quarta-feira, 12 de setembro de 2007

10 Curiosidades Sobre "Espíritos Indômitos"

1. Por esse primeiro papel no cinema Marlon Brando recebeu um cachê de 50 mil dólares, um bom valor para 1949 quando ele foi contratado. Por essa época Brando também fechou contrato com o agente Jay Kantor que iria se tornar não apenas seu empresário mas também um grande amigo. Ficaram juntos por mais de 40 anos.

2. Apesar de ter adiado muito tempo para entrar no cinema, Brando levou seu papel bem a sério. Um mês antes das filmagens começarem resolveu conhecer veteranos de verdade no hospital das forças armadas em Nova Iorque. O contato lhe fez abrir os olhos. Brando decidiu que não iria interpretar seu personagem como se ele fosse um "coitado" mas sim como um homem de imensa bravura pessoal.

3. Para as cenas de esportes envolvendo cadeirantes, Brando sugeriu ao diretor Fred Zinnemann que ele trouxesse os veteranos que tinha conhecido em Nova Iorque. A sugestão foi aceita. Todos que participam do jogo de basquete são ex-soldados feridos na guerra, alguns que se tornaram amigos de Brando quando ele foi até o hospital de veteranos estudar seu papel. 

4. Para acostumar ao seu papel como um paraplégico, Brando permaneceu em uma cadeira de rodas dentro e fora do set durante todo o período das filmagens. Ele relutantemente abriu uma exceção para este "método", a fim de participar de uma festa de Hollywood, onde ele queria conhecer Charlie Chaplin. Sua companheira Shelley Winters o convenceu de que não daria para ele ir de cadeira de rodas para uma festividade como aquela.

5. Durante as filmagens Brando se hospedou no apartamento do ator Richard Erdman, que também estava no filme em um papel coadjuvante. Brando não se deu muito bem com Erdman pois era desorganizado, bagunceiro e comia toda a comida da geladeira, sem depois ajudar nas despesas. Assim que o filme acabou Erdman decidiu colocar Brando para fora de lá!

6. Depois do sucesso do filme, empresários do setor de rádios de Nova Iorque tentaram contratar Brando para atuar numa versão radiofônica do filme. Brando então pediu um cachê de 100 mil dólares, que obviamente foi recusado. Já a atriz Teresa Wright topou participar do programa que foi ao ar em 17 de dezembro de 1951 numa versão de apenas 60 minutos para a sessão denominada "Lux Radio Theater".

7. Por insistência de Marlon Brando o estúdio contratou mais veteranos do que era necessário para filmar as cenas do filme. No total 49 pacientes do Birmingham Veterans Hospital foram contratados como figurantes para "Espíritos Indômitos". 

8. Após concluir o filme Brando declarou que jamais faria outro filme pois o cinema americano era muito estúpido para criar algo realmente relevante do ponto de vista artístico.

9. Já para os amigos Brando dizia outra coisa, afirmava que trabalhar no cinema era bem mais fácil e lucrativo do que encarar os palcos de teatro de Nova Iorque.

10. Coincidência ou não, logo após as filmagens, Marlon Brando foi convocado pelo exército americano para exames médicos. Caso fosse aprovado ele seria convocado (na época o serviço militar ainda era obrigatório nos Estados Unidos). Felizmente para o ator ele acabou sendo dispensado por causa de um antigo problema no joelho que ele havia contundido em um jogo de futebol americano na escola. Com os problemas ele entrou na categoria F4 e se livrou de ir para a Guerra da Coréia que estava começando justamente naquele mesmo ano.

Pablo Aluísio.

James Dean e Paul Newman

No começo de sua carreira, quando era apenas um jovem ator tentando descolar algum trabalho, Paul Newman conheceu James Dean, o ator rebelde que estava virando um mito em Hollywood. Ambos se encontraram por acaso no Actors Studio em Nova York. Dean nunca fora conhecido por ser um sujeito simpático fora das telas mas na ocasião pareceu ser educado com o novo colega. Em plena aula eles tinham que improvisar uma cena de amor ou ódio. James Dean brincou dizendo que deveriam fazer uma cena de duas pessoas que se amavam muito, o que era estranho para Paul Newman naquela ocasião. Dean então virou-se para ele e sugeriu que fizessem algo que colocasse a sala "em chamas"! Newman se assustou com aquele tipo de proposta e brincou rebatendo: "Hey amigo, vamos com calma! De onde eu venho nós gostamos de trabalhar melhor as coisas...".

