terça-feira, 25 de outubro de 2011

Invocadores do Mal

Terminei de ler esse segundo livro do casal Ed e Lorraine Warren. O que me despertou a curiosidade para ler esse tipo de livro foi obviamente o cinema. Vários filmes foram produzidos nos últimos anos baseados nas experiências ditas sobrenaturais do casal. E aqui deixo uma recomendação aos leitores: leia tudo com o olhar cético, com o bom senso e o senso crítico bem ligados. Não vá ler pensando que tudo o que está em suas páginas é verdade. Eu particularmente li com o olhar de quem estava lendo um livro de pura cultura pop, nada mais do que isso.

São histórias de fantasmas, algumas que fazem até mesmo parte do folclore de certas comunidades nos Estados Unidos e Inglaterra. Embora o casal Warren tenha tentado o tempo todo trazer uma certa chancela da ciência para o que contam, não caiam nessa. Esse tipo de argumento é pura balela. Nenhum experimento científico foi feito até hoje se trazendo um fantasma para um ambiente controlado onde pudesse ser estudado por cientistas. Sem o método científico não existe ciência, ponto final. Essa mesma realidade vale para quem defende que espiritismo é ciência... não é mesmo! Nunca caia em falácias de charlatões. Eles voam como moscas por aí.
 
Em relação ao livro em si ele é de fácil leitura, com pouco mais de 200 páginas. Não é literatura de alto nível. Achei até tudo meio bagunçado. Há narrativas, relatos, depois o Ed joga a transcrição de entrevistas, tudo meio jogado ao vento. Faltou um editor mais presente para colocar uma certa ordem naquela bagunça toda. Se você estivar em busca de um livro como pura literatura de qualidade, olha, eu não recomendaria esse livro, sinceramente falando. De qualquer forma sendo lido como pura cultura pop, até que funciona. Fora disso é besteira cristalina.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lady Killers

Lady Killers
Esse livro conta a história de mulheres assassinas ao longo da história. O chamariz da edição diz: "Entre na mente das assassinas em série". Escrito por Tori Telfer em 2017, o livro ganhou uma edição bem caprichada da Darkside Books no Brasil, com ilustrações de Jennifer Dahbura. Em seus capítulos são dissecadas pequenas biografias de cada uma dessas assassinas em série, algumas bem conhecidas, outras nem tanto. Praticamente não são enfocadas criminosas da atualidade, mas do passado, algumas de séculos atrás. Todas ganharam notoriedade em sua época por causa dos crimes horríveis que cometeram.

O perfil mais comum presente no livro é a da envenenadora dissimulada. Algo que confirma uma antiga visão de que as mulheres não matam com violência, mas sim com venenos. A história de fato parece confirmar essa tese. As mulheres, ao contrário dos homens, quase nunca partem para a violência ou brutalidade. A especialidade dessas damas da morte, como regra geral, era mesmo o veneno, muitas vezes servido nas refeições de parentes, maridos, pessoas próximas, conhecidos em geral. Bastava um aborrecimento, um conflito, para o arsênico (o veneno mais popular) entrar no cardápio das vítimas. Era muito comum também a figura da viúva negra. Era aquele tipo de assassina que matava o marido ou companheiro, geralmente para ficar com seus bens ou o seguro de vida. Aqui a morte do marido era usada ou como caminho de liberdade de um casamento horrível ou então como meio de ascensão social.

Entre as mais notórias (ou infames) assassinas algumas se destacam e até hoje são bem conhecidas, como a condessa de sangue Elizabeth Báthory, que inclusive abre o livro, trazendo a primeira biografia. Ela foi uma nobre sádica que matava jovens camponesas de seu feudo. Tudo com a finalidade de banhar-se em seu sangue para manter uma juventude eterna. Enquanto assassinava mulheres pobres nada aconteceu. Quando começou a matar jovens da nobreza acabou sendo presa e condenada a morrer enclausurada em seu próprio castelo. Seguramente essa condessa foi uma psicopata pois tinha enorme prazer nos crimes que cometia. E quando era jovem já era conhecida pelas torturas que praticava contra empregadas de seu castelo. No meu ponto de vista um caso de psicopatia clássica.

Outra história que me chamou bastante atenção foi a de Kate Bender. Ela viveu na época do velho oeste americano. Abriu uma hospedaria para viajantes ao lado de outras pessoas que dizia ser sua família, embora hoje suspeita-se que isso era uma mentira inventada por ela. O hotelzinho ficava no Arizona, numa rota bastante movimentada de homens que iam para as montanhas em busca de ouro e riqueza. Pois bem, cada cowboy, minerador ou viajante que se hospedava no pequeno hotel da senhorita Bender acabava encontrando a morte. Ela e seus "familiares" matavam seus hóspedes, para roubar seus pertences e ouro que eles traziam das minas. Depois enterravam os corpos nas terras da propriedade do hotel. Cronistas da época, que escreveram sobre os crimes, afirmaram que Kate Bender era uma moça bonita, uma formosa loira de olhos azuis. Ela usava sua beleza para atrair os homens ao seu hotel e lá eles eram mortos das maneiras mais violentas. A própria Kate geralmente cortava suas gargantas! E o mais incrível de tudo é que ela escapou, nunca foi presa por seus crimes, pelos assassinatos em série que cometeu.

