domingo, 28 de agosto de 2016

Guia de Episódios - The Good Wife

The Good Wife 3.02 - The Death Zone
Estou bem atrasado em relação a "The Good Wife". Nos Estados Unidos o canal CBS já está exibindo a sexta temporada e eu ainda estou lá atrás, três temporadas atrasado! Isso acontece porque apenas esporadicamente assisto episódios pois é aquele tipo de série que se não chega a empolgar, pelo menos faz com que você não queira abandonar inteiramente. A tensão sexual entre Alicia Florrick (Julianna Margulies, outra atriz da TV extremamente sensual) e Will Gardner (Josh Charles, sim, um dos alunos de "Sociedade dos Poetas Mortos") continua. Aqui Alicia tem que defender um cliente envolvido em difamação ao contestar um livro contando aventuras de uma escalada ao Everest do qual ele participou. O episódio tira uma casquinha do direito inglês - extremamente formal e anacrônico para os dias atuais - ao mesmo tempo em que explora o ciúme doentio do ex-marido de Alicia, agora procurador, que arma uma cilada para o escritório onde ela trabalha. Bom episódio, mantendo o interesse em continuar acompanhando a série.

The Good Wife 3.03 - Get a Room
Como quase sempre acontece nos episódios de "The Good Wife" temos duas linhas narrativas bem claras. Na primeira a advogada Alicia Florrick (Julianna Margulies) e seu colega Will Gardner (Josh Charles) tentam fechar um acordo antes de um processo judicial envolvendo erro e negligência médica. Um conceituado médico de Nova Iorque resolveu fazer de uma de suas pacientes uma mera cobaia, colocando nela um dispositivo ainda não autorizado pelo governo americano. O problema é que a máquina, criada por ele mesmo, não consegue amenizar os problemas da paciente e pior do que isso, torna todas as suas dores ainda mais insuportáveis. Na outra linha da narração Eli Gold (Alan Cumming) é contratado como gerenciador de crises de uma grande empresa fabricante de queijos, após o seu produto causar vômitos e diarreias em um grupo de jovens estudantes. A cena dos alunos passando mal na escola acabam indo parar nas redes sociais e obviamente se tornam virais na net. Cabe a Eli amenizar todos os danos de imagem associados àquele desastre de relações públicas. Como bônus o episódio ainda traz uma pequena participação do irmão gay de Alicia, numa cena com direito até mesmo a beijo com seu namorado. Se no Brasil um beijo gay na novela ainda causa grande impacto na mída, lá nos Estados Unidos a impressão que se tem é que ninguém mais liga para isso. Pois é, sinal dos tempos. / The Good Wife - Get a Room (EUA, 2011) Direção: David Platt / Roteiro: Robert King, Michelle King / Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi, Josh Charles.

The Good Wife 3.04 - Feeding the Rat
Gostei bastante desse episódio. A linha narrativa principal mostra um caso curioso. Travis Dolan (Tim Peper) é um sujeito comum, pai de familia, que decide entrar em uma loja de conveniência. Para seu azar assim que entra no local ocorre um assalto, o atendente reage e é morto imediatamente. A polícia chega logo e o salva de também ser morto. Como nem tudo é uma questão de sorte ele também tem o azar de se tornar o principal suspeito do crime. Acusado logo é preso. Cabe a Alicia Florrick (Julianna Margulies) defender o seu estado de inocência. Na outra linha narrativa Will Gardner (Josh Charles) vai até uma convenção de advogados tentar convencer uma velha amiga de faculdade (e antiga amante) a incorporar um setor especializado em falências ao seu escritório. Ela reage a proposta com uma contra proposta, que faz Gardner balançar. Ele deixaria sua firma e entraria na dela, que está se formando. Ele ganharia mais e teria a chance de realizar um velho sonho, a de entrar como comodoro jurídico da liga de beisebol do país. O episódio mostra bem como Gardner fica em dúvida. O problema é que se ele sair de sua firma será o fim da mesma. Afinal ele é um dos sócios majors do escritório. Episodio de rotina, mas muito interessante, que traz aspectos em seu roteiro que certamente terão efeitos ao longo dos próximos enredos. The Good Wife - Feeding the Rat (EUA, 2011) Direção: Fred Toye / Roteiro: Robert King, Michelle King / Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.06 - Affairs of State
Essa série é um dos maiores sucessos da TV americana. Fruto provavelmente da personalidade carismática da advogada Alicia Florrick (Julianna Margulies). Humilhada publicamente por casos amorosos escandalosos de seu ex-marido, ela resolve reconstruir toda a sua vida, voltando ao trabalho em um escritório de advocacia. Nesse episódio ela precisa defender um jovem natural de Taiwan que acaba sendo acusado de estuprar e matar uma garota numa festa. Como é um estrangeiro que trabalha numa missão diplomática o roteiro lida também com a chamada imunidade diplomática. Na outra linha narrativa temos Kalinda Sharma (Archie Panjabi) fazendo um favorzinho a Eli Gold (interpretado pelo excelente ator Alan Cumming). Ela precisa investigar sua ex-esposa, para saber se uma candidatura dela seria viável. O que Kalinda descobre é devastador: a ex não apenas teve um caso conjugal enquanto era casada com Eli, como também namorou um membro da família Bin Laden! Mais explosivo do que isso, impossível! Por fim, para quem curte o personagem do assistente de procurador, Cary Agos (Matt Czuchry), nesse episódio ele finalmente ganha o devido reconhecimento, indo parar em um escritório digno, que não parece um quarta-roupa e nem um armário! Tudo muito bem escrito, divertido e bem conduzido. Não é à toa que faz tanto sucesso. / The Good Wife 3.06 - Affairs of State (EUA, 2011) Direção: Dean Parisot / Roteiro: Robert King, Michelle King / Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi, Alan Cumming.

The Good Wife 3.07 - Executive Order 13224
Processar o governo americano pode ser muito perigoso. Que o diga os advogados da Lockhart & Gardner. Eles abrem um processo contra o Estado alegando que seu cliente, um militar americano no Afeganistão, foi preso e torturado pelo exército após surgirem suspeitas que estaria colaborando com o inimigo, terroristas perigosos e procurados pela CIA. Alicia Florrick (Julianna Margulies) acaba inclusive entrando em uma cilada jurídica ao depor sob juramento sobre detalhes da causa. Enquanto isso o cerco também se fecha contra Will Gardner (Josh Charles) pois a Procuradoria entende que ele no passado roubou dinheiro das contas de um cliente para pagar dívidas de jogo. Essa nova investigação seria impulsionada por questões puramente legais ou seria uma retaliação por parte do procurador Peter Florrick (Chris Noth) por causa do romance que Will mantém com sua ex-esposa Alicia? Dados de um jogo marcado onde os próprios personagens se tornam peças de um xadrez de poder, traição e revanche. / The Good Wife 3.07 - Executive Order 13224 (EUA, 2011) Direção: Brooke Kennedy / Roteiro: Robert King, Michelle King / Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.08 - Death Row Tip
O mal existe. Essa é a grande lição de moral desse episódio. A firma de advocacia de Alicia Florrick (Julianna Margulies) precisa das informações de um prisioneiro do corredor da morte que está prestes a ser executado em poucos dias. Ele poderia dizer quem seria o verdadeiro assassino de um outro homicidio do qual está sendo acusado um dos clientes do escritório de Alicia. Acontece que para isso é necessário ganhar mais tempo, evitando assim que a pena seja cumprida em menos de uma semana. Também é necessário criar algum tipo de barganha para que ele diga o nome do assassino. Algo não muito fácil de se fazer. Alicia é enviada para falar com o tal detento. Ele foi condenado pelo estupro e morte de duas adolescentes e isso perturba ela que é mãe de uma garota da mesma idade das vitimas. A partir daí as coisas vão ficando cada vez mais claras para Alicia. A defesa tenta pintar um quadro de coitadinho do preso, mas depois ela vai entendendo que ele é de fato um criminoso cruel e sádico, provando de uma vez por todas que o coitadismo nem sempre é aplicado a todos os que estão no corredor da morte pois alguns são realmente psicopatas sem nenhum traço de arrependimento por seus atos de barbárie. Uma bela lição de vida exposta com maestria nesse episódio. / The Good Wife 3.08 - Death Row Tip (EUA, 2011) Direção: Joshua Marston / Roteiro: Robert King, Michelle King / Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.10 - Parenting Made Easy
Uma operadora de drones é acusada de assassinato pela justiça militar. Acontece que ela perdeu o timing certo para apertar o botão de ataque e por essa razão matou 12 civis no Afeganistão, entre eles 6 crianças inocentes. Para lhe defender é contratado o escritório de advocacia Lockhart & Gardner. Seu objetivo é livrar a militar de uma pesada pena. Enquanto Alicia Florrick (Julianna Margulies) tenta vencer a causa, Will Gardner (Josh Charles) tenta escapar do cerco que está se fechando sobre ele. A promotoria está preparando uma ação criminal por suborno de juízes. Will será acusado de ter aliciado magistrados em jogos de basquete que ele organizava no fim de semana. A forma como ele corrompeu esses juízes era algo bem elaborado. Ele apresentava bookmakers (agenciadores de apostas) a essas autoridades e depois quando eles se endividavam muito, Gardner se propunha a resolver a questão, mas em troca disso os magistrados lhe dariam sentenças favoráveis em casos importantes. O velho tráfico de influência, tão bem conhecido no Brasil. A operação é obviamente uma retaliação pelo caso amoroso entre Will e Alicia, uma vez que seu ex-marido é atualmente o procurador geral. Pelo visto não é apenas no Brasil que interesses públicos e privados costumam se misturar. / The Good Wife 3.10 - Parenting Made Easy (EUA, 2011) Direção: Rosemary Rodriguez / Roteiro: Robert King, Michelle King  / Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.11 - What Went Wrong
Mesmo atrasado sigo em frente acompanhando "The Good Wife". Como sou da area é sempre interessante assistir aos seus episódios, olhando tudo sob olhos mais críticos e também jurídicos. Nesse episódio o escritório de Alicia Florrick (Julianna Margulies) precisa defender uma jovem acusada de um crime de Homicídio. Para infortúnio da banca de advogados de defesa ela acaba sendo condenada a uma dura pena, quase por unanimidade pelo corpo de jurados. Isso acaba levando a uma investigação mais aprofundada sobre o que poderia estar acontecendo nos bastidores do caso. Depois de Kalinda Sharma (Archie Panjabi) investigar bem a fundo ela acaba descobrindo uma brecha legal, para criar uma exceção de suspeição em cima do juiz que julgou a ação. Curiosamente tudo fundamentado em uma simples adição de amizade entre o magistrado e uma jurada no Facebook! Esse roteiro demonstrou bem que um dos pontos fortes dos grandes escritórios de advocacia nos Estados Unidos vem justamente da investigação extra-judicial, onde profissionais bem treinados caem em campo atrás de pistas e informações nos casos mais complicados. Enquanto isso Will Gardner (Josh Charles) continua tentando sair de uma iminente investigação da procuradoria que o acusa de usar tráfico de influência com juízes. Claro que tudo não passa de uma jogada de Peter Florrick (Chris Noth) para minar o relacionamento de Will com Alicia. Pois é, não é apenas no Brasil que temos esse tipo de situação, onde instituições públicas são usadas para fins puramente particulares e pessoais. A corrupção, meus caros, não é exclusividade nossa, embora a impunidade seja algo bem verde e amarelo! / The Good Wife 3.11 - What Went Wrong (EUA, 2011) Direção: James Whitmore Jr / Roteiro: Robert King, Michelle King / Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.13 - Bitcoin for Dummies
Bitcoin é aquela moeda virtual que circula livremente na internet. Quem a criou? O que significa? Seria uma violação das leis monetárias e financeiras do Estado? Todas essas perguntas formam a espinha dorsal desse episódio. A advogada Alicia Florrick (Julianna Margulies) se envolve em um caso mais do que interessante, quando seu cliente começa a ser processado pelo Estado por supostamente ter criado o Bitcoin, algo que seria ilegal, uma vez que apenas o governo americano teria poder para criar moeda dentro de seu sistema financeiro. Antes da ação seguir em frente será necessário porém chegar a certas definições mais precisas. A mais interessante delas é se o Bitcoin seria mesmo de fato uma nova moeda! Tecnicamente, por representar valor e ter capacidade de troca e circulação ele seria de fato um tipo de moeda paralela, não oficial. Para se ter uma ideia até câmbio a mesma teria, mas com a realidade da internet velhos conceitos do passado nem sempre valem para os dias de hoje. De qualquer forma as simples questões levantadas aqui já são por si mesmas interessantes e relevantes. Vale a pena conferir. / The Good Wife 3.13 - Bitcoin for Dummies (EUA, 2012) Direção: Frederick E.O. Toye / Roteiro: Robert King, Michelle King / Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.14 - Another Ham Sandwich
Na faculdade de direito aprendemos que todos os magistrados precisam adotar uma postura imparcial nos casos em que julgam. Para isso qualquer outro fator externo que venha a influenciar suas decisões devem ser afastados, seja por exceções de suspeição ou impedimento. Pois bem, no direito americano, plenamente jurisprudencial, também temos as mesmas prerrogativas que devem ser seguidas sob risco de se violar o devido processo legal. Justamente por violar o dever de imparcialidade de juízes é que Will Gardner (Josh Charles) acaba sendo indiciado e depois enviado para julgamento no grande júri (que ao contrário do que ocorre no direito brasileiro não se limita a casos legais específicos, mas a uma gama muito maior de crimes em geral). Will é acusado de usar sua influência com os magistrados. Disfarçados de inocentes jogos de basquete ele teria se reunido com vários juízes para em plena quadra de esportes discutir o futuro e os desfechos de casos importantes do tribunal. Um caso tipicamente de tráfico de influência, também infelizmente muito comum dentro do sistema judicial brasileiro. Pois bem, com o risco de perder sua licença na ordem dos advogados ele passa por um verdadeiro inferno profissional para não ter sua carteira de advogada cassada e o pior de tudo, ir preso pelos crimes e delitos de que é acusado! Apenas a habilidade de seus colegas de escritório poderia lhe salvar dessa verdadeira armadilha jurídica. Gosta do mundo jurídico e do direito como esse que vos escreve? Então não deixe de assistir a "The Good Wife". Dentro das séries sobre advogados atualmente em exibição na TV americana certamente é uma das melhores. Vale o desafio de acompanhar. / The Good Wife 3.14 - Another Ham Sandwich (EUA, 2012) Direção: Fred Toye / Roteiro: Robert King, Michelle King/ Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.16 - After the Fall
Uma jovem resolve dar um fim em sua própria vida. Ela então sobe em uma ponte e se joga de lá. Seria apenas mais o desfecho triste de uma existência deprimida se tudo não fosse filmado por um diretor de documentários que supostamente teria filmado tudo com seu consentimento e com as melhores boas intenções possíveis, uma maneira de desestimular outra pessoas a seguirem pelo mesmo caminho... mas será mesmo? Não teria sido uma forma desprezível de faturar com a desgraça alheia? É justamente esse o ponto e a questão que passará a ser discutida no novo processo em que trabalha Alicia Florrick (Julianna Margulies). Em lados opostos da lide temos a família da suicida e o diretor, o realizador do documentário onde as chocantes cenas de seus últimos momentos de vida foram inseridas. Os limites entre a ética do cineasta e a vulgaridade de tentar lucrar com algo tão terrível como o suícidio de uma garota ainda tão jovem, na flor da idade, são bem debatidos nesse roteiro. Bom episódio de "The Good Wife", uma série que consegue manter o bom nível mesmo sendo tão mainstream. A nota triste vem da coincidência entre a história do episódio e a morte de seu próprio produtor, Tony Scott, que morreu em circunstâncias extremamente semelhantes ao também se suicidar pulando de uma ponte nos Estados Unidos. Teria se inspirado de alguma forma no que vemos nesse episódio? Impossível responder agora a esse tipo de questão. / The Good Wife 3.16 - After the Fall (EUA, 2012) Direção: James Whitmore Jr. / Roteiro:  Robert King, Michelle King/ Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.18 - Gloves Come Off
No campo profissional a advogada Alicia Florrick (Julianna Margulies) tem que ganhar uma causa promissora. Seu cliente sofreu um colapso enquanto dirigia um carrinho de neve. Descendo montanha abaixo ele acabou perdendo o controle do veículo e no choque com uma árvore sua esposa não resistiu, vindo a falecer logo depois. Agora ele está processando a empresa que fabricou o carrinho pois em sua opinião houve uma falha mecânica na direção do mesmo. A ação acaba ganhando novos contornos quando a empresa alega que na verdade o piloto, por ter sido atleta de hóquei no passado, sofreu um problema neurológico, provavelmente fruto de anos praticando o violento esporte. Em pouco tempo se abre um litisconsórcio processual envolvendo até mesmo a liga de hóquei americana, acusada de incentivar indiretamente a violência em campo, com desdobramentos imprevisíveis. Alicia também se sente tentada a abandonar seu escritório para ir trabalhar no de Louis Canning (Michael J. Fox) com melhores salários e benefícios. Já no campo emocional ela não consegue disfarçar o ciúme que sente por Will Gardner (Josh Charles), já que ele agora está aparentemente envolvido com uma bela jornalista. "The Good Wife" é uma boa pedida para um fim de noite sem mais nada de muito interessante para assistir. Os bons roteiros conseguem manter o interesse, além do mais temas como a responsabilidade civil proveniente de um acidente, como é explorado aqui, não deixam de ser curiosos. / The Good Wife 3.18 - Gloves Come Off (EUA, 2011) Direção: Michael Zinberg/ Roteiro: Robert King, Michelle King/ Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.20 - Pants on Fire
Mais atrasado do que salário de jogador do Botafogo eu sigo em frente acompanhando "The Good Wife". Aos trancos e barrancos estou chegando no final da terceira temporada (quando nos Estados Unidos já está sendo exibida a sétima!!!). Enfim, devagar e sempre, já dizia o velho ditado. E o que está rolando nessa fase? Alicia Florrick (Julianna Margulies) está defendendo um grupo de três garotas acusadas de um suposto homicidio no passado. Sua maior tese de defesa é sustentada em erros que foram cometidos na análise de DNA por parte da procuradoria, algo que pode até mesmo atingir seu ex-marido. Ela também precisa lidar com Mike Kresteva, um sujeito nada ético, que mente pelos cotovelos, com a clara intenção de disputar o governo de Illinois, concorrendo justamente contra Peter Florrick (Chris Noth). Para os fãs de "Friends" fica a informação que o personagem é interpretado por Matthew Perry, o Chandler Bing da antiga série. Os dias de simpatia e humor porém ficaram para trás. Aqui ele está bem mais envelhecido e antipático, afinal seu personagem é notoriamente um antagonista para Alicia. Esse é um episódio padrão que vai abrindo caminho para o final da temporada. A principal base do argumento é saber se Peter vai ou não concorrer ao governo do estado. Interessante, mas bem na média. / The Good Wife 3.20 - Pants on Fire (EUA, 2012) Direção: Roxann Dawson / Roteiro:  Robert King, Michelle King / Elenco: Julianna Margulies, Matthew Perry, Matt Czuchry, Chris Noth, Archie Panjabi.

The Good Wife 3.21 - The Penalty Box
Aos trancos e barrancos estou chegando ao final da terceira temporada de "The Good Wife" (esse é o penúltimo episódio). O que acontece é que além de ter pouco tempo para assistir aos episódios as temporadas dessa série são longas demais (vinte e dois episódios em média a cada season). Definitivamente não é fácil. Quero chegar ao final dessa terceira (afinal só falta um episódio para isso), mas sinceramente falando não sei se seguirei em frente (nos Estados Unidos está sendo exibida a sétima temporada, só para se ter uma ideia do longo caminho ainda a percorrer!). Pois bem, nesse episódio um juiz é acusado de ter forjado provas na época em que atuava como promotor de justiça. Um crime bárbaro foi cometido e ele, ao que tudo indica, resolveu dar um jeitinho para que o suspeito fosse condenado. O problema é que ele era na verdade inocente. Agora, muitos anos depois, o caso volta para atormentar sua carreira. Para defendê-lo o escritório de Alicia Florrick (Julianna Margulies) é contratado. Nesse episódio também temos a possibilidade da volta de Cary Agos (Matt Czuchry) ao mundo da advocacia privada. Ele deixa a promotoria por não se sentir valorizado o suficiente por Peter Florrick (Chris Noth), o procurador geral. Então é isso. Nada de muito revelador ou surpreendente. Não sei como "The Good Wife" foi tão longe pois já nessa terceira temporada já sinto sinais de desgaste e saturação bem claros. / The Good Wife 3.21 - The Penalty Box (EUA, 2012) Direção: Michael Zinberg / Roteiro: Robert King, Michelle King / Elenco:  Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi, Chris Noth.

The Good Wife 3.22 - The Dream Team
Nesse episódio o escritório de advocacia Lockhart Gardner ganha uma ação milionária. A indenização é uma bolada de 25 milhões de dólares. Com esse dinheiro a firma finalmente superaria os problemas financeiros, mas... Para surpresa dos advogados eles começam a ser processados pela mesmo empresa farmacêutica que perdeu a ação anterior. Agora estão sendo acusados de fraude processual. Como superar essa cilada jurídica? Ao mesmo tempo Alicia Florrick (Julianna Margulies) resolve ligar para uma empresa de construção. Há um cheque de 21 mil dólares que precisa ser emitido novamente. Mal sabe ela que a empresa sequer existe. Na verdade o telefone se refere ao ex-marido de Kalinda Sharma (Archie Panjabi). Pelo visto o sujeito é perigoso e violento, uma vez que a primeira coisa que Kalinda faz ao saber do fato é se armar! Bom episódio que fecha a terceira temporada. A série continua numa média muito boa, acima do que normalmente se vê. O segredo é fácil de entender: com bons índices de audiência a CBS resolveu caprichar nos roteiros, só trazendo material de boa qualidade. Mesmo absurdamente atrasado ainda penso em continuar a acompanhar a série. Vamos ver no que vai dar. / The Good Wife 3.22 - The Dream Team (EUA, 2012) Direção: Robert King / Roteiro: Robert King, Michelle King / Elenco: Julianna Margulies, Matt Czuchry, Archie Panjabi.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Drama & Romance
    Guia de Episódios - The Good Wife
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir