sábado, 11 de agosto de 2018

The Beatles - With The Beatles - Parte 3

Esse álbum "With The Beatles" tem uma sonoridade tão agradável de se ouvir. Mesmo após tantos anos ainda considero um prazer colocar esse álbum para apreciar as músicas. O grupo também parecia extremamente entrosado, efeito, é claro, de uma banda que vivia na estrada fazendo shows ao vivo. A prática, já dizia o sábio, leva à perfeição.

A excelente qualidade do conjunto, do repertório das músicas, começava já desde a primeira faixa. Bastava colocar a agulha no LP, no vinil, para começar a ouvir os primeiros acordes. "It Won't Be Long" é um reflexo desse entrosamento do quarteto. Eles gravaram essa música, que pode até ser considerada um pouco complicada de tocar, em poucos takes. Sua estrutura rítmica sui generis levou um crítico americano a dizer que a canção tinha "cadências elóicas"

A estranha designação virou uma piada dentro da banda, entre os próprios Beatles. John e Paul, autores da música, não tinham a menor ideia do que isso significava. Brincando sobre o fato Paul ironizou, muitos anos depois, dizendo que a crítica não fazia o menor sentido e que ele, mesmo após anos de carreira, continuava sem saber do que se tratava! Brincadeiras à parte, é inegável reconhecer que se trata de uma excelente gravação do grupo. Eles estavam tinindo nos estúdios Abbey Road quando gravaram essa canção.

Já "Please Mister Postman" era um cover do som da Motown. Quem diria, os ingleses brancos revisitando a música negra americana. Eles curtiam muito a sonoridade dos artistas da gravadora de Detroit. A música já vinha sendo apresentada pelo grupo desde os primeiros shows na Alemanha, em Hamburgo, sendo por isso uma opção natural para compor esse segundo álbum dos Beatles. Seria mais fácil de gravá-la após tantos anos e era uma maneira de agradar os americanos, pois o empresário Brian Epstein já estava de olho no mercado dos Estados Unidos. Se os Beatles conquistassem seu lugar ao sol dentro da terra do Tio Sam nada mais poderia parar seu sucesso. Algo que se confirmaria no ano seguinte quando o grupo finalmente aterrissou no país de forma gloriosa para dar o pontapé inicial na Beatlemania que conquistaria o mundo.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Os Carpenters, na verdades Karen, conseguiram o impossível: fazer de Please Mister Postman uma música deles, não dos Beatles e isso é um feito e tanto!

    ResponderExcluir
  2. Essa música ganhou inúmeras versões, inclusive no Brasil. Era figurinha fácil entre a turma da jovem guarda.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:

    Deixei uma pergunta no post do link abaixo:

    https://elvis-pablo-aluisio.blogspot.com/2018/08/elvis-presley-ftd-girls-girls-girls.html?showComment=1534025526358#c3247439838960244681

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Desculpe, eu não me toquei do detalhe do "Thanks To The Rolling Sea take 10. Eu ouvi e realmente você tem toda razão é bem superior a oficial que aparece no filme

      Excluir