sábado, 11 de março de 2017

Dean Martin - Memories Are Made Of This

Em plena explosão do rock americano em meados dos anos 50, eis que surge nas paradas um grande sucesso romântico cantado por Dean Martin. A bonita e singela "Memories Are Made Of This" acabou derrubando vários roqueiros das primeiras posições, chegando ao número 1, ficando por lá por cinco semanas! Um feito e tanto! Dean Martin conseguiu inúmeras vezes essa proeza. É bem lembrado que foi ele também quem derrubou os Beatles do Top 1 em 1964 com sua "Everybody Loves Somebody", o que fez com que tirasse uma enorme onda com esse feito! Em pleno auge da Beatlemania lá estava o velho e bom Dean Martin ocupando seu espaço. Pois é, Dean Martin era realmente bom de vendas no mercado de singles.

Essa canção tem um swing bem peculiar, poderia inclusive ter feito parte de qualquer disco de Frank Sinatra. Aliás falando em comparações é interessante dizer que Martin não tinha uma voz mais bonita do que a de Sinatra, porém era bem mais forte e impressionante. Frank Sinatra em termos de voz ganhava em beleza, ao que Dean Martin o superava em potência e poderio vocal. Um detalhe sobre essa canção que poucos sabem é que a primeira versão a sair em disco nos Estados Unidos foi gravada pela orquestra de Ray Conniff. Essa primeira gravação tem uma suntuosidade que Martin dispensou em sua versão, já que ele procurava criar um clima de intimidade, romantismo. Já o maestro Ray procurava pela explosão sonora. Outro fato interessante para os fãs do cantor: com o sucesso do single a gravadora Capitol lançou um EP com mais duas faixas, que também venderam muito bem. Então é isso. Entre os grandes sucessos musicais da parada da Billboard de 1956 lá estava o romântico Dean Martin se sobressaindo entre um oceano de roqueiros rebeldes. O romantismo sempre se faz presente, não importando o momento.

Dean Martin - Memories Are Made Of This (1956)
Memories Are Made Of This
Change of Heart
I Like Them All (EP)
Ridin Into Love (EP)

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Music! - Pablo Aluísio
    Dean Martin - Memories Are Made Of This
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. O Dean Martin era tão bom que no começo da carreira até o Elvis o imitava.
    Francamente eu não sou capaz de dizer se a voz do Frank Sinatra era mais bonita que a do Dean Martin (lindíssima voz), mas o Sinatra tinha uma forma de frasear, abusando dos limites da divisão harmônica e deixando toda música especial e com uma personalidade, que até Bing Crosby que era superior ao Sinatra em tudo e, inclusive, seu ídolo, perdeu neste quesito.
    Agora, o jeito do Dean Martin era maravilhoso. Era uma escola do que é ser cool, ou seja, o cara que está bem seja qual for a situação. Grande sujeito.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente. Por isso ele era conhecido nos Estados Unidos como o Mr. Cool.

    ResponderExcluir