quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Guia de Episódios - The Fall

The Fall 1.01 - Dark Descent
Episódio piloto dessa nova série policial. A trama é estrelada pela atriz Gillian Anderson (a agente Dana Scully da famosa série "Arquivo X", que dizem retornará em breve). Pois bem, ela é uma investigadora inglesa que é enviada para a Irlanda para ajudar nas investigações da morte de várias mulheres que, ao que tudo indica, estão sendo brutalmente assassinadas por um novo serial killer em atividade. O sujeito aparenta ter queda pelo mesmo tipo de vítima, jovens bem sucedidas, independentes e promissoras na carreira. Logo no primeiro episódio o espectador é apresentado ao assassino, um jovem calado e introspectivo, pai de família, com dois filhos pequenos e uma bela esposa. Aparentemente um homem normal, acima de qualquer suspeita. Um retrato bem realizado do poder de camuflagem desse tipo de criminoso. De fato, se você parar para ler sobre a história de muitos dos mais infames assassinos em série da história perceberá que na maioria dos casos eles realmente levavam uma vida acima de qualquer suspeita dentro da sociedade. Muitos eram conceituados em suas comunidades, considerados bons maridos e pais, alguns até exemplos de vida cristã em suas denominações religiosas. Por baixo de toda a fachada porém se encontravam predadores e assassinos frios. Ponto positivo para o roteiro que explora muito bem esse aspecto desse tipo de criminoso. No mais ainda é cedo para avaliar melhor. A personagem interpretada por Gillian Anderson parece ser fria, calculista e objetiva, infelizmente também pouco carismática. Possa ser que venha a melhorar nos episódios seguintes, só nos restando acompanhar para ver no que isso tudo vai dar. De qualquer maneira deixo a recomendação, pois a série realmente promete. / The Fall 1.01 - Dark Descent (Inglaterra, 2013) Direção: Jakob Verbruggen / Roteiro:  Allan Cubitt / Elenco: Gillian Anderson, Jamie Dornan, Laura Donnelly.

The Fall 1.02 - Darkness Visible
No primeiro episódio um serial killer volta a matar. Dessa vez a vítima é uma jovem que vive sozinha. O psicopata tem seu próprio ritual, asfixiando sua presa, para depois pintar suas unhas, a colocando em posições sensuais em sua própria cama. Tudo com o objetivo de tirar fotos... Pois é, a mente desses assassinos realmente pode ser um lugar bem estranho! Nesse segundo episódio ela é encontrada morta por sua irmã. Imediatamente o departamento de polícia é chamado e Stella Gibson (Gillian Anderson) vê que está no caminho certo em sua tese criminal. Ela defende a teoria de que há realmente um assassino em série à solta, matando mulheres com o mesmo perfil. Seu superior não quer que esse tipo de coisa vaze para a imprensa, pois colocaria em má situação o chefe de polícia. Interesses corporativos acabam atrapalhando a busca pelo assassino. De uma maneira ou outra, Stella, depois de muito jogo de cintura, acaba sendo nomeada a chefe das investigações, o que lhe trará maior controle sobre tudo, desde as cenas dos crimes até os desdobramentos das apurações. E como também ficou claro no primeiro episódio o assassino é um pai da família aparentemente normal, com esposa e filhos. O que começa a perturbar sua fachada de suposta normalidade é que sua filha pequena, uma garotinha de pouco mais de sete anos, começa a desenhar figuras sinistras nos trabalhos da escola, obviamente revelando indiretamente um reflexo da personalidade doentia de seu próprio pai. Sigo assistindo a série. Ela me lembra muito até uma outra série americana com temática bem parecida, com o mesmo clima soturno, "The Killing". Se você gosta daquela série policial então recomendo essa aqui também, pois são em certos aspectos bem semelhantes. / The Fall 1.02 - Darkness Visible (EUA - Inglaterra, 2013) Direção: Jakob Verbruggen / Roteiro:  Allan Cubitt, Allan Cubitt/ Elenco: Gillian Anderson, Ben Peel, Michael McElhatton.

The Fall 1.03 - Insolence & Wine
A base dessa série é a busca por um serial killer de mulheres. Após a morte de várias delas o departamento de polícia começa a contar com a preciosa ajuda da investigadora especializada em assassinos em série, Stella Gibson (Gillian Anderson). Como quase sempre acontece nesse tipo de situação o criminoso, no caso o psicopata, cria uma verdadeira camuflagem em torno de si mesmo para surgir perante a sociedade como um sujeito acima de qualquer suspeita. O assassino dessa série é considerado um bom homem por sua vizinhança, com vida familiar estabelecida, filhos e uma esposa maravilhosa. O tipo de carapuça ideal para muitos psicopatas assassinos da vida real. O que muitas vezes pode levar tudo a perder é exatamente a perda do controle sobre seus instintos mais básicos e violentos. É justamente o que ocorre aqui nesse episódio. Depois de matar mais uma de suas vítimas, em um ritual bizarro onde após matar as mulheres ele as embeleza, dá banho, corta seus cabelos e pinta suas unhas, o criminoso resolve ficar algum tempo fora de vista, longe de garotas que despertem sua insana vontade de matar! O problema é quando a vítima em potencial vai até sua própria casa, faz um jogo de sedução e o provoca. Como resistir? No caso, sem saber de absolutamente nada, uma adolescente resolve seduzir o próprio assassino, pensando que ele não passa de um pai de família quadradão e meio boboca! Muitas pessoas realmente não sabem reconhecer o perigo iminente quando ele surge em sua frente! / The Fall 1.03 - Insolence & Wine (Inglaterra, 2013) Direção: Jakob Verbruggen / Roteiro:  Allan Cubitt / Elenco: Gillian Anderson, Sarah Beattie, Jamie Dornan, Nick Lee.

The Fall 1.04 - My Adventurous Song
A série "The Fall" gira em torno de uma investigação liderada pela especialista em serial killers Stella Gibson (Gillian Anderson). Ela tenta descobrir a identidade do assassino em série, um criminoso que sempre mata garotas jovens que possuem um mesmo biotipo: cabelos negros e curtinhos e pele branca. O mais curioso é que o assassino na realidade é um psicoterapeuta, respeitado cidadão, pais de família, que de dia realiza sessões de acompanhamento com mulheres que sofrem abusos de seus namorados e maridos e de noite vira um matador frio e desalmado em busca de jovenzinhas. Nem Freud explica. Antes de matar as meninas ele cria todo um ritual, pintando suas unhas, a colocando em determinadas posições na cama, ouvindo música clássica, como aliás é de praxe no modus operandi desse tipo de psicopata. Nesse episódio o assassino não resiste o longo período que ficou sem matar (por causa do cerco policial ele resolveu dar um tempo) e resolve fazer mais uma vítima. O problema é que tudo acaba dando errado. Quando a vítima entra em seu apartamento o serial killer descobre que ela está acompanhado de um outro jovem como ela. Algo que nunca havia acontecido antes. Mesmo assim ele resolve atacar a ambos. Com extrema violência ele tenta neutralizar o sujeito, mas a briga se torna brutal. Ele definitivamente não esperava por isso. Ao perceber que está perdendo o controle da situação resolve fugir pulando a grade do lado de fora, mas acaba tendo outro azar ao se deparar com um grupo de jovens no meio da rua. Sob o ponto de vista do criminoso aquele certamente foi um dos piores ataques que já fez. Para completar o cerco Stella consegue localizar uma mulher que no passado teria conseguido escapar das garras desse mesmo assassino. Claro que esse depoimento acabará trazendo inúmeras pistas valiosas para o caso. Mais um bom episódio de "The Fall". Com em média 50 minutos ou mais de duração para cada programa essa série vale bastante a pena, ainda mais se você gosta do tema, investigações envolvendo assassinos seriais de jovens adolescentes. / The Fall 1.04 - My Adventurous Song (Inglaterra, 2013) Direção: Jakob Verbruggen / Roteiro: Allan Cubitt / Elenco: Gillian Anderson, John Lynch, Michael McElhatton.

The Fall 1.05 - The Vast Abyss
O texto a seguir contém spoiler. Assim se você ainda não assistiu ao episódio não continue com a leitura. Enquanto a nova versão de "Arquivo x" não chega na TV uma boa dica é acompanhar pelo menos a primeira temporada dessa série "The Fall" estrelada pela atriz Gillian Anderson. Esse é o episódio final da primeira temporada (que sim, é bem curtinha, com apenas cinco episódios no total). O enredo, conforme já escrevi antes, gira em torno da caçada de um serial killer de jovens garotas. Aqui temos o desfecho de tudo. O assassino, como é praxe nesses casos, é um cidadão acima de todas as suspeitas, pai de família, bem casado, etc. Geralmente psicopatas são ótimos em se disfarçar dentro da sociedade. Pois bem, em seu último assassinato tudo deu errado. A garota que ele seguiu até seu apartamento estava acompanhada do irmão, houve uma luta violenta entre eles (algo que ele não previa) e para piorar tudo ao sair do local ele acabou sendo visto por um grupo de jovens que passavam pela rua. Isso acaba levando a polícia até sua casa. Após ser convocado para um depoimento no distrito policial ele faz o que se esperaria de um assassino serial como ele, mente, inventando uma história qualquer. Afirma que estava ao lado da esposa na noite do crime (e essa assustada acaba confirmando tudo para os policiais). Um álibi quase perfeito se não fosse pelo fato da esposa o colocar contra a parede para dizer a verdade dos fatos. O melhor momento do episódio acontece quando Stella Gibson (Gillian Anderson) o desafia a entrar em contato com ela, por telefone. A chamada e o diálogo entre a policial e o assassino se torna seguramente a melhor cena da série até o momento. Apesar de "The Fall" ser uma boa pedida acredito que vou ficando por aqui. Os episódios são bem longos e na maioria das vezes ficamos com aquela sensação de que não há um bom ritmo. Espero rever Gillian Anderson agora apenas na nova temporada de "Arquivo x" (que tanto pode ser uma maravilha, como um abacaxi tremendo). Vamos aguardar. / The Fall 1.05 - The Vast Abyss (Inglaterra, Irlanda, 2013) Direção: Jakob Verbruggen / Roteiro: Allan Cubitt / Elenco: Gillian Anderson, Niamh McGrady, Jamie Dornan.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Drama & Romance
    Guia de Episódios - The Fall
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir