segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Elvis Presley - King Creole - The End

Elvis Presley - King Creole - The End
Finalizando os textos sobre o filme Balada Sangrenta vamos tecer alguns comentários sobre os resultados comerciais desse momento da carreira de Elvis. Pois bem, o filme e sua trilha sonora fizeram bastante sucesso comercial. O disco logo recebeu o disco de ouro. A RCA Victor fez um belo serviço de marketing nas lojas de discos da época, com posters e material promocional. Como Elvis, naquele momento, era o cantor mais popular dos Estados Unidos, não foi tão complicado assim fazer essa divulgação. Os vários fãs clubes de Elvis por todo o mundo também ajudaram muito nessa promoção. 

Curiosamente a trilha sonora tinha uma sonoridade que procurava soar como o jazz de New Orleans e esse tipo de gênero musical já não era o mais popular naquela época. Fazer as músicas se tornarem hits das rádios jã não foi tão fácil. Ainda assim Trouble e até mesmo a música título King Creole se destacaram nas emissoras da época. A música do single Hard Headed Woman também tocou, mas teve vida curta. De maneira em geral não agradou tanto, apesar dos esforços da gravadora. 

O filme foi igualmente bem sucedido. Quando chegou nos cinemas o diretor Michael Curtiz enviou um telegrama para Elvis felicitando por seu trabalho. Curtiz havia ficado muito preocupado durante as filmagens pois afinal Elvis não era um ator profissional. Assim o cineasta teve que trabalhar bem de perto ao lado de Elvis nas cenas. Afinal ele estava assinando aquela obra cinematográfica e as coisas tinham que ser bem feitas. No final, para seu alívio, tudo deu certo. 

Elvis, por sua vez, nem teve tempo de celebrar o sucesso duplo de King Creole porque ele estava atarefado com os preparativos do serviço militar. Seus dias de James Dean estavam acabados e agora ele seria um recruta como outro qualquer do exército americano. De astro de cinema para recruta Zero. Sem dúvida não foi fácil para Elvis fazer essa complicada transição em sua vida pessoal e profissional.

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - King Creole - Outros Lançamentos

King Creole - Outros Lançamentos
Depois da exibição nos cinemas em 1958 o filme King Creole (Balada Sangrenta) só voltaria a ser exibido na TV americana, no canal CBS em 1966. Depois disso o filme ainda foi reprisado algumas vezes, principalmente pelo canal ABC, mas em horários alternativos. Como a TV colorida estava chegando no mercado dos Estados Unidos as emissoras programavam os filmes em preto e branco para as madrugadas. No Brasil o filme foi exibido pela primeira vez pela TV Tupi, em 1968, dez anos depois que foi exibido nos cinemas. 

Com a popularização dos videocassetes na década de 1980 vários filmes antigos também ganharam suas versões nesse novo formato. Os filmes de Elvis eram lançados em grandes pacotes contendo vários títulos, inclusive em preços promocionais para locadoras de vídeo e também como venda direta ao colecionador. Nos Estados Unidos praticamente todos os filmes de Elvis foram lançados em VHS. Dois pacotes se destacavam, um com os filmes da MGM e outro com os filmes da Paramount. 

Quando o DVD tomou o lugar do VHS os mesmos filmes foram relançados nesse formato nos Estados Unidos. Agora com capas mais bem trabalhadas, de acordo com a época, onde os posters oficiais originais foram devidamente deixados de lado por sem antigos e pouco comerciais para esse novo mercado. Novamente a MGM saiu na frente, colocando à venda todos os filmes de Elvis nesse estúdio. A Paramount lançou logo depois seu pacote, com King Creole entre os títulos disponíveis. 

No Brasil os filme de Elvis da MGM e da Paramount foram comprados pela Rede Globo na década de 1970. E foram exibidos muitas vezes na Sessão da Tarde, algo que continuou nos anos 80. Como King Creole era um filme em preto e branco não era exibido nessa sessão vespertina, mas em 1988 quando o filme completou 40 anos de seu lançamento original ele foi exibido na Globo na Sessão Classe A que passava nas madrugadas de quarte-feira. Era uma sessão especial apenas com filmes clássicos em preto e branco. O filme também chegou a ser exibido no canal Telecine Cult, já na era dos canais pagos. Por fim o filme também ganharia uma versão em VHS quando foi lançado no Brasil ao lado de outros títulos da Paramount como Feitiço Havaiano, Saudades de um Pracinha, Garotas e Mais Garotas, O Seresteiro de Acapulco e No Paraíso do Havaí. 

Pablo Aluísio. 

domingo, 26 de setembro de 2010

Elvis Presley - King Creole nos Cinemas

King Creole nos Cinemas
O filme King Creole (Balada Sangrenta, no Brasil) chegou aos cinemas dos Estados Unidos em 3 de julho de 1958. A estreia contou com uma noite de gala em Los Angeles, com o diretor Michael Curtiz e o elenco do filme, menos Elvis. Ele nunca apareceu para uma première de seus filmes. Uma coisa lamentável, mas na mentalidade tacanha do Coronel Parker, Elvis só apareceria em pública se fosse remunerado. Ele havia dito certa vez: "Se quiserem ver Elvis que paguem um ticket de bilheteria nos cinemas!". Nada era de graça para o velho empresário. 

No Brasil o filme chegou no final de ano, em dezembro, com exibições em cinemas no Rio, São Paulo, Salvador e Recife. Depois foi sendo exibido nas semanas seguintes em várias capitais do país. Naquele tempo os filmes literalmente viajavam pelo país. Grandes rolos de película que as distribuidoras levavam de cidade em cidade para exibição nos cinemas. Primeiro nas capitais, depois na cidades do interior. A distribuidora nacional alugava os rolos para os donos de cinema. Se desse boa bilheteria, o filme continuava em cartaz por mais uma semana. Em Sáo Paulo o filme ficou em cartaz por três semanas, no Rio de Janeiro, por um mês. 

Nos Estados Unidos o filme foi bem elogiado pela crítica. De maneira em geral os jornalistas norte-americanos especializados em cinema gostaram do que viram. Elogiaram Michael Curtiz, que era um diretor respeitado e sobrou elogios até mesmo para Elvis. A mídia em geral deu destaque ao lançamento do filme e ele foi muito bem sucedido nas bilheterias, a tal ponto que a Paramount Pictures quis assinar um contrato de sete anos com Elvis. Isso só não aconteceu porque o cantor tinha outros problemas a resolver. 

Ele havia sido convocado pelo Exército americano para prestar serviço militar. Naquela época, antes da Guerra do Vietnã, o serviço militar ainda era obrigatório. O governo americano até entendeu a situação de Elvis e por isso ofereceu a ele uma alternativa, de serviços promocionas e shows gratuitos para as tropas estacionadas no exterior, algo que vários artistas tinham feito no passado. Só que o Coronel Parker disse não! Como ele já havia dito antes, Elvis jamais iria se apresentar de graça. Com isso Elvis se alistou e foi servir o exército, como um recruta comum. 

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - King Creole - Discografia Brasileira

King Creole - Discografia Brasileira
Para surpresa geral dos fãs brasileiros a trilha sonora do filme foi lançada junto com a chegada do filme nos cinemas. Foi a primeira vez que isso aconteceu pois os discos costumavam chegar com 1 ano de atraso nas lojas de discos. E de forma em geral o álbum brasileiro também era bem fiel ao original norte-americano. Apenas mexeram um pouquinho na ordem das músicas. "Lover Doll", por exemplo, foi deslocada, abrindo o lado B do disco nacional. Nada demais, apenas uma pequena mudança que não interferia em nada na audição.

Depois desse lançamento nos anos 1950 o disco ficou muitos anos fora de catálogo, só voltando ao mercado brasileiro em 1982 no pacote do selo Pure Gold. Há quem reclamasse da qualidade sonora dessa edição, mas eu procuro ver pelo lado positivo. Com selo amarelo da RCA o álbum voltava em uma nova edição para os fãs brasileiros de Elvis. Mudaram um pouco a capa, mudando alguns detalhes da direção de arte original. Em minha opinião a capa ficou até mais bonita. 

Depois disso não houve mais edições em vinil. As músicas do filme só voltariam ao nosso mercado em uma edição em CD por volta de 1992. Uma edição até bem simples, sem luxos. O que mais senti falta foi das fotos do filme que vinham na contracapa das edições em vinil. Foi uma versão econômica demais em meu ponto de vista. Um pouco mais de capricho cairia muito bem. 

Por fim a última vez que tive conhecimento de um lançamento nacional com essas músicas do King Creole foi no Box The King of Rock n Roll que trazia todas as gravações de Elvis feitas nos anos 1950. E claro que essas músicas do Balada Sangrenta também foram incluídas. Curioso é que no box dos anos 60 houve uma separação em dois boxes. Em um apenas músicas de estúdio, no outro as músicas de filmes. Na edição dos anos 50 isso não aconteceu, foi tudo junto e misturado. 

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - King Creole - Sessão de Gravação

Elvis Presley - King Creole - Sessão de Gravação
Essa sessão de gravação foi bem atípica na carreira de Elvis. Como as músicas do filme eram de sonoridade jazz, o estúdio contratou todo um grupo de jazz de New Orleans para gravar as músicas ao lado de Elvis. Foi a primeira gravação da carreira do cantor onde se reuniu mais de 20 músicos dentro do estúdio para gravar as músicas. Muita gente circulando dentro do Radio Recorders, em West Hollywood, Califórnia. Por ser um trabalho bem diferenciado havia um novo produtor na sala de controle. Era a primeira vez que Elvis trabalharia com Walter Scharf que na realidade trabalhava para a Paramount Pictures. 

E o quadro de músicos era realmente amplo. Da turma básica de Elvis  havia Scotty Moore, Blll Black e DJ Fontana. A RCA Victor enviaria de Nova Iorque o pianista Dudley Brooks. O Jordanaire Neal Matthews também tocou baixo em algumas das faixas. Além de trabalhar também no vocal de apoio junto de seus colegas do The Jordanaires. A cantora Kitty White faria o primeiro dueto na discografia de Elvis. Ela foi até o estúdio cantar junto a Elvis na canção "Crawfish". 

Do terceiro grupo de músicos havia a turma do jazz. A grande maioria deles era de New Orleans e estava na Califórnia contratados especialmente pela RCA para tocar no disco. Teddy Buckner tocou trompete. Mahlon Clark atuou no clarinete. Justin Gordon fez ótimas performances em seu sax. Elmer Schneider recebeu elogios por seu trombone. Ray Siegel tocou tuba. Hoyt Hawkins completava o naipe de metais. 

As sessões de gravações foram realizadas em meados de janeiro de 1958. Depois de prontas as gravações masters foram enviadas para a sede da RCA Victor em Nova Iorque para a produção das cópias da trilha sonora e para a Paramount Pictures em Hollywood onde elas seriam usadas nas cenas do filme. Inclusive os roteiristas teriam que ouvi-las antes para encaixar nas respectivas cenas. E assim o trabalho foi concluído, pelo menos na parte musical. Faltava agora ir para o set de filmagens. 

Pablo Aluísio. 

sábado, 25 de setembro de 2010

Elvis Presley - Elvis' Christmas Album - Sessão de Gravação

Elvis' Christmas Album - Sessão de Gravação
Elvis ainda estava acertando os detalhes finais da trilha sonora de Jailhouse Rock quando foi levado para os estúdios da RCA na Califórnia para a gravação de um punhado de músicas natalinas. Era um projeto que fugia bastante da imagem que ele tinha naquele ano. Veja, Elvis havia herdado a coroa de rebeldia que um dia pertenceu a James Dean e isso se consolidava muito bem até mesmo no cinema. Só que de repente, meio do nada, ele entrava em estúdio para gravar músicas de natal. Foi algo que realmente pegou muita gente de surpresa. 

Elvis, que era rápido no gatilho no que dizia respeito aos estúdios de gravação de seus discos, terminou tudo em apenas 3 noites no Radio Recorders, em West Hollywood, na Califórnia. Ele finalizou tudo rapidamente entre os dias 5 a 7 de setembro de 1957. A produção dessa sessão ficou a cargo de Steve Sholes. O veterano produtor não interferiu muito. E isso se reflete nas músicas. Se não fosse a temática das letras poderíamos dizer que o materal era bem de acordo com a sonoridade de Elvis na época. Havia rock, blues e pop, sem problemas. O diferencial é que nas letras ele falava de Papai Noel e coisas de natal, mas no geral, as canções eram bem joviais. Um jovem fã de Elvis ouviria o álbum numa boa, sem problemas. E essa era sem dúvida a intenção da RCA Victor. 

Esse disco contou apenas com a banda habitual de Elvis, os que estavam sempre ao seu lado gravando o material dito convencional. Assim Bill Black estava no contrabaixo, Scotty Moore na guitarra e DJ Fontana na bateria. Esse era o núcleo duro dos músicos de Elvis, aqueles que estavam com ele desde os tempos da Sun Records. 

A novidade veio na presença de Millie Kirkham. Dona de uma voz maravilhosa, ela se juntou aos Jordanaires para trazer um lado feminino nos vocais de apoio. E completando a equipe, Dudley Brooks veio para tocar o piano. Nas primeiras gravações de Elvis na RCA o próprio cantor havia tocado piano em algumas sessões, mas isso seria trabalhoso demais para ele, que ainda atuava muito na criação dos arranjos das músicas. Assim, pelo menos nessa sessão, ele apenas atuou como cantor, mas claro, sem deixar de lado seu trabalho informal como produtor e arranjador de todas as músicas. 

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - Elvis' Christmas Album - Discografia Brasileira

Elvis' Christmas Album - Discografia Brasileira
Pode parecer incrível, mas esse álbum de Elvis só foi lançado no Brasil em duas ocasiões! A primeira edição chegou ao nosso mercado em 1960. Depois disso ficou décadas fora do catálogo, só voltando às lojas de discos nos anos 1990, quando o formato Compact Disc invadiu o mercado fonográfico nacional. E depois disso nunca mais foi relançado, o que diferenciava muito com o que aconteceu na discografia americana, pois por lá o álbum ganhava uma nova edição a cada ano. Pelo visto o público brasileiro realmente não apreciou muito ouvir Elvis cantando músicas de natal! Não teve boa quantidade de cópias vendidas por aqui!

Pois bem, em 1960 tivemos o primeiro Elvis' Christmas Album brasileiro. Perceba que ele foi lançado com três anos de atraso em relação ao original dos Estados Unidos. Também ganhou um título nacional denominado "O Natal de Elvis". Afinal o povo brasileiro, de maneira em geral, não sabia falar inglês. Tinha que traduzir mesmo para o consumidor saber do que se tratava. E não parou por aí. A edição norte-americana era cheia de luxos, com um belo encarte interno com diversas fotos coloridas de Elvis. Era realmente um álbum, desses de abrir a capa interna, ter fotos de alta qualidade, etc. Material de muito bom gosto. 

Na edição brasileira não tinha nada disso. Era um disco simples, comum, sem fotos internas. Também não tinha capa dupla. Era o básico apenas. Até a capa decidiram mudar. Pegaram uma das fotos que vinha internamente no disco original dos americanos e colocaram como capa desse LP no Brasil. Tudo simplificado, sem luxo nenhum. Pelo visto os executivos aqui no Brasil não gostaram da capa original, aquela vermelha com a árvore de natal e os presentes embaixo dela. Devem ter achado a direção de arte brega por aqui. 

A segunda edição nacional do disco chegou ao nosso mercado em 1992 na versão compact disc. Aqui já era totalmente fiel ao original americano. Inclusive com encarte bem produzido, trazendo todas as fotos do álbum Made in USA de 1957. Eu me recordo que ele foi lançado em um minipacote da BMG no Brasil. Nesse mesmo lote foram relançados os dois primeiros discos de Elvis e o Elvis Golden Records. E depois disso esse álbum nunca mais foi lançado em nosso mercado e com o fim das lojas de discos provavelmente nunca mais será reeditado em nosso país. Algo realmente a se lamentar. 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Elvis Presley - Jailhouse Rock - Edição FTD

Elvis Presley - Jailhouse Rock - Edição FTD
Em termos de discografia de Elvis Presley nada se compara a esse selo europeu FTD (Follow That Dream). Realmente o trabalho de resgate que esses produtores fizeram é de deixar qualquer fã de Elvis de queixo caído. Eu definiria facilmente como um trabalho de arqueologia musical. Eles foram até Nova Iorque, Nashville e Hollywood em busca dos tapes originais das gravações de Elvis nos arquivos da gravadora RCA (que aliás nem existe mais pois seu acervo foi vendido para diversos outros selos ao longo de  todos esses anos). Assim se você é um daqueles fãs de Elvis que desejam ter tudo, mas tudo mesmo, de uma trilha sonora de Hollywood como essa, não existe nenhuma outra edição que seja mais adequada. É um daqueles lançamentos para esgotar o tema mesmo, de forma definitiva. 

Algumas sessões de gravação infelizmente se perderam com o passar dos anos, mas outras sobreviveram na íntegra, trazendo ensaios, takes recusados, rakes alternativos, etc. É ouvir Elvis Presley cru, em estúdio, tentando acertar a gravação das músicas com sua banda. Realmente é material de grande qualidade para quem aprecia o trabalho que o cantor fazia dentro dos estúdios. Em relação a sessão da  trilha sonora de "Jailhouse Rock" muita coisa se salvou realmente. É tanto material que torna a audição do CD um verdadeiro exercício também de paciência. São takes e mais takes das músicas e não podemos nos esquecer que a trilha sonora contou com poucas canções, por isso há versões e mais versões das mesmas faixas. Mas enfim, o trabalho de resgate é realmente primoroso. 

Elvis Presley - Jailhouse Rock - Edição FTD  
Jailhouse Rock
Young And Beautiful
I Want To Be Free
Don't Leave Me Now
(You're So Square) Baby I Don't Care
Treat Me Nice (record version)
Jailhouse Rock (take 5)
Treat Me Nice (splice of takes 10/13)
Don't Leave Me Now (second version, take 21)
Don't Leave Me Now (second version, take 18)
I Want To Be Free (take 11)
Young And Beautiful (splice of takes 18/21)
Young And Beautiful (take19)
Jailhouse Rock (movie opening theme, take 6)
Young And Beautiful (jail version, take 3)
I Want To Be Free (jail version, splice of takes 10/12/13)
Young And Beautiful (Roma club version take 7)
Don't Leave Me Now (movie set version, takes 1, 12)
Treat Me Nice (movie version with overdubs, splice of takes 10/13)
Jailhouse Rock (movie version) 
(You're So Square) Baby I Don't Care (movie edit, take 17, take 6)
Young And Beautiful (end title version, splice of takes 8/12/18/22)
Jailhouse Rock (male vocal overdub version)
Don't Leave Me Now (unused first version, take 2)
Treat Me Nice (take 19)
(You're So Square) Baby I Don't Care (take 1)
Treat Me Nice (takes 1 a 13)
I Want To Be Free (takes 1 a 13)
Young And Beautiful (takes 1 a 22)

Pablo Aluísio. 

Elvis Presley - Loving You - Discografia Brasileira

Elvis Presley - Loving You - Discografia Brasileira
O álbum Loving You foi lançado no Brasil nos anos 1950, só que chegou aos fãs brasileiros com um ano de atraso, em 1958. Era praticamente idêntico ao disco americano, apenas trazendo de diferente a ordem das músicas. "Party", por exemplo, foi levada para o Lado B. E "Don´t Leave Me Now" foi realocada para abrir esse mesmo lado do LP. Curiosamente o disco manteve a mesma direção de arte do disco americano, o que não era muito comum porque naqueles tempos as representantes nacionais das gravadoras estrangeiras costumavam mexer no disco de todas as formas, inclusive mudando as capas. A edição brasileira levou o código de identificação BKL92. 

O compacto simples do filme também foi lançado, com Loving You no lado A e Teddy Bear no lado B. E não ficou por aí, a RCA Brasil ainda colocou no mercado nacional um dos dois compactos duplos americanos, provando que Elvis era bom de vendas em nosso país. Nas rádios o sucesso veio mesmo com a balada "Loving You", seguindo um pouco atrás "Teddy Bear". É interessante notar que "Loving You" fez mesmo bastante sucesso no Brasil, a ponto de ser incluída no disco "Elvis Disco de Ouro" de 1977, o disco brasileiro de Elvis mais vendido da história. E não podemos nos esquecer também que a faixa ainda foi lançada por Roberto Carlos até recentemente. O Rei brasileiro também quis fazer sua versão da música. 

Pois bem, o disco Loving You ainda ganharia mais duas edições brasileiras. A segunda seria lançada em 1982 naquela série "Pure Gold" que recolocou no mercado brasileiro diversos discos da carreira de Elvis. Esse LP dos anos 80 teve seu mono original reprocessado eletronicamente para Stereo, algo que nem todos os fãs gostaram. De fato muitos reclamaram do som desse vinil. Eu não seria tão crítico, acho OK. Nesse disco de 82 também houve uma pequena modificação da direção da arte da capa. Eu achei de muito bom gosto. O selo desse vinil era amarelo, sendo diferente do original preto da RCA dos Estados Unidos. Por fim, nos anos 90, com a explosão do CD no mercado nacional, houve a terceira edição de Loving You no Brasil. Poucas cópias foram colocadas no mercado, sendo hoje em dia essa edição uma verdadeira raridade. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Elvis Presley - Jailhouse Rock - Sessão de Gravação

Jailhouse Rock - Sessão de Gravação
Finalizando esses textos sobre o filme e trilha sonora do filme "O Prisioneiro do Rock" vou tecer alguns comentários sobre a sessão de gravação das músicas do filme. Essa foi bem complicada para Elvis e banda. O próprio Elvis se lembraria anos depois como foi trabalhosa a gravação da faixa título do filme. Realmente, não foi apenas uma sessão de gravação, como era comum acontecer com Elvis naqueles tempos, mas várias delas. A primeira foi realizada em abril de 1957, mas seriam necessárias mais quatro retornos aos estúdios para finalizar tudo. 

O próprio Elvis ficou meio aborrecido. A MGM não se contentou apenas com a gravação das músicas que iriam fazer parte da trilha sonora em disco, mas eles queriam também versões diferentes, para usar no filme, no trailer e até mesmo para comerciais de TV quando o filme fosse exibido anos depois na televisão. Mal terminava uma sessão e a MGM informava a Elvis que ele teria que voltar alguns dias depois para gravar outros registros, conforme a demanda fosse surgindo. O diretor musical da Metro mandava memorandos conforme ia lendo o rorteiro. Sempre tinha alguma faixa diferente para gravar. 

Elvis achou aquilo tudo um exagero, mas como estava preso por contrato com o grande estúdio de Hollywood, foi lá e como um bom profissional que era, gravou tudo que lhe foi pedido. O produtor dessas sessões de gravação foi Jeffrey Alexander, apoiado pelo engenheiro de som Thorne Nogar que curiosamente, com o passar dos anos, iria se tornar produtor de Elvis em algumas sessões de estúdio em Hollywood. A turma da RCA como Steve Sholes praticamente nunca trabalhava nas trilhas sonoras de Elvis porque essas eram gravadas em Hollywood por equipes determinadas pelos estúdios da Califórnia. O material era inclusive composto e arranjado por eles. 

Tudo foi gravado no Radio Recorders, em West Hollywood, na California. Depois as masters foram enviadas para a RCA Victor em Nova Iorque para que fossem terminadas e depois lançadas nos respectivos discos de vinil. Muitos anos depois Elvis foi perguntado sobre quais músicas lhe deram mais trabalho. Ele nem precisou pensar duas vezes e disparou: "A música que deu trabalho mesmo para terminar foi Jailhouse Rock! Ufa, essa foi complicada!"

Pablo Aluísio.