sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O Fundamentalista Relutante

Changez (Riz Ahmed) é um jovem natural do Paquistão que ganha uma bolsa de estudos numa conceituada universidade americana. Lá conhece a riqueza e a liberdade da sociedade dos Estados Unidos e chega até mesmo a se envolver com uma linda garota de Nova Iorque, Erica (Kate Hudson). Após se formar, arranja emprego numa empresa especializada no mercado financeiro. Tudo corria conforme seu planos até o dia 11 de setembro de 2001 quando Nova Iorque sofre o maior atentado terrorista de sua história. O mundo nunca mais seria o mesmo e nem a vida de Changez, que acaba entrando em um grande dilema moral consigo mesmo. Pelo visto os americanos não vão superar 11 de setembro tão cedo. Esse é mais um filme que se propõe a discutir os efeitos e as causas daquele terrível evento. O ponto de vista acaba sendo o de um paquistanês que vai para a América estudar, se formar e começar a progredir em sua vida pessoal e profissional até que tudo vira de cabeça para baixo com os atentados terroristas.

O filme se utiliza bastante bem do recurso de flashbacks. Logo no começo somos apresentados a um suposto jornalista americano (Liev Schreiber) que vai até uma casa de chá na capital paquistanesa para entrevistar um professor universitário local que tentará lhe dizer que nada tem a ver com o sequestro de um outro americano, um acadêmico acusado de espionagem que caiu nas garras de grupos extremistas. A partir desse encontro o homem, a quem a CIA acredita estar envolvido na captura do refém americano, vai lhe contar sua história. E a partir daí o espectador vai conhecendo todos os eventos. Essa opção do roteiro se mostra bastante eficiente pois o espectador começa a compreender o que acaba levando alguém a entrar numa guerra religiosa tão sangrenta como a do Oriente Médio, mesmo essa pessoa tendo tido contato com a cultura e o modo de pensar dos ocidentais. O filme tem ótimo elenco, direção segura e firme e uma trama mais do que interessante. Não vai interessar a todos os públicos mas apenas aos que procuram por respostas sobre a eterna crise que existe nos países islâmicos.

O Fundamentalista Relutante (The Reluctant Fundamentalist, Estados Unidos, Inglaterra, Catar, 2012) Direção: Mira Nair / Roteiro: Javed Akhtar, Ami Boghani / Elenco: Riz Ahmed, Liev Schreiber, Kate Hudson, Kiefer Sutherland / Sinopse: O filme narra a história de um jovem do Oriente Médio que vai estudar nos Estados Unidos. Lá se forma e acaba arranjando um emprego. Até começa um belo romance com uma americana, mas tudo isso, que parecia ir tão bem, acaba se desfazendo com os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Filme vencedor do Munich Film Festival na categoria de Melhor Filme do Ano.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir