sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Um Senhor Estagiário

Aos 70 anos de idade, Ben (Robert De Niro) decide retornar ao mercado de trabalho. Viúvo e aposentado, ele não aguenta mais passar seus dias sem fazer nada, procurando algo para ocupar seu tempo. Assim acaba encontrando um anúncio de uma empresa de internet que está atrás de pessoas mais velhas para estagiar. Os tempos são outros e Ben, um trabalhador à moda antiga, com terno, gravata e pasta, descobre que as regras que valiam no seu tempo não existem mais. Os funcionários da empresa são jovens que se vestem de modo casual e sua nova chefe, Jules (Anne Hathaway), é uma mulher que tenta levar uma vida profissional e pessoal no meio de muitos problemas, tanto em casa como no trabalho. Quando tomei conhecimento desse novo filme de Robert De Niro pensei comigo mesmo: "Lá vem mais uma comédia sem graça com De Niro! O pior é que agora, pelo visto, vão fazer piadas grotescas com gente mais velha". Ou seja, tinha tudo para ser um desastre!

Eu me enganei. O filme é realmente bom e em nenhum momento transforma as pessoas mais velhas em piada ou algo do tipo. Na verdade é até uma boa crônica sobre as mudanças que o mercado de trabalho sofreu com o advento das empresas que se especializaram em vender produtos na internet. A tônica "homem mais velho trabalhando com jovens" nem é tão importante no final das contas. Provavelmente por ter sido dirigido e roteirizado por uma mulher o filme se mostra bem sensível sobre questões familiares e de relacionamento. A boa sensibilidade feminina acabou salvando o filme como um todo. Além disso Robert De Niro está bem mais contido. Em comédias ele tende a exagerar um pouco, ficando em controle remoto, fazendo uma paródia de si mesmo, repetindo os mesmos cacoetes e maneirismos. Aqui ele está até muito sóbrio, sem qualquer tipo de exagero cênico. A se lamentar apenas a falta de uma maior experiência por parte de Anne Hathaway ao contracenar com De Niro. Realmente falta muito chão para ela um dia chegar perto do talento de seu parceiro em cena. Mesmo assim, com esse desnível, o filme não deixa de agradar. É simpático e de certa forma até mesmo cativante. Em termos de comédia De Niro não fez nada tão bom nos últimos anos. Por isso vale a pena assistir.

Um Senhor Estagiário (The Intern, EUA, 2015) Direção: Nancy Meyers / Roteiro: Nancy Meyers / Elenco: Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo, Christina Scherer / Sinopse: Aos setenta anos de idade, aposentado e viúvo, Ben (De Niro) decide voltar para o mercado de trabalho. Acaba achando uma vaga como estagiário numa empresa que vende roupas pela internet. Seu novo trabalho mudará não apenas sua vida, mas também a dos seus colegas de empresa. Filme indicado aos prêmios Broadcast Film Critics Association Awards, Casting Society of America e Jupiter Award na categoria de Melhor Ator (Robert De Niro).

Pablo Aluísio.

2 comentários: