quarta-feira, 6 de julho de 2016

A Lucy de George Harrison

Na foto ao lado George Harrison aparece tocando "Lucy" sua amada guitarra Les Paul Gibson Standard 1957 durante a gravação do clip de "Revolution" dos Beatles. A história desse instrumento é das mais interessantes. Embora Harrison tivesse uma grande coleção de guitarras, ele tinha um especial apreço por Lucy.

Ela foi um presente de Eric Clapton a Harrison. Foi com ela que o famoso músico tocou seus maravilhosos solos no clássico "While my Guitar Gently Weeps", faixa antológica do Álbum Branco dos Beatles. Havia uma tensão entre Harrison e Clapton na época por causa da esposa de George, a linda pin-up Pattie Boyd. Ele havia se casado com George Harrison em 1966, mas o casamento ia de mal a pior. Quando ela conheceu Eric Clapton se apaixonou por ele e ambos tiveram um caso extraconjugal.

Para amenizar o fato de ter traído seu amigo, Eric Clapton resolveu dar de presente a George Harrison sua guitarra que logo foi chamado pelo Beatle de Lucy, por causa de sua cor que lembrava a cor dos cabelos da comediante Lucille Ball, muito popular por causa de sua série de TV. O instrumento musical assim serviu de símbolo da paz e harmonia que iria existir entre George Harrison, sua ex-esposa e seu amigo, Eric Clapton.

Curiosamente o instrumento também seria roubado alguns anos depois, o que deixaria George furioso. Alguns ladrões entraram em sua casa em Los Angeles e levaram sua guitarra preferida. Harrison colocou a polícia atrás e descobriu-se que ele foi vendida em uma loja de penhores para um mexicano que levou a guitarra para o México. Mesmo com tantos problemas George não desistiu e foi atrás dela. Depois de meses finalmente conseguiu reaver a valiosa guitarra Lucy, um instrumento de inestimável valor para a história do rock.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Music! - Pablo Aluísio
    A Lucy de George Harrison
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Humm, corno tão manso é foda. Acho que While My Guitar Gently Weeps se chamaria Punch My Chin Gently, se fosse intitulada pelo Eric Clapton.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, perdeu a mulher, mas ganhou uma guitarra...

    Sabe, os estrangeiros, com exceções é claro, são mais calmos em relação a essa coisa de traição. os ingleses por exemplo temem mais o escândalo em si do que o próprio chifre. Essa coisa de corno manso, etc, é bem tipicamente brasileiro.

    ResponderExcluir