gladiadores, lutadores que entravam na arena para entreter a massa em combates mortais. É a velha política do "Panis et Circenses" (Pão e Circo). Agora o que se louva em relação a "Jogos Vorazes" é que em essência temos aqui um produto honesto, nada pretensioso e que se vende pelo que realmente é: uma aventura adolescente, com vários clichês caros ao universo juvenil: as lutas de vida e morte, a paixão levada às últimas consequências (até Romeu e Julieta está inserida na trama) e por fim a linguagem de videogame, rápida, visceral, que obviamente faz a cabeça dos garotos e garotas pós púberes. Em termos de nicho "Jogos Vorazes" vem para ocupar o vácuo deixado por "Crepúsculo". É a velha máxima "Rei Morto, Rei Posto". A boa notícia é que esse filme é bem melhor do que a saga dos vampiros e ao contrário de "Twilight" há uma grande atriz em cena, Jennifer Lawrence. Bonita, com excelente presença em cena, ela tem sido a aposta de Hollywood como a mais provável futura estrela do cinema americano. Eu não tenho nenhuma dúvida que isso vá acontecer, até porque "Jogos Vorazes" foi um enorme sucesso de bilheteria. Só espero que ela não se envolva em projetos ruins e escolhas erradas daqui pra frente. Em conclusão podemos dizer que "Jogos Vorazes" diverte, entretém e cumpre seus objetivos. Um bom filme que inaugura uma nova franquia blockbuster Made in Hollywood. Que venha as próximas continuações então. 

Jogos Vorazes (The Hunger Games, Estados Unidos, 2012) Direção: Gary Ross / Roteiro: Gary Ross, Suzanne Collins, Billy Ray baseado no livro de Suzanne Collins / Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Stanley Tucci, Donald Sutherland, Woody Harrelson / Sinopse: Após uma rebelião de vários distritos o governo central de um Estado autoritário e forte impõe que anualmente dois jovens (um garoto e uma garota) de cada distrito sejam levados como tributo a participar dos "Jogos Vorazes", competição televisiva onde os participantes lutam entre si até a morte. Apenas um poderá sobreviver.  

Pablo Aluísio.

domingo, 5 de agosto de 2012

O Pecado Mora ao Lado

Eu não poderia deixar passar em branco aqui no blog a data dos 50 anos sem Marilyn Monroe. Eu sempre estou escrevendo sobre a atriz aqui, como todos os visitantes podem conferir. Também estou sempre trazendo textos sobre a atriz no blog Cinema Clássico. De fato é um prazer escrever sobre ela, um ícone que tenho especial carinho. Para relembrar que tal falar sobre "O Pecado Mora ao Lado"? Esse é um dos marcos de sua filmografia. Richard Sherman (Tom Ewell) é um maridão que fica sozinho em seu apartamento após sua esposa e filho irem passar as férias de verão fora de Nova Iorque. Adorando sua provisória liberdade ele começa a soltar a imaginação, imaginando diversas situações inusitadas. A nova vizinha do andar de cima, uma linda e sensual loira (Marilyn Monroe), atiça ainda mais seu imaginário. 

 “O Pecado Mora ao Lado” é um dos filmes mais lembrados de Marilyn Monroe. A cena em que ela deixa sua saia levantada com o vento vindo do metrô abaixo entrou definitivamente no inconsciente coletivo, virando símbolo de toda uma era do cinema americano da década de 50. Para a época a cena era muito ousada e chocou os conservadores. A imagem acabou virando a marca registrada da atriz, inclusive esse vestido sempre é copiado quando se quer fazer alguma referência a Marilyn em filmes, livros e até bonecos que reproduzem esse momento. Recentemente inclusive foi erguida uma estátua gigante da atriz nessa exata sequência. Apesar da importância em sua carreira da “saia ao vento” ela também trouxe vários problemas pessoais para a atriz. Acontece que justamente na noite em que filmaram essa cena o marido de Marilyn na época, o jogador de beisebol aposentado Joe Di Maggio, resolveu aparecer no set sem avisar. Como ele era um italiano casca grossa ficou chocado ao ver sua esposa exibindo as pernas e as calcinhas para um bando de marmanjos no meio da rua. Quando voltaram para casa ele a agrediu fisicamente, o que acabou virando o estopim da separação do casal. 

Essa seria mais uma crise para o diretor Billy Wilder administrar durante as complicadas filmagens. Marilyn, como sempre, deu muito trabalho ao diretor. Chegava atrasada, esquecia diálogos e tinha acessos de pânico antes de entrar em cena. Uma atitude bem diferente de seu colega de elenco, Tom Ewell, sempre muito profissional. Mesmo assim, como sempre acontecia aliás, quando o resultado chegou nas telas todos viram novamente a estrela da atriz brilhar. Ela está magnífica nesse papel que sequer tem nome, sendo identificada apenas como “The Girl” (a garota). A estrutura do filme não nega sua origem teatral (o roteiro foi escrito em cima da peça "The Seven Year Itch" de George Axerold). Tudo se passa praticamente dentro do apartamento do personagem Sherman. Em 90% do filme temos apenas Tom Ewell em divertidos monólogos ou em dueto ao lado de Marilyn. Basicamente ele imagina diversas situações que podem ou não se materializar na realidade, tudo em cima da chamada “coceira dos sete anos”, quando os maridos caem na rotina de casamentos monótonos e procuram por aventuras com mulheres mais jovens e bonitas. Tudo é desenvolvido com muito humor e ironia, bem ao estilo de Wilder. “O Pecado Mora ao Lado” é um filme divertido, irônico e um marco na carreira do cineasta Billy Wilder, que com apenas uma cena despretensiosa conseguiu construir um verdadeiro ícone cultural da história do cinema americano.  

O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch, Estados Unidos, 1955) Direção: Billy Wilder / Roteiro: Billy Wilder, baseado na peça de George Axeroid / Elenco: Marilyn Monroe, Tom Ewell, Evelyn Keys, Sonny Tuftis / Sinopse: Richard Sherman (Tom Ewell) é um maridão que fica sozinho em seu apartamento após sua esposa e filho irem passar as férias de verão fora de Nova Iorque. Adorando sua provisória liberdade ele começa a soltar a imaginação, imaginando diversas situações inusitadas. A nova vizinha do andar de cima, uma linda e sensual loira (Marilyn Monroe), atiça ainda mais seu imaginário. [

Pablo Aluísio.

sábado, 4 de agosto de 2012

Sete Anos no Tibet

O filme "Sete Anos no Tibet" foi baseado no livro autobiográfico de Heinrich Harrer, um alpinista austríaco que a serviço do Terceiro Reich tentou escalar um dos maiores picos do mundo mas que foi preso por tropas inglesas no começo da II Guerra Mundial. Após um período como prisioneiro de guerra na Índia, Heinrich (interpretado no filme por Brad Pitt) consegue escapar, indo parar no distante e isolado Tibet (ou Tibete), um país teocrático liderado por uma criança que na crença religiosa local seria a reencarnação de uma alma iluminada conhecida como Dalai Lama. O ocidental então acaba se tornando próximo do líder tibetano justamente durante a truculenta ocupação chinesa na região após o líder comunista chinês Mao Tsé Tung decretar o Tibet como parte da República Popular da China. "Sete Anos no Tibet" é um sensível drama que mostra um choque de civilizações terrível. De um lado a cultura religiosa milenar do povo Tibetano. Do outro o pulso forte do socialismo ateu de Mao. Pacífico por natureza e convicção a população daquele país teve que lidar com o regime linha dura socialista da China, em um novo governo brutal e sanguinário que considerava toda e qualquer religião um veneno para o desenvolvimento do Estado.

Uma das questões mais interessantes que me lembrei ao rever "Sete Anos no Tibet" foi que na época de seu lançamento vários filmes trataram da ocupação chinesa no Tibete mas de uns anos para cá o tema sumiu de pauta do cinema americano, isso apesar de estarmos longe de uma solução para a situação internacional daquela região. O que aparenta ter acontecido foi que Hollywood parece ter descoberto o mercado chinês para seus filmes atualmente. Impossível ignorar um mercado consumidor de um bilhão de pagantes de entradas de cinema. Assim o tema do Tibete acabou sendo varrido discretamente para debaixo do tapete pela indústria americana de entretenimento o que é uma pena pois violações de direitos internacionais nunca deveriam sair de cena. Tirando as questões políticas de lado "Sete Anos no Tibet" é sem dúvida uma ótima película, com tudo o que o cinéfilo mais consciente tem direito: um bom roteiro, um tema relevante, excelentes interpretações de todo o elenco e ótima reconstituição de época. Alem disso como ignorar a maravilhosa fotografia? Enfim, todos os requisitos para um grande filme estão aqui, por isso se ainda não assistiu não deixe de conferir.

Sete Anos no Tibet (Seven Years in Tibet, Estados Unidos, 1997) Direção: Jean-Jacques Annaud / Roteiro: Becky Johnston baseado no livro de Heinrich Harrer / Elenco: Brad Pitt, David Thewlis, BD Wong, Mako / Sinopse: Heinrich Harrer (Brad Pitt) é um alpinista austríaco que tenta escalar um dos maiores picos do mundo mas acaba sendo preso por tropas inglesas no começo da II Guerra Mundial. Após um período preso na Índia, Heinrich (interpretado no filme por Brad Pitt) consegue escapar, indo parar no distante e isolado Tibet (ou Tibete) onde acaba se tornando próximo do líder tibetano, o Dalai Lama.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Filmografia Comentada: Carey Mulligan

Ela me chamou a atenção pela primeira vez no excelente filme "Educação". De lá pra cá tem surpreendido pelas boas atuações em produções instigantes e inteligentes. Charmosa, sofisticada e muito sutil, Carey tem tudo para despontar como uma grande estrela. A atriz britânica tem demonstrado grande bom gosto na escolha de seus personagens que mesmo quando coadjuvantes conseguem chamar a atenção. Em seu novo filme "My FairLady" ela interpretará um papel à la Audrey Hepburn o que é muito conveniente uma vez que ambas as atrizes possuem o mesmo feeling de sofisticação e elegância. Agora é esperar para ver. A seguir algumas resenhas de filmes da jovem atriz. 

Não Me Abandone Jamais - Um grupo de crianças órfãs nasce e cresce sob o controle do Estado. Eles são afastados do mundo exterior e pouco sabem sobre seu passado. Na fase adulta uma dessas garotas começa a se questionar sobre sua situação pessoal e sai em busca por respostas. O que a levará a descobrir uma realidade terrível sobre sua origem. Devo confessar uma coisa: esse foi um dos filmes mais perturbadores que assisti nos últimos anos. Não vou aqui revelar o grande segredo dele mas antecipo dizer que conforme ele foi passando fui ficando cada vez mais absorvido e impressionado. Tudo é passado e mostrado numa terrível normalidade, dentro de uma situação completamente cruel para não dizer o mínimo. Esse sim é o tipo de roteiro e argumento que quanto menos se falar melhor para os que irão assistir ele. Eu adoraria revelar e debater mais sobre essa situação terrível pelo qual os personagens passam e vivem mas não quero estragar a surpresa de ninguém. Só digo que é muito original (e muito deprimente). O elenco todo está muito bem. Desde a gracinha Carey Mulligan, passando por Keira Knightley (muito magra em decorrência do papel) mas o filme pertence mesmo a Charlotte Rampling. É incrível como grandes mestres da arte de interpretar precisam de tão pouco para dominar completamente a cena. A Charlotte (que sou fã desde Angel Heart) aqui aparece em 3 ou 4 cenas mas na última que aparece arrasa. Em uma frase e em um olhar ela resume todo o filme de forma avassaladora. Grande momento. Enfim, aconselho que leia o menos possível sobre o filme (sempre tem um critico que estraga tudo antes do tempo) e vá assistir ao filme como eu fui, sem saber quase nada. Só assim vocês terão a possibilidade de apreciar tanto quanto eu apreciei. Recomendo muito o filme. Por fim fica a bela frase que resume um dos aspectos mais interessantes de seu argumento: "Não fazíamos isso para enxergar suas almas. Fazíamos para saber se vocês tinham almas".  

Shame - Uma vez que o casamento se tornou uma instituição fora de moda e cafona as pessoas nos dias atuais procuram alternativas para suprir suas necessidades emocionais e sexuais. "Shame" lida justamente com isso. No filme acompanhamos a rotina de Brandon Sullivan (Michael Fassbender), um nova-iorquino bem situado, com bom emprego e um apartamento bem localizado. Sua vida sexual e emocional se resume a breves encontros com garotas para sexo casual que conhece pela cidade. Seu cotidiano porém muda com a chegada de sua irmã Sissy (Carey Mulligan). Ela é bonita, atraente e assim como Brandon também adota um estilo de vida liberal. "Shame" na realidade é uma pequena crônica sobre a vida sexual do homem moderno. O personagem principal é um solteiro em Nova Iorque, com toda a liberdade moral e sexual a que tem direito. Assim não se furta em aproveitar todas as oportunidades que a grande cidade tem a lhe oferecer. O problema é que diante de tal grau de permissividade sua procura pelo sexo oposto logo acaba se tornando um ciclo vicioso sem limites. A realidade de Brandon em pouco tempo foge de seu controle e ele se torna um viciado em sexo anônimo e pornografia. É a velha metáfora de que a liberdade desacompanhada de responsabilidde e comprometimento pode facilmente se tornar lesiva. O elenco de Shame é bom e o destaque vai para Carey Mulligan. Além de ser uma gracinha ela é talentosa e carismática. A atriz tem aparecido em diversas produções que se destacaram nos últimos anos como "Educação", "Drive" e "Não me Abandone Jamais". Sua personagem é muito interessante dentro da trama de "Shame" uma vez que logo cria uma desconfortável tensão sexual com seu próprio irmão dentro do apartamento onde vivem. Já Michael Fassbender está apenas correto. O diretor negro Steve McQueen (homônimo do famoso ator) escolheu uma produção naturalista, com uso de longos planos sequência. Sua opção em explorar o nu frontal dos atores pode vir a desagradar algumas pessoas mas particularmente achei uma decisão acertada uma vez que o filme tem como tema a sexualidade de seus personagens e como tal não poderia adotar atitudes de falso moralismo com eles. Aliás sua posição de não levantar qualquer bandeira moralista é um de seus pontos mais positivos. Em suma "Shame" tenta entender a vida sexual das pessoas que vivem dentro de uma sociedade tecnológica e liberal. Só o fato de levantar esse tema para debates já o torna extremamente válido.  

Educação - A festa do Oscar premia blockbusters comerciais vazios como Avatar e ignora filmes menores mas com muito mais qualidade como esse lírico e instrutivo "Educação" O filme não teve maior repercussão quando foi exibido em poucas salas aqui no Brasil. Uma pena, pois privou o público de conhecer um belo retrato da sociedade inglesa no pós guerra. No filme somos apresentados a Jenny Mellor (Carey Mulligan) uma jovem estudante que anseia por uma vida melhor da que atualmente leva. Entediada com a vida banal e com a repressão moralista da rígida sociedade britânica da época ela resolve fazer o impensável naqueles tempos ao se envolver com um homem bem mais velho. Nem é preciso dizer o que tal decisão significaria em sua vida pessoal, em especial entre seus pais. Isso era algo como uma bomba sendo explodida dentro de seu núcleo familiar. A temática do roteiro foi inspirada em fatos reais e mostra como era o impacto de um relacionamento assim visto sob a ótica de uma típica família suburbana de Londres daquele período. A personagem interpretada por Carey Mulligan é uma garota inteligente, que está prestes a ir para a universidade. Impaciente, ela procura alguma aventura emocional mais transgressora antes de ingressar definitivamente na chamada vida adulta. O argumento explora bem a ruptura que surge daí pois ao tomar uma decisão precipitada (típica de adolescentes) a personagem se vê jogada de forma abrupta nas responsabilidades de um relacionamento adulto. Além do roteiro bem escrito "Educação" também tem uma produção caprichada. A reconstituição de época do filme é do mais alto nível, tudo recriado com excelente bom gosto e finesse. Para quem gosta da chamada cultura vintage é um prato cheio. Já Carey Mulligan é um caso á parte. Mesclando ingenuidade com sensualidade ela traz à tela uma dose extra de carisma. Sua personagem, com toques de Lolita, certamente mexerá com o imaginário sexual dos quarentões. O roteiro também é muito bem escrito pois se contenta em apenas narrar os acontecimentos de forma espontânea e natural, sem cair nos perigos da simples e pura condenação moral. Enfim, recomendo "Educação" para o público que procura por um filme relevante do ponto de vista histórico. Uma produção que consegue mostrar velhos tabus e costumes que hoje em dia são totalmente ultrapassados mas que ainda teimam em persistir nas camadas mais conservadoras e atrasadas de nossa sociedade.  

Drive - Drive é um filme seco, cru e pra falar a verdade bem cruel. O clima é totalmente insípido. O personagem Driver (que não tem nome e é interpretado por Ryan Gosling) é esquisito, quase não fala e não parece transparecer emoções. Até seu "quase relacionamento" com Irene (feito pela sempre gatinha Carey Mulligan) é destituído de calor verdadeiramente humano. A postura em cima desses personagens me deixou surpreso mas não vi isso como algo negativo por parte do roteiro. Na realidade entendi a intenção dos roteiristas em elaborar quase um "não personagem", ou seja, alguém sem passado, sem nome, sem objetivos, que apenas existe mas não interage bem com outras pessoas (a não ser quando se trata de ser violento e cruel). Talvez por ser tão árido o filme seja bem melhor nas cenas de assalto e perseguições. A sequência inicial, por exemplo, é uma das melhores coisas de todo o filme pois achei realmente muito bem feita e editada. O elenco de apoio também é um dos pontos altos do filme. Cheio de estrelas da tv como Christina Hendricks (Mad Men), Bryan Cranston (Breaking Dad) e Ron Perlman (Sons of Anarchy). Fiquei impressionado também pela participação de Albert Brooks, fazendo um personagem completamente fora de seu habitual, um sujeito envelhecido e violento, que dá o tom ao resto da estória. Enfim, é isso. Drive não é um filme fácil, leve e nem pipoca. No saldo final esse é seu grande mérito.  

Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme - Eu não levava muita fé nesse "Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme". Isso porque já faz tanto tempo desde o lançamento do Wall Street original em 1987 que o público atual dificilmente se lembraria do fio da meada daquela estória. É o que eu denomino de continuação tardia, tardia demais é bom frisar. Além disso o projeto desde que foi anunciado sempre me pareceu apenas uma tentativa de ressuscitar a decadente carreira de Michael Douglas no cinema, ainda mais agora já que ele já está com idade avançada e sofrendo de uma doença grave. Eu pensei sinceramente que tudo seria uma nulidade, um ato de desespero de Douglas e Stone atrás do sucesso há muito perdido. Confesso que me enganei em termos. Esse novo Wall Street até que é digno, bem escrito, um bom filme afinal. Para falar a verdade tem mais conteúdo do que o primeiro, que se focava demais apenas nos aspectos técnicos do mundo financeiro. Esse aqui também tem disso mas o roteiro é muito mais humano e a família de Gordon Gekko ganha mais destaque. Ele não é apenas um tubarão unidimensional de Wall Street. Dessa vez Oliver Stone trouxe mais profundidade ao personagem Gekko. Ele é mostrado em cena com problemas familiares, problemas de relacionamento e isso no final trouxe muito ao resultado final. No Wall Street de 1987 o roteiro centrava fogo no relacionamento entre Gekko e um pupilo (interpretado por Charlie Sheen que aqui no 2 faz uma pontinha bem humorada). Naquele ano Charlie Sheen estava sendo apontado como um novo Tom Cruise, ele vinha do sucesso "Platoon" do mesmo diretor Oliver Stone e era um ator mais do que promissor. Depois como todos sabemos ele afundou sua carreira com drogas e prostitutas. Já o elenco aqui está muito bem, com destaque para Michael Douglas e a gracinha Carey Mulligan (que despontou para o sucesso com o filme "Educação") O ponto fraco no quesito atuação porém é novamente de Shia LaBeouf, que não adianta tentar pois é um ator muito fraco, chegando a comprometer o filme em certos momentos. Em papel central tudo o que ele consegue em cena é confirmar sua fama de profissional medíocre. De qualquer forma Oliver Stone (em aparições à la Hitchcock) segura as pontas nessas horas. A fina ironia de tudo nessa continuação fora de hora porém é saber que apesar do filme falar sobre dinheiro o tempo todo, ele mesmo não conseguiu fazer grana nas bilheterias pois seu resultado comercial foi considerdo pífio. Com esse resultado Hollywood deve finalmente enterrar a franquia. Por essa nem Gordon Gekko esperava... Em breve novas resenhas serão acrescentadas à lista.  

Pablo Aluísio.

Sobrenatural

"Sobrenatural" tenta revitalizar os filmes de casas mal assombradas. É mais um produção que cria todo um clima sombrio com o único objetivo de assustar os espectadores. Para isso ele se utiliza de várias fórmulas que já são bem manjadas para os fãs do gênero. Se você já viu uma cena em que tudo está em silêncio e de repente surge um som ensurdecedor, que obviamente vai lhe dar um tremendo susto, então já sabe de antemão do que se trata "Sobrenatural". O roteiro segue bem por esse tipo de situação, não apenas uma mas várias vezes. Eu particularmente acho esse tipo de situação muito clichê e apelativa mas certamente há todo um público jovem que frequenta os cinemas atualmente que vai gostar desse tipo de coisa. Que o diga os produtores que tiveram um ótimo lucro com o filme. Produção extremamente barata e de baixo orçamento "Sobrenatural" caiu no gosto do público e rendeu mais de 100 milhões de dólares em bilheteria, um resultado fantástico para um produto tão despretensioso como esse, sem nenhum grande nome no elenco e nem um gasto excessivo em marketing e promoção. Aqui temos realmente um caso de propaganda boca a boca que levou muita gente aos cinemas, inclusive no Brasil, onde o filme também fez sucesso.

Um dos atrativos do elenco de "Sobrenatural" é a presença da simpática atriz australiana Rose Byrne do seriado "Damages" (uma das melhores coisas a surgir na TV americana nos últimos anos). A atriz que se sai muito bem em personagens dramáticos e no limite acabou curiosamente tendo seu maior sucesso nos cinemas com uma comédia leve e descompromissada, dirigida ao público feminino, "Missão Madrinha de Casamento". Aqui ela está mais adequada ao seu estilo de interpretação. Ao seu lado surge em cena o sumido Patrick Wilson. "Sobrenatural" foi dirigido pelo cineasta malaio James Wan. Embora praticamente um novato na direção ele tem no curriculum o roteiro do sucesso "Jogos Mortais". Como diretor ele demonstra saber bem as regras do jogo embora soe repetitivo na maioria das vezes. De qualquer forma esse "Sobrenatural" conseguiu lhe trazer o primeiro sucesso de bilheteria em sua carreira. Em conclusão podemos dizer que "Sobrenatural" é um terror pouco marcante, feito para fazer sucesso em salas multiplex pelo mundo afora, e que cumpriu sua meta pois, para alegria do estúdio, caiu no gosto popular. Não vai mudar sua vida mas pode vir a ser um entretenimento mediano no final da noite. Arrisque.

Sobrenatural (Insidious, Estados Unidos, 2010) Direção: James Wan / Roteiro: Leigh Whannell / Elenco: Patrick Wilson, Rose Byrne, Ty Simpkins / Sinopse: Uma típica família norte-americana de classe média se muda para uma nova casa sem saber que o local guarda terríveis segredos. Seu filho acaba sendo a maior vítima dos acontecimentos sobrenaturais que se manifestam no lugar.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Assassinato por Encomenda

Título no Brasil: Assassinato por Encomenda
Título Original: Fletch
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Michael Ritchie
Roteiro: Gregory McDonald, Andrew Bergman
Elenco: Chevy Chase, Joe Don Baker, Dana Wheeler-Nicholson, Richard Libertini, Tim Matheson

Sinopse:
Fletch (Chase) é um misto de jornalista e detetive particular que entra em um caso cheio de mistérios e questões não solucionadas, envolvendo um milionário que tem muito a esconder.

Comentários:
Todo ator de cinema sonha em emplacar alguma franquia cinematográfica de sucesso. O comediante Chevy Chase conseguiu emplacar duas franquias, essa do Fletch e aquela outra das Férias Frustradas. Foi uma segurança para sua carreira, se bem que se formos analisar tudo com mais realismo essas duas franquias não eram lá essas coisas. Eram, vamos colocar nesses termos, mini franquias, com sucessso limitado. Porém em uma época em que as locadoras de vídeo estavam de vento em popa, era lucratividade certa. Mesmo que os filmes não se tornassem sucesso de bilheteria nos cinemas, sempre se pagavam quando chegavam no mercado de vídeo. E filmes, como esse, que eram menos pretensiosos então encontravam seu nicho de mercado ideal. Assim me lembro dos filmes do Fletch, nas prateleiras das antigas locadoras dos anos 80. Eh, saudade!

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Inverno da Alma

O filme "Winter´s Bone" é seco, duro e frio. Logo no começo somos apresentados a Ree (a linda Jennifer Lawrence) que só tem um objetivo: descobrir onde está seu pai, um sujeito procurado pela policia local por "cozinhar" Metanfetamina (uma droga muito popular entre os pobres americanos). O filme sensibiliza porque a garota só tem 17 anos, dois irmãos ainda na infância e uma mãe com problemas mentais. Ela não tem dinheiro para sustentar sua família e precisa encontrar seu pai pois caso contrário será despejada do local onde vive. O filme não poupa o espectador, toda a dureza da situação é colocada sem amenizações. Tudo é muito sórdido e com uma caipirada de dar arrepios! O destaque do filme é a atriz Jennifer Lawrence que teve aqui seu primeiro papel de destaque. A jovem está aos poucos se tornando uma estrela pois acaba de estrelar o grande sucesso de bilheteria "Jogos Vorazes" além de participar da nova série de filmes da franquia X-Men. Definitivamente tem tudo para estourar nos próximos anos e se tornar uma star de primeira grandeza.

O filme tem produção modesta (custou apenas dois milhões de dólares, uma mixaria para o cinema americano) mas tem um roteiro tão envolvente e um elenco tão bom que isso se torna um mero detalhe. A fotografia do Missouri é cinza, tal qual o argumento do filme. Todos os personagens tem algo a esconder e não existe um só red neck em cena que seja isento de culpa ou sordidez. A diretora Debra Granik é praticamente uma estreante mas mostra muito talento. Em todo momento ela deixa claro que o filme não vai procurar por soluções fáceis e nem vai se render a qualquer tipo de lição de moral, tão típico do cinemão americano. Aliás o bom de assistir produções independentes é justamente isso, elas fogem dos clichês que estamos tão habituados. Enfim, "Winter´s Bone" é como a vida, nem sempre é bonita de ser ver, mas pelo menos é real.

O Inverno da Alma (Winter´s Bone, Estados Unidos, 2010) Direção: Debra Granik / Roteiro: Debra Granik, Anne Rosellini / Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Garret Dillahunt / Sinopse: Ree (Jennifer Lawrence) é uma jovem que parte em busca do paradeiro de seu pai. No caminho encontra tipos estranhos e bizarros que habitam as montanhas da região onde mora.

Pablo Aluísio

Red - Aposentados e Perigosos

Título no Brasil: Red - Aposentados e Perigosos
Título Original: Red
Ano de Produção: 2010
País: Estados Unidos
Estúdio: Summit Entertainment
Direção: Robert Schwentke
Roteiro: Jon Hoeber, Erich Hoeber
Elenco: Bruce Willis, Helen Mirren, Morgan Freeman, John Malkovich, Richard Dreyfuss
 
Sinopse:
Frank Moses (Bruce Willis) é um agente aposentado da CIA. Ele vive de uma pensão paga pelo governo dos Estados Unidos. Sua vidinha suburbana muda completamente quando descobre estar sendo alvo de uma teia de conspirações de sua antiga agência. Para sobreviver recorre aos seus antigos colegas de trabalho, os agentes aposentados Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren).

Comentários:
Sinceramente falando "Red - Aposentados e Perigosos" é uma abobrinha daquelas, um besteirol que tenta conciliar comédia, filmes de espionagem e ação desenfreada (bem caricatural, é bom frisar). Tenta ser muitas coisas ao mesmo tempo mas no final não se sai bem em nada. O tiro saiu pela culatra. Complicado entender como um elenco tão interessante, formado por pessoas talentosas (como Helen Mirren e Morgan Freeman), aceitou embarcar em algo assim, um filme cujo roteiro é primário. Veteranos das telas, parecem apenas brincar em cena, nunca se levando à sério. Não teria sido melhor reunir tantos bons atores em um roteiro menos bobo? "Red" só funciona se você estiver em sintonia com seu estilo mais básico de filmes de ação, caso contrário pode se tornar um grande aborrecimento. Bruce Willis vai seguindo sua sucessão de filmes rasos e ruins. O ator já está nessa há pelo menos uma década. Sem renovação, Willis está estagnado há anos, totalmente parado no tempo. Não participa de nada mais que seja relevante ou de importância. Seus personagens hoje em dia são meras caricaturas de seus papéis do passado onde ainda conseguia chamar alguma atenção. O pior é que aqui ele está bem acompanhado de um bom elenco, mas isso não faz diferença. Confesso que ver Helen Mirren, uma atriz desse nível, em cena usando uma metralhadora antiaérea me deixou constrangido. Uma profissional desse porte fazendo cenas horríveis como essa é realmente algo a se esquecer. Um disparate sem tamanho, com certeza. Outra questão: por que fizeram um filme tão longo assim? Não ensinaram a esse diretor que abobrinhas devem ser de curta duração? Pois é, parece que não. O filme tem um duração excessiva sem estória nenhuma a contar. Enfim, "Red - Aposentados e Perigosos" é como aquela piada sem graça que parece não acabar nunca. Um momento ruim na carreira de tantos atores bons.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Spartan

Um agente secreto do governo americano (Val Kilmer) recebe a missão de resgatar a filha de uma importante autoridade norte-americana. Durante a investigação acaba descobrindo que nem tudo é o que aparenta ser. "Spartan" é um filme interessante embora não consiga fugir da burocracia estética. A produção é cinza, tensa, sem nenhum alívio para o espectador, tão sisuda que soa como telefilme em vários momentos. Achei os primeiros 60 minutos muito bons porém na terça parte final o filme decai. Isso porque o roteiro cai na armadilha daquelas situações paranóicas, bem ao estilo americano. Imagine uma teoria da conspiração levada ao extremo, é justamente isso que encontramos na conclusão de "Spartan". A situação soa fora de propósito, exagerada, extrema e nada verossímil. Também o clímax é mal explicado pois nada é suficientemente esclarecido, até porque podemos até mesmo aceitar pais que não gostam de seus filhos mas da forma como mostrada no filme a coisa toda é forçada demais.

O elenco está apenas ok. Val Kilmer, no controle remoto, tenta passar um mínimo de emoção, mas fica no meio do caminho. A culpa provavelmente nem é dele uma vez que seu personagem, inicialmente extremamente profissional, muda de atitude em um estalar de dedos, sem maiores explicações, levando o filme novamente para uma daquelas situações forçadas citadas que testam a paciência do espectador. O pior acontece com William H Macy, ótimo ator, que aqui é totalmente jogado para escanteio, resultando em um desperdício completo. Enfim, o cinema de David Mamet já viveu dias melhores e "Spartan" no final só vem para confirmar isso. Melhor seria ele deixar essa coisa de teoria de conspiração de lado para voltar a escrever sobre relacionamentos humanos.

Spartan (Spartan, Estados Unidos, 2004) Direção: David Mamet / Roteiro: David Mamet / Elenco: Val Kilmer, William H. Macy, Tia Texada, Derek Luke, Jeremie Campbell, Bob Jennings, Chris LaCentra, Johnny Messner, Ron Butler, Kristen Bell. / Sinopse: Um agente secreto do governo americano (Val Kilmer) recebe a missão de resgatar a filha de uma importante autoridade norte-americana. Durante a investigação acaba descobrindo que nem tudo é o que aparenta ser.

Pablo Aluísio.

The Sunset Limited

Um professor branco (Tommy Lee Jones) e um operário negro (Samuel L. Jackson) estão sentados numa sala de um apartamento de periferia em Nova Iorque. O personagem de Jones acaba de tentar o suicídio pulando na frente do trem Sunset Limited. Salvo no último momento por Jackson ambos agora tentam entender as razões que o levaram à tentativa de se matar. O professor é um sujeito cético, ateu, cansado da vida, sem esperanças. Após tantos anos resolve abreviar sua própria existência. Para ele nada mais é importante ou tem relevância. O velho intelectual não tem religião alguma e está convencido que a morte se resume ao nada, ao vácuo eterno. Segundo suas próprias palavras ele estaria disposto a seguir uma religião que preparasse o homem para o nada absoluto da morte e não as que estão aí que apenas prometem uma outra vida após a morte física, cheia de paraísos e anjos celestiais. Em sua visão tudo isso não passa de meras bobagens. Já o negro, um ex-presidiário que agora trabalha na empresa ferroviária, é o extremo oposto disso. Crente, profundamente religioso, tenta trazer Jesus para a pobre alma do professor. Com a bíblia sobre a mesa, eles discutem sobre Deus, vida após a morte, o nada, o tudo, o vácuo, a salvação. Baseado na peça de Cormac McCarthy, o filme tem ótimos diálogos e um conteúdo expressivo, muito filosófico e teológico que é recomendado especialmente para as pessoas mais versadas sobre esses ramos do conhecimento humano.

A estrutura do filme é teatral. Só existem de fato dois personagens em cena que levantam as questões sobre a existência ou não de Deus. O cenário também é único. A força de Sunset Limited vem de seus diálogos, de sua proposta, das idéias que são debatidas em cena. Não há nenhuma válvula de escape em sua trama, tudo é baseado em seu texto que faz refletir e que lança questões existenciais que ficam conosco mesmo após o final do filme. Adianto que “Sunset Limited” não é um filme de conversão religiosa, nada disso. O roteiro procura sempre não tomar partido, dando chances iguais para ambos os personagens em cena. Em nenhum momento o argumento se mostra verdadeiro para o ateu ou para o religioso. As questões são expostas para que o espectador forme sua própria opinião depois. Essa certamente é sua maior qualidade. Sendo imparcial cada um irá seguir suas próprias convicções pessoais. Enfim indico “Sunset Limited” para pessoas inteligentes que gostem de filosofia, teologia e grandes temas universais. Esses certamente irão gostar da proposta singular do filme.

The Sunset Limited (Estados Unidos, 2011) Direção: Tommy Lee Jones / Roteiro: Cormac McCarthy / Elenco: Samuel L. Jackson, Tommy Lee Jones / Sinopse: Após tentar se suicidar um professor branco debate sobre ateismo, materialismo, teologia e filosofia com um operário negro da linha ferroviária que lhe salvou a vida no último segundo.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Kick-Ass - Quebrando Tudo

Dentro do lamaçal de filmes medíocres em que Nicolas Cage tem se envolvido ultimamente esse "Kick-Ass" é uma dos poucas produções que realmente se salvam. O mérito é de seu roteiro antenado com as novas gerações, fãs de games e computador, que conseguem transitar entre todos esses meios com extrema familiaridade. Foi para esse tipo de jovem high tech que o filme foi feito. Ele une várias linguagens de meios diferentes em uma experiência cinematográfica única. Sem querer ser preconceituoso mas os mais velhos, que não cresceram imersos em tantas tecnologias ao mesmo tempo, certamente vão estranhar um pouco seu ritmo alucinado e inúmeras citações que provavelmente apenas os mais jovens vão captar. "Kick Ass" também exige uma certa postura em relação a ele. É um produto totalmente pop e obviamente não se deve levar à sério demais. É puro entretenimento sem maiores consequências. 

O resultado ficou muito divertido. Também não há como negar que também é muito violento mas é um tipo de violência diferente, estilizada ao extremo, nada verossímil. Como eu disse, não se deve levar nada do que acontece em cena à sério. Mesmo assim o mercado exibidor americano resolveu aumentar sua faixa de classificação o que achei uma medida desproporcional uma vez que a violência do filme como já disse é caricatural, quase de desenho animado, e duvido que alguém vai levar algo como aquilo à sério. Não é à toa que sua principal fonte de inspiração é o universo do mundo dos quadrinhos. O destaque da produção fica com a jovem Chloë Grace Moretz. Há tempos venho prestando nessa atriz mirim (hoje já adolescente) que vem se destacando nos filmes em que aparece, mesmo quando interpreta personagens secundários. Já tive a oportunidade de escrever sobre ela, principalmente em seu trabalho realizado no remake americano de "Deixa Ela Entrar". A garota promete. Aqui sua Hit Girl domina e ofusca todos os demais personagens e atores, até mesmo Nicolas Cage. Por falar nele o ator surge bem envelhecido em cena. Obviamente ele deve ter adorado fazer o filme. Não é segredo para ninguém que seu sonho era fazer um filme como Superman. Aliás ele é fã assumido do universo dos quadrinhos. Seu personagem é uma caricatura de Batman. "Kick Ass" foi dirigido pelo Matthew Vaughn, o que é bem adequado pois certamente soube se comunicar com essa nova geração que é o público alvo do filme. Sua proximidade com o universo dos quadrinhos parece ser a tônica de sua carreira, uma vez que já trouxe para as telas os famosos personagens de Stan Lee em "X-Men: Primeira Classe" e agora prepara a sequência "Kick-Ass 2: Balls to the Wall" atualmente em pós produção. Que venha a continuação então. 

Kick-Ass - Quebrando Tudo (Kick-Ass, Estados Unidos, 2010) Direção: Matthew Vaughn / Roteiro: Jane Goldman, Matthew Vaughn baseado nos quadrinhos de Mark Millar e John Romita Jr. / Elenco: Aaron Johnson, Nicolas Cage, Chloë Grace Moretz / Sinopse: Um grupo improvável de pessoas resolvem incorporar em suas vidas reais o estilo de vida dos super-heróis de quadrinhos. Isso acaba lhes trazendo muitos problemas mas também muita ação e aventura.  

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Marilyn Monroe e Yves Montand

A produção de "Quanto Mais Quente Melhor" foi literalmente um caos. Marilyn causou todos os tipos de problemas para o diretor e elenco. Chegava às seis da tarde para gravar cenas que tinham sido programadas para às nove da manhã, não conseguia falar nem os mais simples diálogos e criava brigas e desentendimentos com todos. Chegou ao ponto de se recusar a entrar no set por achar que um dos operadores de câmera não gostava dela! A verdade pura e simples era que Monroe estava abusando cada vez mais das pílulas e da bebida. A atriz ja amanhecia tomando Champagne e não raro ficava completamente embriagada antes mesmo de ir trabalhar no estúdio. Fora isso as altas doses de Demerol a deixavam completamente confusa, sem saber direito o que fazer. Em última análise Marilyn não era uma má profissional mas sim uma pessoa simplesmente doente que precisava urgentemente de tratamento psicológico.

O Set de "Quanto Mais Quente Melhor" foi tão bagunçado que ninguém mais queria trabalhar ao lado de Marilyn. Quando a Fox anunciou seu novo filme, que seria chamado no Brasil de "Adorável Pecadora" muitos convites foram feitos. Rock Hudson, Gregory Peck e até Brando foram convidados para estrelarem ao lado de Marilyn mas nenhum deles aceitou o convite. Eles sabiam que teriam enormes dores de cabeça se fossem trabalhar com Monroe e assim simplesmente disseram não alegando uma desculpa qualquer. Diante do pavor dos astros americanos para contracenarem com Marilyn a Fox não teve outra alternativa a não ser contratar um estrangeiro para fazer o par romântico da atriz no filme. O escolhido foi o fino e sofisticado Yves Montand, que naquele momento estava vivendo o auge de seu sucesso.

De início Montand e Marilyn se deram bem. Ele era casado com a elegante Simone Signoret, que conhecendo bem a fama da atriz resolveu ficar por perto durante as filmagens. Monroe obviamente também simpatizou muito com ela e ambas começaram uma nova amizade que parecia ser sincera. Tudo parecia muito bem para todos. Infelizmente conforme as filmagens começaram os velhos problemas de Monroe ressurgiram. Ela simplesmente não aparecia no estúdio para as filmagens, deixando todos ali plantados esperando por sua chegada que nunca acontecia. No começo Montand procurou levar na esportiva mas logo percebeu que seria um enorme sacrifício trabalhar ao lado dela. Como sempre Marilyn não conseguia dizer seus diálogos, parecia desnorteada, sem saber direito o que acontecia. Arthur Miller seu marido nada podia fazer pois naquela altura de seu casamento já tinha virado uma sombra da atriz. Monroe o usava apenas para levar sua bagagem de um lado ao outro e Miller se anulou como homem.

Não demorou para que Marilyn começasse a fazer seu jogo de sedução com Montand. Eles estavam hospedados no mesmo hotel, um fino resort com luxuosos bangalôs próximos uns aos outros. Essa proximidade logo se tornou irresistível para Marilyn. Embaixo dos narizes de Arthur Miller e da esposa de Montand, eles logo começaram um apaixonado affair. De manhã quando não aparecia para trabalhar o diretor arrancando os cabelos da cabeça pedia a algum membro de sua equipe para ir chamar Marilyn em seu bangalô. Assim que começou o romance com Marilyn o próprio Yves Montand começou a se voluntariar para ir chamar Monroe. O problema é que tudo não passava de uma desculpa para mais encontros furtivos entre o casal apaixonado. Enquanto toda a equipe ficava de prontidão, Marilyn e Montand se enrolavam nos lençóis brancos da suíte da atriz. Com menos de 20% das cenas filmadas o orçamento do filme estourou. Manter todo um set em prontidão custava milhares de dólares e quando nada era realizado tudo o que restava era um enorme prejuízo para a Fox.

Assim a produção literalmente iria para o buraco. As coisas só começaram a andar de novo porque sem motivo aparente Montand resolveu cair fora daquela aventura. Numa manhã Arthur Miller quase pegara Montand de cuecas dentro do quarto de Marilyn. Temendo que um escândalo desses acabasse com sua carreira na América ele resolveu pular fora. Marilyn ficou desolada completamente. A esposa de Montand já sabia o que acontecia mas preferiu manter sua classe e elegância esperando que seu marido colocasse o juízo no lugar. Quando o filme finalmente ficou pronto e foi lançado a crítica quase que de forma unânime o classificou como uma decepção. Marilyn não estava particularmente bonita em cena, surgindo fora do peso, com olheiras visíveis (fruto da sua eterna dificuldade de dormir). O público americano também não comprou a figura estrangeira de Montand e assim a produção não conseguiu se tornar um sucesso como o anterior "Quanto Mais Quente Melhor".  

Muitos anos depois Montand finalmente assumiu o romance publicamente com sua estrela mas procurou minimizar alegando que tudo não passava de uma "aventura" e que Marilyn estava louca se pensava que ele deixaria sua esposa para viver com ela. Completou dizendo que a achava muito "Infantil, quase  uma criança" e que jamais levaria algo com ela adiante. Já  Simone Signoret amenizou: "Eu sabia que Marilyn tinha um caso com meu marido. Acredito que Arthur Miller também sabia mas nunca consegui ter raiva dela! Ela me deu de presente um lindo lenço que guardo até hoje. Está um pouco puído mas ao se dobrar bem ninguém percebe. Depois que o filme acabou ela nunca mais falou comigo pensando que eu teria ficado magoada com seu caso com meu esposo mas não, ainda a guardei como uma amiga querida, apesar de tudo". Yves Montand pensou que Marilyn o deixaria em paz quando voltasse a Paris mas não foi o que aconteceu. A atriz ainda continuou por longo tempo lhe bombardeando com telefones internacionais. Montand se esquivou como foi possível, evitando falar com ela, dizendo que tinha saído de casa, etc. Até que depois de alguns meses os telefonemas finalmente cessaram. Era mais um caso amoroso fracassado na longa lista da atriz. Mais um trauma que ela tinha que lidar em suas noites solitárias.

Pablo Aluísio.