Anos mais tarde Newman admitiu que aquele primeiro encontro com James Dean o havia deixado preocupado. Dean tinha deixado meio claramente que se relacionava tanto com homens como com mulheres, e que era um sujeito aberto a todos os tipos de relacionamentos. Na época Paul Newman era casado, tinha filhos e não tinha entendido ainda muito bem como a comunidade gay dava as cartas no mundo do teatro e do cinema americanos. Ele era um hétero convicto e ficou com um pé atrás sobre o que ouvia de seus colegas de Actors Studio. Numa conversa trivial entre as aulas, Jimmy Dean confidenciou para Newman que estava tendo um caso amoroso com um grã-fino chamado Rogers Brackett que o estava bancando em Nova Iorque. Aquilo certamente foi meio chocante para Newman. Ali Dean havia admitido não apenas que era gay, mas que também era sustentado por um homem rico. Duas revelações bombásticas para Newman.

Ao que tudo indica James Dean acabou desenvolvendo alguma queda por Paul Newman. Tempos depois durante um teste de câmera para um filme - um trecho que sobreviveu ao tempo - Newman e Dean surgem juntos na tela. Newman parece pouco à vontade, dando risinhos nervosos. Já Dean é todo presunção. Após trocarem olhares suspeitos, Dean não se contém mais e diz para Paul: "Vamos lá, me beije!". Newman cai na gargalhada logo em seguida. Dean sabia que Newman era um sujeito quadrado, que tinha filhos, obrigações de pai de família e tudo mais e por isso não levou adiante seus ataques! O máximo que conseguiu de Paul Newman foi levá-lo ao apartamento onde morava, onde passaram à tarde de bobeira. Dean deu a Paul um boné de presente, todo vermelho, que ele depois usaria em um jogo de beisebol.

Alguns escritores acreditam que Dean e Newman acabaram tendo um caso passageiro, nada importante ou marcante. A professora de dança de James Dean na época, Eartha Kitt, disse que que eles tiveram sim uma ligação debaixo dos lençóis. Aliás ela chegou inclusive a ir além em suas confidências, dizendo que havia transado com os dois no apartamento de James Dean. Ela afirmou que aquilo havia sido "uma das experiências mais celestiais da minha vida. Essas duas beldades me transportando para o céu. Eu nunca soube que o ato sexual podia ser tão bonito." Verdade ou apenas fantasia de alguém que procurava notoriedade com a imprensa?

Amigos ou amantes, o fato é que as coisas ficariam ruins entre eles pouco tempo depois. James Dean venceu a disputa por um papel importante e Paul Newman foi até ele pedir que Dean falasse com o diretor para que lhe arranjasse um personagem coadjuvante para trabalhar. Dean disse que não o ajudaria.

Newman ficaria ainda mais chateado depois quando perderia mais um papel, só que dessa vez para o atlético Tab Hunter, um ator que nunca fora conhecido por ser um grande talento. Anos depois ele confessaria sua frustração ao afirmar: ""Perder para James Dean era uma coisa, mas como eu poderia viver após perder um papel para Tab Hunter?" Nesse meio tempo James Dean se espatifou em um terrível acidente na estrada de Salinas. Paul Newman ficou bem triste, não apenas por sua morte, mas também por nunca ter tido a oportunidade de reatar sua amizade com Dean. Ele jamais confirmou que tinha tido um namoro com Dean, dizia apenas que tinham sido colegas de estudos em Nova Iorque. "Era um bom sujeito", finalizou ao resumir James Dean.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Marilyn Monroe e Charles Chaplin Jr

Na foto ao lado temos um dos primeiros ensaios de Norma Jean já contratada pela Fox e com o nome de Marilyn Monroe. Entre as mudanças Marilyn exibe seus cabelos loiros, recentemente pintados por ordem do diretor de elenco do estúdio. Na verdade era uma época dura para ela, já que apesar de estar contratada por um ano, com salário de 75 dólares semanais, essa quantia ainda era muito pouco para se viver de forma digna em Los Angeles. Assim ao lado de seu trabalho como atriz ela continuou a fazer ensaios fotográficos como modelo. O interessante é que Marilyn logo percebeu por essa época a importância de se fazer amigos na imprensa e no meio social de Hollywood. Ela conheceu Charles Chaplin Jr, filho do grande ator e diretor, e pensou que ele de alguma forma lhe ajudaria em sua carreira mas com o tempo descobriria que isso seria em vão. Chaplin Jr era uma triste figura. Ele também tinha o sonho de ser um grande ator mas a sombra de seu famoso pai o massacrava.

O trágico para Marilyn era que ao contrário do que poderia se supor Charles Chaplin Jr era tão pobre e sem perspectivas quanto ela. Seu pai não lhe dava uma ajuda consistente e nem procurava lhe ajudar a ser um ator de sucesso. Pelo contrário, Charles Chaplin, o eterno Carlitos, lhe dava o mínimo para que ele não morresse de fome e pagasse o aluguel de um quarto barato na periferia. Charles Chaplin Jr contou a Marilyn que seu pai era um sujeito ignorante, imbecil e violento com a família. Certa vez esmurrou um de seus filhos em plena noite de natal. Na outra o expulsou de um almoço o chamando de vagabundo imprestável. Também preferia ajudar as inúmeras amantes (algumas menores de idade) do que dar a mão a seus filhos em dificuldades. Como era muito influente em Hollywood todos os grandes estúdios evitavam contratar seu filho e isso o jogou numa vida de muitas dificuldades, alcoolismo, desemprego e depressão.

Talvez a vida trágica de Charles Chaplin Jr tenha despertado o lado mais maternal e amigo de Marilyn e ela ficou ao seu lado, mesmo sabendo que nada viria dali em termos de ajuda profissional. Eles chegaram a ter um breve romance mas logo ficou claro que eram melhores como amigos do que como amantes, além disso Marilyn não conseguia se decidir entre Charles Chaplin Jr ou seu irmão Sidney, outro filho renegado de Chaplin que vivia de forma miserável em Los Angeles. Após namorar por algumas semanas com Chaplin Jr ele a flagrou na cama do próprio irmão. Não houve brigas e nem atritos, apenas o convencimento mútuo de que um romance entre eles não tinha qualquer futuro.

Embora Marilyn tenha se esforçado para ajudar os amigos Chaplins, o fato é que essa aproximação acabou causando mais danos a ela do que benefícios. Charles Chaplin Jr estava entrando no mundo das pílulas e acabou passando esse vício para Marilyn que passou a acreditar que uma bolinha era o segredo e solução para tudo - para ajudar a levantar o astral, emagrecer e conter os acessos de fome. O estado sempre melancólico e depressivo de Charles Chaplin Jr também acabou contagiando a amiga. Em determinado ponto de sua vida ele não conseguiu mais lidar com o fracasso e começou a alimentar ideias de se suicidar. Mais de uma vez Marilyn o salvou de literalmente pular pela janela de seu apartamento barato onde morava. Em pouco tempo esse tipo de pensamento mórbido, de acabar com a própria vida, acabaria sendo absorvido pela própria Marilyn, algo que com o tempo se tornaria um verdadeiro desastre emocional para sua vida pessoal.

Pablo Aluísio.

A Deusa - As Vidas Secretas de Marilyn Monroe

A ótima biografia "A Deusa - As Vidas Secretas de Marilyn Monroe" de autoria de Anthony Summers é uma excelente dica para quem estiver interessado na história pessoal de Marilyn Monroe. Temos aqui, em pouco mais de 500 páginas, um ótimo retrato de um dos maiores ícones da história do cinema americano. Marilyn aparece nas páginas desse livro sem retoques, com sua real faceta, mostrando como era uma pessoa atormentada, carente, complexa e confusa. Nascida sem uma estrutura familiar sólida (sua mãe enlouqueceu e foi internada em um asilo e seu pai sumiu) a pequena Norma Jean abriu caminho na vida de uma forma surpreendente, se tornando até hoje no maior símbolo sexual feminino que se tem notícia. Ao longo de capítulos curtos o autor vai revelando os detalhes da vida de Marilyn, fatos esses que foram coletados por inúmeras entrevistas que realizou ao longo de uma extenso período de pesquisa. Ele entrevistou atores, diretores, empregados e ex namorados da atriz para formar um mosaico de sua personalidade.