A edição brasileira de "Lady Killers" é um primor de capricho e bom gosto, mas erraram ao adicionar uma segunda parte onde se reúnem minibiografias de outras assassinas e micro resenhas de filmes e séries. Achei os textos dessa parte final bem simplórios, nada acrescentando ao livro original americano, esse sim bem mais detalhista e com mais conteúdo. Parece que os editores nacionais queriam lançar um livro com mais páginas e então resolveram, como se diz na expressão popular, "encher linguiça", colocando páginas e mais páginas, de maneira desnecessária. Isso porém não tira o interesse do livro que é muito bom, especialmente recomendado para quem deseja conhecer um pouco mais a mente de mulheres que matam, as tais damas assassinas ou melhor dizendo as Lady Killers.

Pablo Aluísio.

O Condenado - Bernard Cornwell

Sempre gostei muito dos livros escritos pelo autor inglês Bernard Cornwell. Ele geralmente ambiente seus romances em duas épocas básicas, durante as guerras contra Napoleão Bonaparte ou então nas batalhas épicas da formação da nação inglesa, logo após a saída dos romanos da Britânia. Cornwell gosta de escrever longas sagas históricas, em diversos livros em séries, mas aqui nesse "O Condenado" temos um livro único, com história fechada. O protagonista é um ex-tenente das guerras napoleônicas. Ele esteve na batalha de Waterloo servindo ao exército inglês. Agora, de volta à vida civil, ele é contratado pelo secretário do interior para fazer uma investigação não oficial. Ele precisa descobrir se um jovem pintor que foi condenado à morte pela justiça é de fato mesmo o autor do assassinato de uma marquesa. O pedido da investigação partiu da própria Rainha que nunca acreditou na versão oficial.

Assim esse tenente chamado Ridel Sandman sai em Londres em busca de pistas. Ao seu lado surgem outros personagens que lhe dão apoio, como um curioso e divertido Lord inglês, que adora o esporte em que Sandman é considerado um craque, uma bela jovem chamada Sally e um velho sargento, também veterano das guerras napoleônicas. O objetivo é localizar uma criada que teria sido testemunha do crime e saberia a verdadeira identidade do assassino.

Bernard Cornwell escreveu um bom livro. Ele se debruçou por meses na biblioteca de Londres para estudar sobre o contexto histórico da chamada "era dos enforcamentos", um tempo no século XIX em que muitos criminosos foram executados na forca na praça principal da capital do império. Ele inclusive decidiu usar os nomes reais de certas pessoas que participaram desses enforcamentos em seus personagens de ficção. Um fato curioso é que os condenados que conseguiam escapar da forca, através de algum perdão real, acabavam sendo expulsos para a Austrália. Enfim, um livro muito bom de ler, principalmente para quem gosta de mistérios e aspectos de uma época em que a criminologia valoriza a punição pública pela corda.

Pablo Aluísio.

domingo, 23 de outubro de 2011

Cinema News - Edição VIII

O Novo Duna - O tão esperado filme "Duna" ganhou um novo poster hoje. O filme será divulgado no IMAX com a arte ao lado. Essa nova versão de "Duna" dirigida pelo cineasta Denis Villeneuve tem sido um dos filmes mais aguardados dos últimos anos. E não é para menos. "Duna", o livro, é uma das obras mais celebradas da literatura no ramo da ficção. Houve uma versão cinematográfica lançada nos anos 80, mas aquela antiga produção foi considerada um fracasso tanto de público, como de crítica. Esse novo filme renova todas as apostas e não tem sido fácil para seus produtores. O filme deveria ter sido lançado no ano passado, mas com o problemas da pandemia o dia de seu lançamento foi adiado diversas vezes. Agora o estúdio mantém o dia 22 de outubro de 2021 como a data definitiva de lançamento nos Estados Unidos. Com o avanço da vacinação no país e a queda de internações e mortes, o filme pode finalmente ter a chance de chegar nas telas de cinema. O que preocupa os produtores é a questão de que até onde o filme poderá ir nas bilheterias? Será que finalmente o público americano (e do resto do mundo) vai ganhar confiança para voltar a frequentar os cinemas? Os lançamentos que foram feitos nessa retomada não causam muito entusiasmo. Via de regra os filmes, mesmo as super produções, renderam bem menos do que era esperado. Agora e aguardar para ver como o filme será recebido comercialmente, além da opinião de críticos e dos fãs sobre essa nova tentativa de levar o universo de Duna para os cinemas.

Morre Charlie Watts
Como não poderia ser diferente a notícia mais comentada no mundo da música nessa semana foi a morte do baterista dos Rolling Stones. Charlie Watts morreu em decorrência de um procedimento médico não divulgado pelo grupo. Especula-se que ele tenha morrido por causa de um câncer na garganta, algo que vinha minando sua saúde já há alguns anos. Em termos de importância ele foi um dos principais membros dos Stones. Ótimo instrumentista, também não deixou de ser subestimado em diversos momentos de sua vida. Algo parecido do que ocorreu com Ringo dos Beatles. O fato é que não havia nos anos 60 a mentalidade de se valorizar muito os bateras dos grupos de rock. Um equívoco e tanto, uma vez que a bateria é a verdadeira pulsação de um conjunto de rock, a "cozinha" sempre foi de vital importância para a sonoridade de toda e qualquer grande banda de rock. Na vida pessoal Charlie Watts era uma pessoa bem discreta que odiava a fama. Seu único exagero em termos de fama e riqueza era sua coleção de carros esportivos raros, mas isso, convenhamos, era um simples hobby, ainda mais se tratando de um músico tão importante na história dos Rolling Stones. Assim deixo, através desse simples texto, meus sentimentos de pêsames por seu falecimento.

Falece Jean-Paul Belmondo
Faleceu no último dia 6 de setembro, aos 88 anos de idade, o ator francês Jean-Paul Belmondo. Muito querido pelo público, inclusive o brasileiro, o ator teve uma longa carreira no cinema que atravessou sete décadas! No total trabalhou em 91 filmes. Seu primeiro trabalho como ator se deu no filme "Molière", um curta-metragem lançado em 1956. Seu trabalho de despedida se deu há poucos anos, em 2006, onde surgiu para uma breve despedida no filme "Un homme et son chien", uma produção francesa que até foi bem elogiada pela crítica na ocasião de seu lançamento. Jean-Paul Belmondo foi indicado a dois prêmios BAFTA pelos filmes Pierrot le Fou (1965) e Léon Morin, prêtre (1961). Foi premiado pelo Oscar do cinema francês, o César Awards por seu trabalho como ator em Itinéraire d'un enfant gâté (1988). Em 2011, já afastado das telas e com problemas de saúde recebeu uma bela homenagem pelo conjunto de sua obra no Festival de cinema de Cannes. Foi seu último aceno de despedida para a sétima arte ao qual devotou toda a sua vida de artista. 

Luke e Lula!
Mark Hamill, o Luke Skywalker de "Star Wars", declara apoio a Lula nas próximas eleições! O ator Mark Hamill da saga "Star Wars" usou suas redes sociais para declarar apoio a Lula nas próximas eleições presidenciais no Brasil. Ele escreveu: "Que a força esteja com o Brasil". Depois continuou: "Atenção Brasil! A força é realmente forte nesse homem. Desejo a Lula tudo de bom em sua nobre busca". Mark Hamill assim segue os passos de outros astros de Hollywood como Leonardo DiCaprio ao incentivar os jovens brasileiros que compareçam às urnas, uma vez que apenas pelo voto poderão derrotar o presidente Bolsonaro que tem uma péssima imagem fora do Brasil.

Nos Estados Unidos, principalmente entre a comunidade de Hollywood, o presidente Bolsonaro é muito mal visto, sendo associado a ideias tacanhas, ultrapassadas e até mesmo perigosas por suas declarações que insinuam estar contra a democracia e o direito ao voto. Também é encarado como um político que odeia artistas e arte em geral, em especial o cinema brasileiro que nos últimos anos ganhou várias críticas positivas por parte de especialistas. 

Leo e Bolsonaro
Leonardo DiCaprio diz em festa que "Bolsonaro perderá as eleições para o bem do planeta!" O ator Leonardo DiCaprio participou de uma festa em Hollywood nesse fim de semana e disse para os amigos que Jair Bolsonaro perderá as próximas eleições para presidente. revelou uma fonte próxima. Para o ator isso seria um bem para o planeta, para o meio ambiente. Leonardo DiCaprio tem incentivado o voto jovem no Brasil justamente para que o atual presidente, que tem apoio de pessoas mais velhas, idosos em sua maioria, venha a perder as eleições presidenciais. Bolsonaro faz mal para a proteção ao meio ambiente na visão do astro de Hollywood.

Alguns artistas brasileiros estiveram presente à festa em Hollywood. O ator norte-americano é extremamente empenhado na causa ambiental. Para ele um dos maiores problemas do mundo hoje se chama Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, um político de extrema-direita que parece atuar contra a proteção do meio ambiente.O presidente Bolsonaro inclusive tem se irritado com Leonardo DiCaprio. Recentemente o presidente do Brasil disse que ele deveria ficar calado. Leonardo DiCaprio ignorou completamente a resposta de Bolsonaro e esse aviso que ele sequer levou em consideração. O clima, como se pode perceber anda tenso entre os dois.

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de outubro de 2011

Cinema News - Edição VII

O Rogue de Megan Fox
- Megan Fox é uma das mulheres mais bonitas do cinema americano. Tem lindos olhos azuis e uma carreira que entre altos e baixos conseguiu algum sucesso comercial. Depois de dar uma pausa na carreira, para se casar no Havaí, ela está de volta ao cinema americano nesse thriller de ação. Afinal as contas chegam todos os dias e é preciso voltar a trabalhar. Ninguém vive de brisa, não é mesmo? E do que se trata esse Rogue? Não vi o filme ainda, ele é muito recente. A sinopse deixa algumas pistas. "Megan Fox (da franquia Transformers) assume um novo papel emocionante como uma mercenária endurecida por batalhas nesta saga de ação explosiva. Como líder da equipe O'Hara, ela lidera um esquadrão animado de soldados." Sinceramente, não vejo grande coisa vindo por ai. Minhas expectativas ficam bem baixas nesse momento. O que vier de bom, será bem-vindo e é só. Tive até vontade de rir porque a Megan Fox é linda e tudo mais, porém será que convence como uma máquina militar de guerra? Acho complicado. A direção é de M.J. Bassett e conta no elenco ainda com  Philip Winchester e Calli Taylor. Vamos ver se o filme escapa do humor involuntário.

The Other Side of the Wind 
O público está prestes a assistir ao último trabalho de um gênio do cinema. O Último Filme de Orson Welles foi localizado e restaurado. Orson Welles não chegou a terminar seu último filme. Com o título de ‘The Other Side of the Wind’ a produção ficou pelo meio do caminho, como aliás muitos outros filmes de Welles. Agora a Netflix tenta recuperar esse material no documentário de mesmo nome. A empresa comprou as cópias inacabadas que ainda existiam, muitas delas há décadas sem ver a luz do sol. Estavam arquivadas, provavelmente caminhando para o desaparecimento com os efeitos do passar do tempo. A boa notícia é que a celuloide conseguiu preservar muito bem vários rolos que foram dirigidos por Welles, mas nunca levados para a sala de edição pois o cineasta brigou com o estúdio que estava financiando a fita. Com isso o filme foi cancelado e só agora, tantas décadas depois, é finalmente restaurado para futuro lançamento pela Netflix. Vamos aguardar.

Michael Douglas é acusado de assédio moral e sexual - O novo nome a entrar na lista de acusados de assédio sexual é o ator Michael Douglas. Uma mulher que trabalhou ao lado do ator em sua companhia cinematográfica durante os anos 80, como secretária, disse que Michael Douglas era um arrogante que humilhava os funcionários em sua empresa, localizada em Los Angeles. Ela afirmou: "Ele se considerava o Rei do mundo, que podia fazer tudo, inclusive me humilhar, sem ter qualquer punição por isso".Douglas soltou nota através de seu advogado afirmando que as acusações não passavam de uma "farsa". Não é a primeira vez que o ator vê seu nome envolvido em escândalos sexuais. Ele admitiu há alguns anos que era viciado em sexo e que teria contraído câncer de boca por ter feito sexo oral sem proteção com inúmeras parceiras ao longo de todos esses anos. Seu pai, Kirk Douglas, também havia sido acusado de conduta imprópria na velha Hollywood, quando teria, segundo alguns boatos da época, violentado a atriz Natalie Wood. Segundo um colunista muito influente dentro da indústria cinematográfica não é de se admirar que Michael Douglas tenha sido acusado de assédio sexual com mulheres, já que isso era até bem conhecido no meio, mas sim que apenas uma mulher tenha resolvido denunciá-lo. Provavelmente venha mais acusações por ai nas próximas semanas.

Between Worlds
Poster do novo filme de Nicolas Cage. Pelo visto o ator realmente não pensa em se aposentar, atuando em ritmo industrial, um filme atrás do outro. No cartaz uma ideia do que se verá no filme, com a frase "Sua nova vida está assombrada por velhos fantasmas!" A direção é da cineasta espanhola Maria Pulera que também escreveu o roteiro. O elenco ainda conta com Penelope Mitchell e Franka Potente. O que podemos esperar? Bom, se depender da qualidade dos últimos filmes do ator não é de se esperar grande coisa, mas vamos mesmo assim conferir em breve. PS: Assisti recentemente ao filme. Realmente não há nada para celebrar. O filme é de ruim para fraco, com um roteiro inconsistente e uma proção que pode ser considerada semi amadora. É mais uma bola fora na carreira do ator, que ultimamente anda em uma fase bem ruim na carreira.

Gerard Depardieu é acusado de estupro - Gerard Depardieu foi acusado de agressão sexual e estupro por uma atriz de 22 anos, que apresentou uma queixa crime nessa segunda-feira, segundo o canal de notícias francês BFM. A atriz que permanece anônima está acusando Depardieu de te-la agredido e estuprado em sua casa em Paris em duas ocasiões diferentes, em 6 de agosto e 13 de agosto. A jovem estudava em uma escola onde Depardieu estava ensinando, de acordo com a BFM. A dupla estava se encontrando na casa de Depardieu para ensaiar uma peça. Uma investigação preliminar foi instaurada pela polícia de Paris. O advogado de Depardieu, Hervé Témime, disse à BFM que seu cliente negou veementemente as alegações. "Gerard Depardieu está abalado por esta acusação e está negando qualquer agressão, estupro ou outro ato criminoso. Ele promete se defender na justiça para provar sua inocência!", disse Témime. Depardieu é a segunda grande figura da indústria cinematográfica francesa a ser acusado de agressão sexual. Antes dele o proeminente diretor francês Luc Besson foi acusado de ter estuprado uma atriz holandesa. O caso ainda está em fase de investigação pela polícia. 

Pablo Aluísio.

Cinema News - Edição VI

Arnold Schwarzenegger repudia invasão ao Congresso dos Estados Unidos - O ator Arnold Schwarzenegger, que inclusive faz parte do Partido Republicano, o mesmo do presidente Trump, criticou duramente a invasão do congresso americano por apoiadores do atual presidente. Schwarzenegger afirmou: "Esse é o final de quatro anos de loucura! Por quatro anos viajei pelo mundo e as pessoas sempre me paravam para perguntar como era possível um sujeito como Trump ser o presidente dos Estados Unidos! Como isso era possível? Eu não sabia como responder!".

O ator e político disse estar estarrecido pelas imagens que viu pela TV, com apoiadores de Trump quebrando tudo dentro do Capitólio, inclusive roubando equipamentos dos escritórios e destruindo patrimônio público. Para Arnold foi um triste momento da história americana, porém ele se mostrou também otimista ao dizer que: "A América vai sobreviver a isso. A América já sobreviveu a tempos mais sombrios que esse no passado". Arnold Schwarzenegger atualmente participa de uma campanha que incentiva pessoas de bairros pobres a votar. O voto não é obrigatório nos Estados Unidos. Para Arnold Schwarzenegger apenas o voto consciente pode impedir que líderes de índole fascista como Trump cheguem ao poder. 

Arnold Schwarzenegger e a Luta Pela Democracia
O ator Arnold Schwarzenegger decidiu gravar um vídeo sobre a importância de se lutar pela democracia nesse momento delicado da história dos Estados Unidos. Ele comparou a invasão do congresso dos Estados Unidos à noite dos cristais, quando judeus foram alvos de nazistas na Alemanha, no ano de 1938, na véspera da II grande guerra mundial. Um vídeo importante que decidi compartilhar aqui com os leitores do blog. O vídeo está legendado

Comunidade de Hollywood condena invasão ao congresso dos Estados Unidos - A comunidade de Hollywood repudiou em peso o que aconteceu nos Estados Unidos nesses últimos dias. O que o Capitão América teria a dizer sobre os eventos? O ator Chris Evans disse estar estarrecido com os acontecimentos. Ele qualificou aquilo como "Vergonhoso, Inimaginável e chocante!". Para Evans tudo aconteceu por causa da teórica de ódio que Trump imprimiu aos seus discursos por quatro anos seguidos. Depois qualificou Trump como "um covarde!".

Jon Cryer, ator, produtor e diretor foi enfático ao escrever: "Afastem Trump do poder! Esse homem precisa ser preso!". Ashton Kutcher afirmou que o verdadeiro patriota segue as leis e não comete crimes, como foi visto dentro do congresso. Ele também afirmou que a transição democrática faz parte da democracia e que a constituição deve ser respeitada. Mark Ruffalo afirmou que Trump quis dar um golpe de Estado, mas fracassou completamente. Seu lugar agora seria na cadeia. Além desses, centenas de outros atores, atrizes, cantores, artistas em geral, condenaram de forma dura o acontecido. Pelo visto Hollywood em massa está agora mais unida do que nunca contra um só inimigo: Donald Trump. 

Mulher-Maravilha 1984: Críticas e Bilheteria
O lançamento do filme "Mulher-Maravilha 1984" foi o evento cinematográfico mais comentado das últimas semanas. Foi a primeira super produção de Hollywood a ser lançada depois dos problemas da pandemia. E qual foi o resultado de sua chegada nas telas? Fez sucesso de bilheteria? Qual foi a reação de público e crítica?

Bom, em termos de crítica, o filme não foi bem recepcionado. As críticas em geral foram bem ruins. O filme foi malhado em diverzsas publicações e jornais nos Estados Unidos e pelo mundo afora. O público também parece que não gostou do que viu. A reação negativa pode ser conferida não apenas no boca a boca, mas também em resenhas de fãs, vídeos no Youtube, etc. Muito gente detestou, definitivamente o filme não agradou à maioria.

E qual é o saldo em termos comerciais até o momento? Vamos aos números. Estima-se que o filme "Mulher-Maravilha 1984" tenha custado algo em torno de 120 milhões de dólares. Nos Estados Unidos o filme conseguiu faturar 29 milhões de dólares até o momento, sendo que a bilheteria mundial soma 118 milhões até essa data. Comparando-se o custo com a bilheteria poderia se dizer que o filme se pagou e gerou lucro, mas não é bem assim. Ainda a de se considerar o custo de marketing que foi realizado. Assim até agora o filme ainda não se tornou lucrativo, mas caminha nessa direção em breve. É um pequeno sopro de alívio para a indústria cinematográfica que foi à nocaute no ano passado. 

Leo e o voto jovem
Leonardo DiCaprio comemora sucesso da campanha do voto jovem no Brasil. O ator norte-americano Leonardo DiCaprio celebrou o sucesso da campanha de incentivo ao voto dos jovens no Brasil. Para o ator esse será o ponto da virada, o movimento que fará o presidente Bolsonaro perder as eleições. Pesquisas demonstraram que o voto de Bolsonaro é basicamente dos mais velhos, algo claro de se ver nas manifestações recentes em favor do presidente. Quase nenhum jovem participando desses atos.

Já o voto do jovem é mais liberal, mais progressista, visando novos rumos dentro da sociedade. Uma visão aberta da vida e do futuro, ao contrário do que se vê nas falas do presidente Bolsonaro sempre se referindo ao passado, inclusive com elogios ao período da ditadura militar, onde muitos jovens perderam suas vidas por causa de suas opiniões políticas.

Para DiCaprio apenas um velho votaria em Bolsonaro, ainda mais na questão ambiental. O ator acredita que os jovens são mais ecologistas, respeitam o meio ambiente, as plantas, as árvores, os animais. Por isso ele se empenhou pessoalmente em incentivar o voto da juventude brasileira. Deu certo, segundo o TSE o número de jovens cadastrados bateu recorde se comparado às eleições passadas. São milhões de jovens eleitores. Leonardo brindou a isso. Tim-tim!

Pablo Aluísio.

Cinema News - Edição V

Indiana Jones 5
A Disney, atual dona dos direitos autorais do personagem Indiana Jones confirmou nessa semana que haverá sim um quinto filme da famosa franquia cinematográfica. Porém ocorrerá mudanças na direção. Steven Spielberg recusou o convite do estúdio para dirigir esse quinto filme. Em seu lugar a Disney resolveu contratar o diretor James Mangold de "Wolverine: Imortal", "Os Indomáveis" e "Ford vs Ferrari". Spielberg concordou em apenas colaborar com a produção, sem maiores envolvimentos. A Disney também pensou em contratar um novo ator para interpretar Indiana Jones, mas pelo menos por enquanto o nome de Harrison Ford está confirmado, assim como dos produtores Kathleen Kennedy, Frank Marshall e Simon Emanuel, que trabalharam nos filmes anteriores. O maestro John Williams também confirmou que fará parte da equipe do novo filme, o que não poderia ser diferente uma vez que sua música tema é um elemento indispensável dentro dessa franquia. Essa semana também foi confirmada a contratação da atriz Phoebe Waller-Bridge que, ao que tudo indica, ira atuar ao lado de Harrison Ford. A Disney também decidiu cortar mais da metade o orçamento do filme. Fontes internas do estúdio diziam que o orçamento inicial seria de 200 milhões de dólares, mas com a crise atual e os problemas envolvendo a pandemia o estúdio determinou que o novo filme de Indiana Jones não pode ultrapassar os 80 milhões de dólares na produção. Sinal dos novos tempos.

Zack Snyder's Justice League
A Warner Bros e a DC Comics decidiram dar uma chance para Zack Snyder mostrar a sua versão do filme da Liga da Justiça. Como se sabe a produção original foi das mais conturbadas. O diretor brigou com o estúdio na época das filmagens originais e abandonou o filme antes de terminá-lo. Sua jovem filha havia falecido e ele próprio se declarou impossibilitado de seguir adiante. O estúdio contratou outro diretor que terminou o serviço, mas o resultado deixou praticamente todo mundo decepcionado. Agora, anos depois, Zack Snyder teve a oportunidade de montar o filme como desejava no começo. Ele editou todo o material, refez algumas partes e o resultado foi esse "Zack Snyder's Justice League ", a versão cult do diretor. O resultado de sua nova visão resultou em um filme com mais de 4 horas de duração, o que convenhamos seria impossível de lançar nos cinemas na época. De qualquer forma o novo filme "remodelado" está aí. Lançado pela HBO em seus serviços de streaming, foi um dos mais comentados das últimas semanas. Ficou bom? Ainda não conferi, mas de qualquer forma fica a dica para quem curte filmes de super-heróis da DC Comics.

A Morte da atriz Olympia Dukakis - A atriz Olympia Dukakis faleceu ontem em Nova Iorque. Ela tinha 86 anos de idade. Sua morte foi anunciada pelo seu irmão Apollo Dukakis, que escreveu: "Minha amada irmã, Olympia Dukakis, faleceu esta manhã na cidade de Nova York. Depois de muitos meses de saúde debilitada, ela finalmente está em paz e com seu Louis". Sua morte foi lamentada por toda a comunidade de cinema dos Estados Unidos, mas especialmente pela cantora Cher e pelo ator Nicolas Cage. Eles trabalharam juntos no sucesso de público e crítica "Feitiço da Lua" de 1987. Por esse trabalho no cinema a atriz Olympia Dukakis foi premiada com o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Ela também foi premiada com o Globo de Ouro em 1987 pelo mesmo filme. Olympia Dukakis deixa uma longa filmografia com mais de 120 filmes em seu currículo. Também fez séries de sucesso. Entre os destaques de sua carreira podemos lembrar de filmes como "Desejo de Matar", "A Sombra de um Ídolo", "Uma Secretária de Futuro", "Olha Quem Está Falando", "Flores de Aço", "Meu Pai, uma Lição de Vida", "Adoro Problemas", "Em Nome da Justiça" e tantos outros. Seu último trabalho foi o filme "Not To Forget", ainda não finalizado, atualmente em pós-produção.

"Infiltrado" lidera bilheterias nos Estados Unidos - O filme "Infiltrado" está no topo dos filmes mais assistidos nos cinemas americanos nesse fim de semana. Com título original de "Wrath of Man" conta com direção de Guy Ritchie, roteiro escrito pela dupla Nicolas Boukhrief e Éric Besnard e tem elenco liderado por Jason Statham, com elenco de apoio contando com Holt McCallany e Josh Hartnett. Como se pode perceber é uma fita de ação, bem de acordo com o gosto dos fãs de Jason Statham e conta a história de H, um personagem frio e misterioso que trabalha em uma empresa de caminhões de dinheiro responsável por movimentar centenas de milhões de dólares em Los Angeles todas as semanas. E sua vida muda quando um grande esquema criminoso é arquitetado. O filme faturou mais de 7 milhões de dólares em seu dia de estreia e é uma aposta do estúdio  Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em parceria com a companha Miramax nessa retomada de abertura dos cinemas americanos após a vacinação em massa da população dos Estados Unidos. 

O Retorno de He-Man - As crianças dos anos 80 adoravam o desenho animado do personagem He-Man. A nova animação será produzida pelo Netflix e terá como coordenador o diretor Kevin Smith. A intenção dele é trazer de volta o mesmo universo da animação dos anos 80, sendo o mais fiel possível aos desenhos originais. Nada de maiores inovações ou mudanças no design dos habitantes daquele universo. Como será exclusivo da Netflix há até mesmo um certo tom mais violento e realista, mais voltado para um público mais adulto, mas claro sem deixar de focar também nas crianças atuais. Para Kevin Smith não adianta mexer em time que se está ganhando (ou que ganhou no passado). Assim ele pretende não decepcionar aos velhos fãs do He-Man. Também irá dirigir uma nova leva de animações dos Thundercats, outro clássico dos desenhos animados da década de 1980. Esperamos pelo melhor. Ao lado uma imagem divulgada da nova animação. He-Man e o Gato Guerreiro. Realmente bem fiel aos desenhos originais.

Panlo Aluísio.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cinema News - Edição IV

Natalie Portman é premiada

Natalie Portman foi homenageada pela revista Variety, uma das mais populares dos Estados Unidos. Ela foi lembrada como um exemplo de mulher influente e prestigiada dentro da indústria cinematográfica. O evento intitulado "Power of Women" relembrou sua carreira e seus filmes. Mesmo assim a atriz chamou a atenção para o caminho que as mulheres ainda precisam percorrer. Ela lembrou que “apenas 11% dos 250 melhores filmes do ano passado foram dirigidos por mulheres.”Também criticou a violência contra as mulheres nas telas de cinema e encorajou os produtores a contratarem mais profissionais do sexo feminino nos filmes que estão prestes a serem feitos. Muitas dessas mulheres estão inclusive desempregadas no momento. Em uma entrevista após a premiação ela lembrou os recentes escândalos sexuais envolvendo os poderosos produtores Brett Ratner e Harvey Weinstein, que assediavam as atrizes em troca de papéis importantes em filmes milionários. Por fim disse que muitas diretoras e roteiristas lutam há anos para viabilizarem seus projetos, mas que sempre encontram as portas fechadas pelos grandes estúdios. Em sua opinião essa situação precisa mudar o mais urgentemente possível. 

Michelle Williams se casa pela segunda vez - A atriz Michelle Williams de 37 anos de idade se casou em segredo na semana passada. Só hoje a informação chegou na imprensa americana. A atriz contraiu núpcias com o músico Phil Elverum, de 40 anos. O casamento pegou a comunidade de Hollywood de surpresa já que o relacionamento não era público e ninguém na indústria sequer sabia que o casal estava namorando. A cerimônia de casamento foi realizada na cidade de Adirondacks, no Estado de Nova York. Havia poucas pessoas presentes, apenas familiares e amigos mais próximos do casal. Entre os presentes estava a filha de 12 anos de Michelle. Seu marido também tem um filho do seu casamento anterior. Ambos são viúvos e estão tentando recomeçar uma nova história em suas vidas. A atriz foi casada anteriormente com o ator Heath Ledger entre os anos de 2004 a 2007. Ele faleceu de uma overdose de drogas, em Nova Iorque, nesse mesmo ano.

