sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Guia de Episódios - Grey's Anatomy

Grey's Anatomy 9.11 - The End Is the Beginning Is the End
Ok, não é segredo para ninguém que essa série é na verdade mais um daqueles novelões do horário nobre da TV americana que praticamente nunca acabam. Enquanto houve audiência a série segue em frente. Eu acredito que em minha vida poucas séries consegui assistir mais de sete ou oito temporadas seguidas, mas continuo assistindo "Grey's Anatomy" e não me pergunte o porquê! Você simplesmente segue vendo e se divertindo com os roteiros cada vez mais absurdos e sem noção que vão surgindo pelo meio do caminho, fruto de uma natural saturação por causa das inúmeras temporadas no ar. Pois bem, nesse episódio em particular temos três estorinhas básicas. Na primeira um casal dá entrada no hospital após ela cair por cima dele em uma performance de pole dance (com aquelas barras de metal usadas em coreografias de strippers). Como é uma senhora, dona de casa, cinquentona, as coisas saem do controle e ambos acabam parando no hospital, esmagados (é sério, não disse que os roteiros são cada vez mais estranhos?). Na segunda linha narrativa um adolescente com uma rara síndrome tem que operar seu rosto pois os ossos da face crescem a um ritmo acelerado, o que lhe deixa com uma expressão disforme. Esse enredo foi puxado obviamente daquele filme com Cher, "Marcas do Destino" de 1985. Por fim os médicos ganham uma bela indenização de 15 milhões de dólares pelo acidente que sofreram (só em Grey´s mesmo para acontecer algo assim!). O seguro não quer pagar e o hospital não tem esse dinheiro, o que significa que provavelmente irá a falência! Pois é gente, dramalhões mexicanos perdem, e esse talvez seja o charme kitsch que me faz seguindo acompanhando essa série que pelo jeito não tem fim (foi anunciado recentemente mais duas temporadas!). Há alguns dias a atriz Ellen Pompeo anunciou que irá se aposentar após o fim da série. Pelo visto nem ela mesma aguenta mais sua Meredith Grey (que nesse episódio anuncia para todos que está grávida!) por mais tempo. Enfim, são coisas de Grey's Anatomy... / Grey's Anatomy - The End Is the Beginning Is the End (EUA, 2013) Direção: Cherie Nowlan / Roteiro:  Shonda Rhimes, Joan Rater / Elenco: Ellen Pompeo, Sandra Oh, Justin Chambers, Patrick Dempsey.

Grey's Anatomy 9.12 - Walking on a Dream
Já que estamos falando de séries médicas... Embora um pouco atrasado sigo assistindo "Grey's Anatomy". Ao contrário de "The Knick" essa série é uma veterana nas telas, bem conhecida do público que acompanha seriados pela TV a cabo onde é exibida no Brasil pelo canal Sony. Recentemente "Grey's Anatomy" virou notícia por dois fatos: a saída da atriz Sandra Oh (que interpreta a Dra. Cristina Yang) do elenco e o anúncio de Ellen Pompeo (Dra. Meredith Grey, a principal personagem) que iria se aposentar após a última temporada. Nada mais de séries e nem muito menos de cinema. Para ela chega! Aqui o foco se concentra no trauma vivido pela Dra. Arizona Robbins (Jessica Capshaw). Ela teve a perna amputada após sofrer um grave acidente de avião (que inclusive matou outros personagens da série). Depois de sofrer uma forte depressão ela retornou finalmente ao trabalho, mas está apresentando sintomas da síndrome do membro fantasma (uma dor sentida em um membro que não mais existe!). Um caso médico real e extremamente curioso, por causa de suas implicações psicológicas. Na outra linha narrativa o hospital recebe uma auditora disposta a cortar custos de todas as maneiras possíveis, já que a instituição anda muito mal das pernas em termos financeiros. Bom episódio, valorizado ainda mais pela cena final quando Meredith Grey precisa vencer seus medos do passado para entrar novamente em um avião pela primeira vez após o acidente! / Grey's Anatomy 9.12 - Walking on a Dream (EUA, 2013) Direção: Rob Hardy / Roteiro: Shonda Rhimes, Tia Napolitano / Elenco: Ellen Pompeo, Sandra Oh, Justin Chambers.

Grey's Anatomy 9.13 - Bad Blood
E "Grey's Anatomy" segue em frente. Nesse episódio um jovem acidentado precisa urgentemente de uma transfusão de sangue, uma solução relativamente simples para salvar sua vida. A religião da família do rapaz porém proíbe esse tipo de procedimento médico. Algo bem conhecido dentro da doutrina das Testemunhas de Jeová. Cria-se assim um dilema: Poderia o médico fazer a transfusão mesmo sem a autorização familiar? A Dra. Cristina Yang (Sandra Oh) não tem a menor intenção de passar por cima da vontade deles, sendo processada depois. Já sua residente fica revoltada com a situação! Enquanto isso o hospital continua a passar por inovações administrativas. Várias alas são fechadas e o Pronto Socorro é devidamente desativado. Um administrador de empresas começa a dar palestras obtusas aos médicos, enquanto a verdade começa a vir à tona: sim, o Seattle Grace está sendo preparado para ser vendido! Para isso as finanças devem passar por uma nova abordagem, eliminando custos desnecessários, para ser vendido no mercado por um preço lucrativo. Claro que algo assim colocará o emprego de todos os médicos no fio da navalha. Na outra linha narrativa da estória uma adolescente, daquelas bem irritantes, enfrenta seus médicos, não aceitando suas sugestões para começar a andar pelo quarto onde está hospitalizada. Ela treinou a vida inteira para ser uma atleta olímpica e agora, frustrada e decepcionada, acredita que tudo está perdido. Somente a Dra. Arizona Robbins (Jessica Capshaw) poderá fazer a garota mudar de ideia, usando para isso sua própria experiência pessoal. / Grey's Anatomy 9.13 - Bad Blood (EUA, 2013) Direção: Steve Robin / Roteiro:  Shonda Rhimes, Jeannine Renshaw/ Elenco: Ellen Pompeo, Sandra Oh, Justin Chambers, Jessica Capshaw.

Grey's Anatomy 9.14 - The Face of Change
Como vem se desenrolando nos últimos episódios o hospital Seattle Grace está à venda. A empresa que controla esse processo está tentando repassar o complexo hospitalar para um grupo que não vê a saúde de um modo muito humano. Para eles hospitais em geral são grandes negócios que devem ser geridos essencialmente para dar lucros acima de tudo. Nesse episódio a dupla formada pelo Dr. Richard Webber (James Pickens Jr.) e a Dra. Callie Torres (Sara Ramirez) decide conhecer um hospital que já foi vendido e que já passou por todo essa situação antes. O que eles encontram é pura propaganda, um estabelecimento cheio de fotos de médicos e médicas que mais parecem modelos pelas paredes, com sorrisos largos (e falsos). Fingindo ser pacientes eles então decidem conhecer a forma como os doentes são tratados nesses lugares. A consulta, descobrem depois, só pode ter 15 minutos, no máximo. Nesse breve intervalo de tempo um médico jovem, claramente recém-saído da universidade, faz perguntas do tipo padrão em seu tablet, sem envolvimento ou interesse pela situação do doente. Uma coisa fria e sem qualquer tipo de calor humano. O roteiro desse episódio critica abertamente a excessiva mercantilização dos serviços médicos hospitalares nos Estados Unidos a acerta bem no alvo. Uma ótima pedida para entender a crise da saúde que se espalhou naquela nação. / Grey's Anatomy 9.14 - The Face of Change (EUA, 2013) Direção: Rob J. Greenlea / Roteiro: Shonda Rhimes, Stacy McKee/ Elenco: Ellen Pompeo, Sandra Oh, Justin Chambers, Sara Ramirez, James Pickens Jr.  

Grey's Anatomy 9.16 - This Is Why We Fight
A série "Grey's Anatomy" caminha a passos largos para se tornar um dos mais longos programas da TV americana da história. Não só são muitas temporadas (foi confirmada recentemente a produção da décima terceira nos Estados Unidos pela Sony) como também é enorme o número de episódios (chegando aos 250 em breve, com média de 22 episódios por temporada). Assim você tem que ser um espectador hard de séries para seguir "Grey's Anatomy". Definitivamente não é um seriado para os fracos! Tem que ter resistência e paciência dobradas. Pois bem, como não sou de me enfiar em maratonas (quando as pessoas fazem loucuras do tipo assistir dez episódios em um único dia) vou ficando um pouco para trás, assistindo os episódios aos poucos, de forma gradual e quando me sobra tempo. Nessa nona temporada a trama central gira em torno da venda do hospital Seattle Grace. Praticamente quebrado, o conselho procura por compradores para a instituição. O preço estimado é de 270 milhões de dólares. Claro que os médicos não possuem toda essa grana, então a solução é procurar por um milionário que esteja disposto a investir. Eles até arranjam um nome capaz desse feito, mas no último minuto ele pula fora do negócio. O problema é que o grupo de médicos que estão unidos para tentar comprar o hospital (formado pelos personagens protagonistas da série) não possuem experiência administrativa para tanto. Provavelmente o hospital seja mesmo vendido ou adquirido aos pedaços no mercado financeiro, mas... eis que surge uma nova oportunidade onde menos se esperava, para surpresa de todos! / Grey's Anatomy 9.16 - This Is Why We Fight (EUA, 2013) Direção: Jeannot Szwarc / Roteiro: Shonda Rhimes, Austin Guzman / Elenco:  Ellen Pompeo, Sandra Oh, Justin Chambers.

Grey's Anatomy 9.17 - Transplant Wasteland
Via de regra as temporadas da série "Grey's Anatomy" são longas, com muitos episódios. Por isso, apesar de já estar na décima segunda temporada nos Estados Unidos, eu ainda me encontro acompanhando a nona. Tudo caminhando a passos de tartaruga. Esse é o tipo de programa também que você precisa abrir uma certa margem de tempo para ir assistindo os episódios aos poucos, para não saturar muito. Sinceramente não conseguiria ver uma maratona de "Grey's Anatomy" (sim, existe gente louca o bastante que consegue assistir toda uma temporada, com mais de 20 episódios, em apenas um fim de semana!). Esse tipo de coisa não faz minha cabeça e nem é o meu caso. Assistir séries para mim é diversão, não obsessão! Dessa maneira vou vendo de forma bem gradual, em doses homeopáticas. Na nona temporada o hospital foi colocado à venda, mas ninguém realmente se interessou. Os médicos então se uniram e tentaram comprá-lo, mas sem sucesso. A salvação acabou vindo de uma fundação que incorporou o empreendimento. A questão é que uma das diretoras é justamente a mãe de um dos internos, então criou-se uma situação bem fora do normal onde um rapaz, jovem ainda, acabou se tornando o chefe de todos aqueles médicos veteranos e experientes, tudo isso praticamente acontecendo da noite para o dia. Sob nova direção as coisas não funcionam muito bem, a burocracia emperra e a organização e o caos se instala. Para uma série que tenta se renovar a cada nova safra de episódios novos até que funcionou bem, muito embora não podemos perder a noção de que na verdade "Grey's Anatomy" é uma grande novelona americana passada em um ambiente hospitalar e nada muito além disso. Tente acompanhar e sobreviva se for capaz. / Grey's Anatomy 9.17 - Transplant Wasteland (EUA, 2013) Direção: Chandra Wilson / Roteiro: Shonda Rhimes, Zoanne Clack / Elenco: Ellen Pompeo, Sandra Oh, Justin Chambers.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Drama & Romance
    Guia de Episódio - Grey´s Anatomy
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir