sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Guia de Episódios - Downton Abbey

Downton Abbey 4.07
O conde de Grantham (Hugh Bonneville) precisa viajar aos Estados Unidos a negócios, algo que não lhe agrada em nada, afinal os americanos não possuem a sofisticação necessária e nem a civilidade adequada para um nobre inglês como ele. Para piorar ele terá que abrir mão de seu valete pessoal, John Bates (Brendan Coyle), pois sua esposa Anna (Joanne Froggatt) está passando por um período depressivo após ser estuprada violentamente. Bates ainda não conhece a identidade do criminoso pois Anna resiste a dizer quem foi o autor do crime, com medo que Bates o mate sumariamente. Enquanto isso a grande matriarca, condessa de Grantham (interpretada pela maravilhosa Maggie Smith), passa subitamente mal. Ao que tudo indica está com sinais de uma pneumonia. Para cuidar dela nesse período de enfermidade se voluntaria Isobel Crawley (Penelope Wilton). Quem acompanha Downton Abbey sabe que ambas mantém uma amizade sui generis, baseada também em pequenas farpas trocadas entre elas. Muito divertida essa convivência "forçada". Entre as filhas do clã Grantham o episódio também traz novidades. Lady Edith Crawley (Laura Carmichael) está grávida! Com receio da reação escandalosa de sua tradicional família resolve fazer algo impensado e condenável, um aborto em uma clínica clandestina em Londres, algo que se vier a público se transformará em sua ruína social. Já em relação a Lady Rose MacClare (Lily James) as coisas parecem melhorar bastante. Ela está aos poucos superando o luto pela morte de seu jovem marido, agora se dedicando a transformar Downton Abbey em uma propriedade mais produtiva. Entre elas está a criação de porcos de raça, o que dará origem a uma das cenas mais engraçadas da série. O episódio finaliza com um olhar incisivo de Bates (Brendan Coyle) sobre o valete de um Lord inglês que está de visita em Downton. Pelo visto ele agora juntou todas as peças do crime cometido contra sua esposa. O próximo episódio trará a conclusão do mistério. Não preciso elogiar "Downton Abbey". Essa série britânica é charmosa, sofisticada e elegante. Um primor televisivo que resgata uma era de muito estilo dentro da história da Inglaterra. Um prazer semanal que poucos estão dispostos a abrir mão no horário nobre, com toda razão aliás. / Downton Abbey 4.07 (Inglaterra, 2013) Direção: Edward Hall / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 4.08
Nos episódios anteriores John Bates (Brendan Coyle) foi unindo as peças sobre o que teria acontecido com sua esposa e quem a teria estuprado. Agora ele já tem certeza do autor do crime, o valete Green (Nigel Harman). Como quem não quer nada pede licença em Downton e faz uma suposta viagem de negócios até York, onde aliás reside Lord Gillingham, patrão de Green. No outro dia todos em Downton descobrem que Green está morto! Coincidência ou não? Teria Bates algo a ver com sua morte? Antes disso acontecer Anna (Joanne Froggatt) havia pedido a Lady Mary Crawley (Michelle Dockery) que ela falasse com Lord Gillingham para que seu empregado Green jamais colocasse novamente os pés na mansão. As coisas aos poucos vão se conectando, deixado todos surpresos com o desenrolar dos fatos. Enquanto isso a condessa Grantham se diverte organizando o bazar anual de Downton, uma festa para os moradores da região, uma forma de confraternizar com toda a comunidade. Muita diversão, música e atrações, uma tipo de feira festiva que sempre foi muito popular na Inglaterra. Para completar o ciclo narrativo do episódio Violet Crawley (Maggie Smith) descobre o que há por trás da misteriosa viagem que sua neta planeja na Suíça - ela está grávida e tenciona ter a criança no exterior a colocando para adotar por lá mesmo, evitando assim um escândalo dentro da moralista sociedade britânica. / Downton Abbey 4.08 (Inglaterra, 2013) Direção: Edward Hall / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 4.09 - The London Season - Parte 1
Já é tradicional na série inglesa Downton Abbey a realização de um especial de natal no final de cada temporada. São episódios de longa duração, com 90 minutos. Na TV britânica o especial é exibido na íntegra, mas em outras emissoras da Europa e Estados Unidos ele é dividido em duas partes. Aqui o Conde de Grantham (Hugh Bonneville) é convidado para uma festa na própria corte britânica, com a presença do rei e rainha da Inglaterra. Por esse aspecto em sua trama esse episódio é um dos mais bem produzidos de toda a série, com direito a cenas filmadas dentro do próprio Palácio de Buckingham. Além disso os londrinos também vão reconhecer várias locações maravilhosas da capital como por exemplo o Albert Memorial, em Kensington e o Goldsmiths College. Como é um episódio de muito luxo e pompa há também a presença muito especial de dois atores que vem para acrescentar bastante ao elenco. A primeira é a participação de Shirley MacLaine como Martha Levinson. Sua personalidade enche a tela, pena que seu papel seja reduzido com poucos diálogos. Já o outro convidado especial, o excelente ator Paul Giamatti, tem melhores chances de atuar na pele do americano milionário e solteirão Harold Levinson. Mesmo sem ter a sofisticação da educação inglesa sua presença acaba chamando a atenção das garotas, loucas para casar com um ricaço endinheirado. Sua cena quando tenta se apresentar ao Príncipe de Wales é uma das partes mais divertidas do episódio. / Downton Abbey 4.09 - The London Season - Parte 1 (Inglaterra, 2013) Direção: Jon East / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 5.01
Estou começando a assistir a quinta temporada de uma de minhas séries preferidas, "Downton Abbey". Os roteiros começam a explorar as mudanças pelas quais passa a sociedade inglesa da época. Pela primeira vez na história o Partido Trabalhista consegue eleger o Primeiro-Ministro e isso acaba mudando os paradigmas daquela estratificada sociedade. Isso obviamente se analisando sob um ponto de vista geral, mais amplo. Dentro do microcosmo que reflete os moradores e empregados de Downton Abbey também já se nota certas mudanças significativas de comportamento, sejam elas políticas ou sociais (escandalosas, para ser mais específico). Quando moradores da vila local decidem eleger o representante do novo comitê que irá erguer um monumento em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial, todos pensam que tal honraria será concedida ao Conde de Grantham (Hugh Bonneville), mas acabam se surpreendendo ao descobrirem que seu mordomo, Charles Carson (Jim Carter), é que foi o escolhido! Um reflexo dos novos tempos. Apesar de ser apenas o mordomo da mansão, Carson é muito respeitado por todos os moradores que o admiram em seu modo de ser, honesto, disciplinado e íntegro. Enquanto ele se eleva no conceito geral, a nobreza desce a ladeira da falta de elegância e boa finesse. A nobre Lady Shackleton (Harriet Walter) resolve levar um dos valetes da mansão para a cama, causando um grande mal estar e constrangimento em todos. O escândalo só não se torna maior porque ambos acabam sendo pegos no flagra pelo Conde em um momento particularmente tumultuado, quando um dos quartos da mansão pega fogo, causando grande alvoroço entre todos. Lady Edith Crawley (Laura Carmichael), deprimida e abalada após deixar sua filha sob cuidados de uma família mais humilde da região, tudo para evitar um escândalo pelo fato dela ser mãe solteira, acaba deixando uma carta pegar fogo perto de sua lareira, causando a destruição de seu próprio quarto com o fogo acidental. Pelo visto um título de nobreza não é suficiente por si só para garantir um grande caráter. / Downton Abbey 5.1 (Inglaterra, 2014) Direção: Catherine Morshead / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Harriet Walter, Elizabeth McGovern, Maggie Smith.

Downton Abbey 5.02
Esse episódio em particular é bem curioso porque ele mostra o impacto das primeiras invenções tecnológicas dentro da vida doméstica dos ingleses. Como se sabe o enredo de "Downton Abbey" se passa no começo do século XX e naqueles tempos a grande novidade era o rádio! Por ele se podia ouvir música, notícias e até mesmo peças teatrais adaptadas para o novo meio. Era considerado um grande avanço para a sociedade que mal havia saído ainda da era vitoriana. Assim ter um rádio em Downton Abbey passa a ser o sonho da sobrinha de Robert Crawley (Hugh Bonneville), apesar da forte aversão e resistência dele. Em sua opinião o rádio seria uma moda passageira que não teria muito futuro (mal sabia ele que na esteira do rádio viria também a TV e todo o mundo de pura tecnologia que conhecemos hoje em dia com Internet, etc). Pois bem, o conservador nobre só muda sua opinião quando descobre que o próprio rei George V irá falar pela primeira vez à Inglaterra usando justamente uma transmissão radiofônica. Sem outra saída, ele acaba comprando um aparelho para a centenária mansão. Outro problema que Crawley precisa resolver é determinar a exata localização onde será erguido um monumento em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial. Para isso ele terá que contar com a sempre preciosa colaboração de seu mordomo, Charles Carson (Jim Carter), que inclusive não anda concordando muito com ele sobre isso. Por fim eu destaco uma cena em particular desse episódio quando Anna Bates (Joanne Froggatt) vai até uma mercearia local em busca de alguma substância anticonceptiva. A pressão social era tamanha sobre a mulher naquela época que ela mais parecia estar comprando algo extremamente proibitivo, desonroso até! Os tempos realmente mudaram muito e os costumes também. / Downton Abbey 5.02 - Episode #5.2 (Inglaterra, 2014) Direção: Catherine Morshead / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 5.03
Os investigadores começam a chegar cada vez mais perto de John Bates (Brendan Coyle). Como foi visto em episódios anteriores ele resolveu acertar as contas com um vassalo de um dos nobres que teria se hospedado em Downton Abbey. Tudo porque esse sujeito supostamente teria estuprado Anna Bates (Joanne Froggatt), sua mulher. Os roteiristas porém preferem deixar tudo em suspense, nunca deixando claro se Bates teria ou não matado realmente o criminoso. Enquanto isso a mansão se prepara para receber nobres russos que teriam sido expulsos de seu país após a revolução comunista. Esse jantar acaba reservando uma incrível surpresa para Violet Crawley, a Condessa de Grantham (Maggie Smith). Quando jovem ela esteve na corte do Czar Alexandre e lá teria tido um breve flerte com um príncipe russo. E agora, tantos anos depois daquele encontro marcante, eis que ambos se reencontram em Downton Abbey. E velhos romances não parecem ser a única preocupação de Violet. Sua neta, Lady Mary Crawley (Michelle Dockery), foi vista saindo de um hotel em Liverpool em companhia de um homem! Um verdadeiro escândalo para aqueles tempos conservadores. O pior para a Condessa é saber que foi o seu próprio mordomo quem presenciou tudo! Essa saia justa acaba rendendo uma ótima cena entre ambos onde a malícia parece soterrada sobre rios de etiqueta social - tudo muito divertido, de uma forma bem sutil e inteligente. Por fim Mrs. Patmore (Lesley Nicol) pede a Charles Carson (Jim Carter) que o nome de seu sobrinho seja incluído na lista dos heróis de guerra que farão parte do monumento que será erguido pelo Conde de Grantham na praça central do vilarejo. O problema é que ele foi um covarde que fugiu do campo de batalha enquanto seus companheiros de farda lutavam com bravura. Será que conseguirá mesmo incluir seu nome na lista dos soldados ingleses mortos na I Guerra Mundial? Algo bem complicado... / Downton Abbey 5.03 - Episode #5.3 (Inglaterra, 2014) Direção: Catherine Morshead / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 5.04
Esse episódio é interessante porque ele mostra o choque de ideologias que já se tornava comum dentro da rígida sociedade inglesa. De um lado os valores tradicionais e conservadores do Conde de Grantham (Hugh Bonneville) e do outro todo o arcabouço teórico do socialismo de Marx. Durante um jantar refinado essa contradição de ideias vem à tona, com discussões e acessos de raiva do Conde, que se sente imediatamente ameaçado pela forma de pensar de uma das convidadas, uma jovem com ideias esquerdistas. Entre os criados o segredo de Thomas Barrow (Rob James-Collier) começa a ficar óbvio. Esse personagem sempre desempenhou o papel de pequeno patife dentro da mansão, criando intrigas e rivalidades entre os empregados. Agora porém a sua situação é bem mais complicada pois ele está viciado em morfina, uma droga de prescrição médica que começava a se tornar popular entre os mais jovens. Já entre as filhas da condessa tudo vai ficando mais emocionalmente instável. Lady Mary Crawley (Michelle Dockery) passou a noite com um de seus velhos flertes, mas não está disposta a assumir nada sério com ele. Era o começo da libertação sexual das mulheres, onde elas também começavam a exercer seu direito a ter romances fugazes, com sexo casual sem culpa ou remorso. Enquanto Mary não quer criar laços emocionais com ninguém, sua irmã, Lady Edith Crawley (Laura Carmichael), sofre por causa da garotinha que na verdade é sua filha. Para fugir do escândalo social ela deu a criança para ser criada por um humilde casal. Agora se torna inconveninte ao ir todos os dias na casa deles. "Downton Abbey" é uma daquelas séries britânicas com muito estilo e elegância. Ótima pedida para quem estiver em busca de um entretenimento ao velho estilo. Sinal de bom gosto, acima de tudo. / Downton Abbey 5.04 - Episode #5.4 (Inglaterra, 2014) Direção: Minkie Spiro / Roteiro:  Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Michelle Dockery, Rob James-Collier, Elizabeth McGovern, Maggie Smith.

Downton Abbey 5.05
Tudo tem limites. Desde que sua esposa conheceu um colecionador de artes, de quadros raros e valiosos, Robert Crawley, Lord de Grantham (Hugh Bonneville), anda desconfiado da aproximação de ambos. Não é para menos. Simon Bricker (Richard E. Grant) está realmente apaixonado por Cora Crawley (Elizabeth McGovern). Uma situação no mínimo bem delicada. O pior acontece logo depois. Após encurtar uma viagem de negócios, o Lord chega em Downton Abbey uma noite antes do previsto e o que ele encontra? Sim, sua própria esposa dentro de seu quarto ao lado de Simon. Diante disso não há fleuma britânica que resista! Esse é aquele tipo de situação que não pode ser resolvida por meios, digamos, diplomáticos, mas sim com punhos erguidos, como se fossem meros plebeus em um pub. Até a nobreza precisa descer do saldo alto de vez em quando... Enquanto o Lord e seu opositor rolam pelo chão do quarto tentando resolver suas questões pessoais, a polícia vai fechando o cerco contra o casal Bates. John Bates (Brendan Coyle) vai se tornando o principal suspeito de um crime, não apenas por já ter ficha criminal, mas também por ter tido desavenças com o lacaio de um Lord que se hospedou em Downton Abbey e que depois foi encontrado assassinado. Por fim um romance começa a nascer entre Lady Rose MacClare (Lily James) e um jovem alto e bonito chamado Atticus Aldridge (Matt Barber). De origem russa sua família se mudou para a Inglaterra para fugir da perseguição contra judeus nos tempos do czar. De um simples flerte tudo caminha para algo a mais entre eles. Afinal o amor é lindo. / Downton Abbey 5.05 - Episode #5.5 (Inglaterra, 2014) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco:  Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 5.07
Cora Crawley (Elizabeth McGovern) descobre que sua filha escondeu uma criança por anos. Ela tinha vergonha da reação da sociedade ao saber que havia ficado grávida sem ser casada. Pior para Cora é saber que tudo lhe foi escondido pela própria mãe, Violet (Maggie Smith). Apesar das mágoas Cora está decidida a resolver esse problema. Ela vai a Londres e encontra a filha Edith (Laura Carmichael). Sua neta deve ser levada para Downton Abbey onde será criada como se fosse sua filha (e ela realmente é). Enquanto isso o Conde de Grantham (Hugh Bonneville) fica desolado quando descobre que sua cadela de estimação tem poucas horas de vida pois está com câncer. Já entre os criados a fofoca come solta. Anna Bates (Joanne Froggatt) viu a filha de Edith na estação de trem e ficou intrigada. Ela deseja ir morar com seu marido John (Brendan Coyle) quando se aposentarem, em uma pequena casa que compraram. A ideia parece ótima. Já Violet Crawley (Maggie Smith) fica desolada ao saber que sua melhor amiga vai se casar e que provavelmente a deixará sozinha nas tardes de chá em sua bela casa. A vida, mesmo para elas, precisa seguir em frente. / Downton Abbey 5.07 - Episode #5.7 (EUA, 2014)  Direção: Philip John / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.

Downton Abbey 5.8
Esse é o episódio do casamento de Lady Rose MacClare (Lily James) e Atticus Aldridge (Matt Barber). Problemas? Muitos deles. Os pais do rapaz não gostam da noiva. Há uma barreira entre as duas famílias também. Uma é de origem judaica, a outra não! Isso dá margem a uma série de questões que colocam em risco o sucesso desse matrimônio. Mães judias são bem conhecidas por quererem impor seu ponto de vista de todas as formas e isso acontece aqui também. Tudo vira pretexto para uma série de preconceitos envolvendo cristãos e judeus. Uma pena que uma questão que deveria ser meramente religiosa acaba minando a felicidade de dois jovens que apenas querem viver juntos. Outro bom momento desse episódio é a prisão de Anna Bates (Joanne Froggatt). Há tempos a polícia vinha investigando, principalmente baseado nas suspeitas de que o criado assassinado teria estuprado Anna no passado. Teria havia uma vingança depois desse crime? É bem possível. Outro acontecimento que chega ao fim nesse episódio, após ter sido explorado por várias semanas, é a inauguração do monumento aos mortos da I Guerra Mundial, algo que foi muito discutido, muito debatido, principalmente em relação aos nomes que iriam constar em sua placa principal. Por fim, Violet Crawley, a condessa de Grantham, personagem maravilhosamente interpretada pela atriz Maggie Smith, recebe a proposta de casamento de um príncipe russo. Afinal não há idade para o amor. / Downton Abbey - Episode 5.8 (Inglaterra, 2014) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Michelle Dockery, Lily James, Elizabeth McGovern.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

2 comentários:

  1. Guia de Episódios - Downton Abbey
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Review Adicionado:
    Downton Abbey 5.07 - Episode #5.7

    ResponderExcluir