segunda-feira, 1 de agosto de 2016

The Everly Brothers / Eddie Cochran

The Everly Brothers - June is as Cold as December - Um das músicas mais lembradas da dupla The Everly Brothers entre os colecionadores é "June is as Cold as December". Um dos aspectos curiosos dessa canção é que os irmãos deixaram para trás o som acústico mais característico de seus primeiros discos para abraçar um som mais de acordo com a nova sonoridade pós-Beatles.

Isso fica bem claro nos arranjos. Ao invés de se sustentar apenas na força de seus violões e vocais, que ironicamente inspiraram os Beatles em sua primeira fase, o Everly Brothers abraçou o novo som dos anos 60 (a música foi gravada em 1966) e isso significava ter todo um grupo de apoio dentro do estúdio. Os mais tradicionais fãs não gostaram muito das mudanças. Com o tempo porém a canção foi ganhando status de cult e hoje é uma das mais valorizadas. O single original custa uma pequena fortuna entre os colecionadores de vinil nos Estados Unidos e Europa.

Eddie Cochran - Somethin' else 
O roqueiro Eddie Cochran teve uma vida breve, mas deixou grandes gravações. Na verdade ele ainda hoje é considerado um dos mais importantes nomes da primeira geração do rock. Essa gravação Somethin' else nem é tão lembrada, mas ela foi importante por causa do Skiffle inglês.

Para muitos essa foi a primeira do novo gênero que iria se tornar extremamente popular entre os jovens britânicos nos anos 50 (até John Lennon e Paul McCartney tiveram sua própria banda de Skiffle chamada The Quarrymen!). A ideia de Eddie foi simples. Aqui temos um rock bem cru, com instrumentos básicos, dando um sabor de música de garagem para a gravação. Era exatamente o que os jovens "Teddy Boys" ingleses procuravam. A identidade foi imediata. Eddie era realmente um jovem gênio em sua música.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Music! - Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Ele aparece no filme La Bamba sendo reverenciado por todos.

    ResponderExcluir
  3. Sim, eu me lembro. Quem o interpreta no filme é o vocalista do Stray Cats, uma banda de rockabilly que foi bem popular naquela época.

    ResponderExcluir