A Marilyn que emerge de suas páginas é uma mulher cheia de problemas pessoais, afetivos, psicológicos mas ao mesmo tempo dona de um raro talento para surpreender em cena. Embora fosse uma atriz extremamente problemática nos sets de filmagens, Marilyn sempre conseguia se superar em seus filmes, mostrando muita presença e glamour. As histórias de bastidores de seus filmes já valem por si só o valor da compra da biografia. A atriz era a antítese do profissionalismo. Sempre causava algum tipo de confusão durante as produções: nunca chegava no horário certo, brigava com outros atores e atrizes, infernizava a vida dos diretores e levava sempre uma professora de interpretação a tiracolo. Também tinha um pavor patológico de gravar suas cenas, causando atrasos e mais atrasos por causa de sua insegurança fora do normal. Não raro abandonava os estúdios e sumia por dias, sem ninguém saber ao certo seu paradeiro. Apesar disso, como bem recorda o grande ator Lawrence Olivier, quando o filme era finalmente exibido a grande presença na tela sempre era dela, de Marilyn, que roubava as cenas dos demais atores.

A vida pessoal também era bastante conturbada. Marilyn casou oficialmente três vezes, embora haja até hoje a suspeita de que tenha casado uma quarta vez no México, em uma noite de loucuras. Casou-se pela primeira vez aos 16 anos em um casamento arranjado por sua tutora que queria se livrar dela. Depois que o marido foi para a marinha, Marilyn tratou de correr atrás de seu sonho de virar atriz em Hollywood. Ao mesmo tempo em que começava a despontar como modelo e atriz seu casamento ia por água abaixo. O segundo casamento foi com o mito do beisebol americano Joe DiMaggio, um descendente de italianos, casca grossa, ciumento e truculento que chegou a bater nela, causando o inevitável divórcio. Por fim se uniu ao intelectual Arthur Miller em sua última tentativa de ser feliz no matrimônio. Foi um casamento marcado pela indiferença e frieza por parte dele e de infidelidade por parte dela.

Outro ponto interessante do livro é aquele que trata sobre o envolvimento de Marilyn com os irmãos Kennedy (John, o presidente e Bobby, o procurador geral). O autor analisa as diversas teorias de que Marilyn teria sido morta em uma conspiração envolvendo o alto escalão do governo americano no começo da década de 60. Embora não se possa chegar na verdade absoluta dessa questão o escritor faz uma análise bastante interessante dos eventos e mistérios que cercam a morte da atriz. O uso abusivo de drogas e os problemas mentais dela também são enfocados de uma maneira lúcida e coerente. A única conclusão que podemos tirar após ler essa biografia é que apesar de ter alcançado os picos da fama, ter conquistado dinheiro e poder dentro da indústria cinematográfica, Marilyn Monroe morreu solitária e infeliz. Como todo mito que se preze, Marilyn também foi sepultada em sua incrível fama.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Love, Marilyn

Esse ótimo documentário "Love, Marilyn" está sendo exibido pela TV a cabo brasileira, no canal HBO. Eu indico por várias razões. Uma delas, a principal, é que toda a linha de diálogos foi escrita em cima de textos esparsos que Marilyn deixou em vida. Quem dá voz aos pensamentos mais íntimos da atriz são atores de ponta em Hollywood tais como Elizabeth Banks, Glenn Close, Ellen Burstyn e até Lindsay Lohan! Isso porém não é tudo. As opiniões de escritores, diretores e demais pessoas que conviveram com a atriz também surge em cena, interpretados por atores do naipe de um F. Murray Abraham, Ben Foster e Adrien Brody. Tudo de muito bom gosto e sofisticação.

A Marilyn Monroe que surge desses escritos revela uma personalidade complexa e dúbia. Ora escreve como uma garotinha inocente e assustada, ora como uma garota esperta, inteligente e astuta. Não me admira que seja assim. Pessoas que conviveram com Marilyn pessoalmente afirmam que isso era um traço muito claro de seu modo de ser. Ela poderia ir do choro ao ódio, da inocência completa à simulação, em questão de segundos. Além disso era capaz de passar a perna em sujeitos que eram ditos e considerados verdadeiros intelectuais, enquanto que ela, com sua imagem de "loira burra" se mostrava sagaz!

O que poucas pessoas sabem é que Marilyn na verdade não era apenas uma leitora voraz mas uma escritora também. Ela tinha sempre ao lado um caderninho ou uma agenda onde escrevia coisas que achava importantes, seja um lembrete sobre algo do dia a dia, seja uma frase inteligente que ouvira. Depois começou a criar o hábito de também escrever seus próprios pensamentos e é justamente em cima deles que o filme foi construído. Também temos que elogiar e louvar o trabalho desses grandes nomes do teatro e cinema americanos que participaram desse documentário. Estão em grande forma. Até a celebridade Lindsay Lohan está bem, vejam só!  Enfim, tudo do melhor bom gosto embalado com ótimo conteúdo. Não vá perder!

Love, Marilyn (Idem, EUA, 2012) Direção: Liz Garbus /  Roteiro: Liz Garbus / Elenco: F. Murray Abraham, Elizabeth Banks, Adrien Brody, Glenn Close, Ellen Burstyn, Lindsay Lohan, Ben Foster / Sinopse: Documentário em que atores e atrizes famosos de Hollywood da atualidade contam e dão voz a pensamentos e escritos de Marilyn Monroe.

Pablo Aluísio.

10 conselhos de beleza por Elizabeth Taylor

Elizabeth Taylor foi uma das mulheres mais admiradas do mundo por sua beleza. Ela primava por um look sempre mais natural, que valorizasse seu rosto e seus olhos, que tinham uma cor muito rara, até para europeus do norte. Ela foi fonte de inspiração no mundo da moda e desde muito jovem um símbolo do glamour de Hollywood. Qual era o segredo? A própria Liz responde deixando dez conselhos para que as mulheres fiquem cada vez mais lindas.

1. Nunca exagere na maquiagem ao redor dos olhos
2. Nunca copie a maquiagem de uma outra mulher
3. Use cílios postiços
4. Nunca use roupas decotadas demais ou vulgares
5. Use suas jóias com elegância e não como ostentação
6. Seja casual e sincera com as pessoas
7. Sorria para todos, nunca fale palavrões
8. Nunca exagere o perfume
9. Tenha muito cuidado com as unhas, principalmente em jantares festivos
10. Combine sempre seu sapato com o vestido para criar um conjunto elegante e equilibrado de cores.

Pablo Aluísio. 

domingo, 9 de setembro de 2007

Paul Newman - O Cálice Sagrado


O Cálice Sagrado (The Silver Chalice, EUA, 1954) Direção: Victor Saville / Roteiro: Lesser Samuels, baseado na novela de Thomas B. Costain / Elenco: Virginia Mayo, Pier Angeli, Jack Palance, Paul Newman.

Pablo Aluísio.      

sábado, 8 de setembro de 2007

Rock Hudson / Elizabeth Taylor / Montgomery Clift


Rock Hudson
Foto promocional do ator Rock Hudson publicada em uma revista americana de grande circulação na época. Rock foi formado no departamento de artes da Universal. Esse estúdio providenciava tudo o que um futuro astro precisava aprender para se tornar um sucesso de bilheteria. Aulas de etiqueta social, de arte dramática, figurino e dicção. Rock assim foi formado pela Universal desde cedo para se tornar um astro. Naqueles tempos esse sistema era chamado de Star System e após o sucesso o ator, vinculado por contratos profissionais, se tornava exclusivo do grande estúdio que o formou. Era uma troca lucrativa, a companhia cinematográfica criava o astro e esse em troca se vinculava de forma fiel a ela. Rock cumpriu sua parte e só em fins dos anos 1960 deixou a Universal que tanto o ajudou em sua escalada rumo à fama.


Rock Hudson e a homossexualidade
Rock Hudson posa ao lado de uma jovem modelo em seus anos de glória em Hollywood. Rock era o galã dos sonhos nos anos 1950. Alto, bonitão, forte e muito simpático ele era o sonho de toda mulher americana na época. Só que Rock também guardava um grande segredo: ele era na verdade gay. Seus amigos estavam sempre tentando arrumar uma garota para Rock, mas isso nunca dava certo. Embaixo de uma postura completamente máscula, Rock se encontrava às escondidas com seus amantes masculinos. Para evitar fofocas, ainda mais depois que ficou muito famoso, ele se casou com Phyllis Gates que era secretária de seu agente, Henry Wilson. As coisas porém não deram certo como era de se prever e Rock se separou pouco tempo depois. Ela, por outro lado, pelo menos teve a honra de ter sido casada com o homem mais cobiçado da América.


Rock Hudson e o Cigarro
Rock foi um fumante inveterado durante toda a sua vida. Seu consumo médio era de duas a três carteiras de cigarro por dia. Na época - em plenos anos 1950 - fumar era uma coisa normal, vista até como algo charmoso e elegante. Só anos depois foi que se descobriu que o fumo poderia trazer grande mal para a saúde. Rock pagou o preço por seu vício. Teve problemas de coração que seu médico associou ao fumo exagerado, tendo que realizar uma complicada operação de safena. Mesmo assim não deixou o cigarro de lado. Sobre o fumo certa vez declarou: "Espero que os cientistas logo descubram que o fumo faz muito bem para a saúde, que a fumaça destrói todos os micróbios e germes pois só assim poderei fumar sem culpa". Rock jamais largou o cigarro e fumou até os últimos momentos de sua vida.


Os Olhos de Elizabeth Taylor
Liz tinha uma tonalidade muito rara em seus olhos. Na verdade eles eram da cor azul-turquesa que mesmo entre pessoas de olhos azuis é raríssimo. Em uma época em que a beleza era fator essencial para se construir uma carreira de futuro no cinema americano, Liz se destacou logo entre as candidatas ao estrelato. Na verdade ela foi atriz mirim, começando a trabalhar ainda muito cedo, na infância. Seus pais viam grande potencial no talento de Elizabeth e ela assim foi subindo os degraus da fama. Anos depois ela diria que se identificava de certo modo com a história de seu amigo Michael Jackson, que também trabalhou desde muito jovem, perdendo em parte as experiências da vida típicas da idade. Enquanto as demais crianças brincavam, eles estavam sendo pressionados para dar o melhor de si nos palcos e nas telas.


Elizabeth Taylor e Montgomery Clift  
Liz e Clift curtem uma pausa nas filmagens de "Um Lugar ao Sol". Foi nesse filme que nasceu uma bela amizade entre eles, algo que iria durar até o fim da vida de Clift. Até hoje essa relação é fruto de dúvidas dos autores que escreveram biografias sobre esses astros. Para muitos Monty tinha uma paixão platônica devastadora por Liz - a ponto de ter sido apaixonado em segredo por ela por anos e anos. Para outros o ator era gay e por isso não sentia maior atração pela atriz. Por fim há aquele grupo que defende que Montgomery Clift realmente nutria uma paixão verdadeira por Liz, embora ela fosse impossível por causa da natureza assexuada do ator. Quem tem razão? Não importa, eles sempre serão eternos nos filmes que fizeram juntos. Imortais na tela para sempre.

Pablo Aluísio.
 

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Victor Mature

Victor Mature nunca foi considerado um bom ator. Mesmo assim conseguiu se firmar em Hollywood em uma longa e produtiva carreira, participando de mais de 50 produções, algumas delas grandes clássicos do cinema de todos os tempos! Como conseguiu tal façanha? Simples, Mature além de carismático era o que se pode chamar de um sujeito boa praça. Amigo de todos, não se envolvia em confusões e nem em mexericos. Nunca criou problemas no set e não tinha inimigos no meio cinematográfico.

Era educado, humilde e se dava bem com todo mundo no set, do diretor ao mais simples membro de equipe de filmagem. Tratava a todos de forma igual. Nada mal para um caipira do Kentucky que foi a Hollywood tentar a sorte. De porte físico privilegiado, alto (quase 1.90m de altura) ombros largos e musculosos, Mature foi aos poucos subindo os degraus da fama. Participou de pequenos filmes de faroeste e aos poucos foi se destacando. Sabia que não era um grande ator mas com sua simpatia pessoal foi fazendo amigos e sendo escalado em diversos filmes.

Após ser dirigido por John Ford conseguiu o grande papel de sua vida, o de Sansão no clássico dirigido por Cecil B. DeMille, "Sansão e Dalila". Prestativo caiu nas graças do famoso produtor / diretor que lhe deu o maior papel de sua vida. No set colecionou histórias engraçadas principalmente na cena da luta do leão com Sansão. Apesar de ter sido tranquilizado por DeMille que o leão era manso e domesticado resolveu não fazer a cena, deixando tudo nas mãos de seu dublê! Depois do sucesso desse filme Mature foi escalado sistematicamente para vários épicos do mesmo estilo tais como "O Manto Sagrado", "Demetrius, o Gladiador" e "O Egípcio". De fato se tornou o ator padrão dos chamados épicos bíblicos. Depois de alguns anos realizando produções desse tipo a fórmula se desgastou e Mature se dedicou a produções menores, filmes de orçamentos modestos que serviram para ele continuar trabalhando.

Além de ter feito muitos filmes Mature também teve vários casos amorosos em Hollywood. Só de casamentos foram cinco, fora suas conquistas que incluíram várias atrizes famosas como Lana Turner, Susan Hayward, Rita Hayworth e Esther Williams. No final de sua vida Mature assim como outros astros envelhecidos, como Randolph Scott, por exemplo, se dedicou ao Golf como hobby e passatempo. Seus últimos dias foram passados em seu rancho localizado em Santa Fé. Lá faleceu aos 86 anos cercado de amigos e familiares. Nada mal para um sujeito que nem se considerava um ator de verdade.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Ava Gardner: As Conversas Secretas

No final de sua vida, cheia de dívidas e com receio de perder suas economias e joias valiosas dadas por inúmeros amantes ao longo da vida a estrela Ava Gardner resolveu abrir o jogo. Contratou um ghostwriter e resolveu contar um pouco das histórias picantes de Hollywood que viveu nos chamados "Anos de Ouro" do cinema americano. Ava teve casos amorosos famosos com gente como Frank Sinatra (que era perdidamente apaixonado por ela), Mickey Rooney (seu primeiro marido) e Howard Hughes (o excêntrico bilionário americano).

Em uma primeira versão Ava contava todos os detalhes, inclusive de alcova e não poupava praticamente ninguém. Frank Sinatra, por exemplo, era mostrado como um sujeito inconveniente, maníaco e desagradável, que logo perdeu o respeito de Ava por viver em seu pé, fazendo declarações de amor melosas e crises de choro quando era rejeitado por ela (que parece nunca ter gostado realmente do cantor). Mickey Rooney, o primeiro marido, também não escapa da língua venenosa de Ava. Ele é definido de modo impiedoso por ela como um "anão". Só alivia a barra do baixinho Rooney ao reconhecer que apesar da pouca altura era de fato um bom amante.

O pior sobra para Howard Hughes. Todos sabem que o famoso milionário tinha problemas mentais que ao longo dos anos o deixaram completamente louco e isolado em um quarto de hotel em Las Vegas. Quando se relacionou com Ava, Hughes ainda gostava de desfilar com beldades de cinema pelos salões mais exclusivos de Hollywood. No começo Ava se encantou com o novo namorado mas logo percebeu seus problemas de comportamento. Segundo suas memórias "Hughes era meio surdo e não falava muito e quando o fazia dava opiniões ofensivas, racistas e muitas vezes insuportáveis". Depois de uma briga violenta Ava jogou um pesado cinzeiro de metal na cara de Hughes que se não tivesse se abaixado a tempo teria sido atingido em cheio. Foi o fim do romance entre a estrela e o milionário. Já em relação a outros colegas Ava também não perdoa. Humphrey Bogart em sua opinião era um velho invejoso. Sempre preocupado com números teria ido à loucura ao saber que Ava ganharia 200 mil dólares para estrelar "A Condessa Descalça". Já sobre Liz Taylor, Ava é mais simpática. Chama a atriz de "a mais bonita de Hollywood". Mesmo assim não deixa de soltar algumas farpas ao dizer que "Liz passava mais tempo brigando com os donos de estúdio do que trabalhando".

O livro de memórias de Ava foi várias vezes arquivado. De tempos em tempos ela retomava o livro mas depois desistia e colocava na gaveta novamente. Depois da tantas idas e vindas até mesmo seu ghostwriter morreu. Ava então resolveu guardar todos os textos que ficaram inéditos até sua morte em 1990. Finalmente os responsáveis de seu espólio resolveram publicar todas as suas memórias que são de fato um dos mais ricos materiais escritos sobre os anos dourados de Hollywood. Afinal de contas o show não pode parar.

Pablo Aluísio.