França indica "La Douleur" para representar o país no Oscar 
"Memoir Of War" (La Douleur) representará a França na categoria melhor filme de língua estrangeira no 91º Oscar no próximo ano, anunciou o Centro Nacional de Cinema do país (CNC) nesta sexta-feira (21 de setembro). O drama de Emmanuel Finkiel é estrelado por Mélanie Thierry e é inspirado no relato da escritora francesa Marguerite Duras sobre o retorno de seu marido Antelme do campo de concentração de Dachau após a Segunda Guerra Mundial. Antes da prisão de seu marido, em 1944, ela tinha começado um caso extraconjugal com seu amante Dionys Mascolo, o que aumentou em muito sua culpa após o marido cair em mãos dos nazistas. Quando o marido retornou vivo do holocausto, ela decidiu continuar a viver ao seu lado até que ele recuperasse sua saúde. Antelme acabou escrevendo o livro "The Human Race" sobre suas experiências na Alemanha. A produção francesa estreou no Festival de San Sebastian em 2017 sob o título de "La Douleur / Memoir Of Pain", onde Thierry foi aclamada pela crítica por seu desempenho como Duras. O TF1 Studio administrou as vendas internacionais e o Music Box distribuiu nos EUA no início deste ano como "Memoir Of War". Essa drama sobre traições e o holocausto estava entre os cinco títulos da lista de inscrições da França junto com "Gaspar Noé’s Climax", o último filme de Claude Lanzmann, "The Four Sisters", "Mademoiselle de Joncquières', de Emmanuel Mouret, e "Custódia de Veneza", de Xavier Legrand, em 2017. O comitê de seleção deste ano incluiu Teresa Cremisi, presidente da comissão de recibos da CNC, a diretora Claire Denis, o delegado geral de Cannes Thierry Frémaux, a cineasta e atriz Nicole Garcia, a produtora Isabelle Madelaine, o presidente da Academia César Alain Terzian e Serge Toubiana, presidente da Unifrance. A França é um dos países de maior sucesso na história do Oscar na categoria de melhor filme em língua estrangeira. Ganhou três prêmios honorários em 1949, 1951 e 1953 antes da introdução do sistema atual e, desde então, recebeu 37 indicações e nove vitórias em 62 inscrições. A última vitória veio em 1993 para "Indochine" de Régis Wargnier, e a última nomeação em 2016 para o filme "Mustang" de Deniz Gamze Ergüven.

A Árvore das Frutas Selvagens
Um escritor, cujos livros ainda não foram publicados, retorna à sua cidade natal depois de se formar, onde busca patrocinadores para publicar seu livro enquanto lida com a indulgência cada vez maior de seu pai para o jogo. Aqui temos outra boa dica de filme que chega aos cinemas nesse mês. Um bom drama, bem humano, mostrando os pequenos (e grandes) problemas que podem se abater sobre qualquer pessoa. E o roteiro também traz uma mensagem importante sobre fracasso e tenacidade para se continuar a ir em busca de seus sonhos.

Maya
Esse filme é indicado para quem gosta de filmes com temas mais profundos. Qual é a história contada? O filme segue um homem de 30 anos chamado Gabriel, um repórter de guerra francês que foi levado como refém na Síria e depois segue para a Índia após meses em cativeiro. A direção e o roteiro é assinado pela cineasta francesa Mia Hansen-Løve. O elenco conta conta com Roman Kolinka, Aarshi Banerjee e Alex Descas. Um bom filme para se assistir nos cinemas.

Pablo Aluísio.

Cinema News - Edição III

Série "Punho de Ferro" é cancelada
A Netflix e a Marvel anunciaram o cancelamento da série "Punho de Ferro" após duas temporadas. As críticas nunca foram muito boas, porém a decisão de cancelamento veio após a produtora verificar que a série não rendeu bons frutos do ponto de vista comercial. Os episódios de uma maneira em geral tinham um orçamento um pouco acima da média e o retorno não compensava mais a produção de uma terceira temporada. Além disso o próprio personagem do Punho de Ferro nunca foi dos mais populares dentro do universo Marvel. Esperava-se que com a série ele se tornasse mais famoso entre os fãs de quadrinhos, mas isso efetivamente não ocorreu. O ator Finn Jones também não conseguiu chegar a um bom termo contratual com a produtora o que definitivamente encerrou a série. Apesar dos problemas a Marvel e a Netflix soltaram uma nota agradecendo a todos os profissionais que trabalharam em "Punho de Ferro". O texto diz: "Todos na Marvel Television e Netflix estão orgulhosos da série e gratos por todo o trabalho duro feito por nosso incrível elenco, diretores, roteiristas e da equipe técnica. Estamos agradecidos aos fãs que assistiram a essas duas temporadas e à parceria que compartilhamos com todos vocês".

Bond 25: Novo filme de 007 passa por problemas 
A produção de Bond 25, o vigésimo quinto filme da franquia 007 tem passado por inúmeros problemas. O primeiro diretor contratado para o filme, Danny Boyle, decidiu ir embora do projeto. Ele afirmou que as coisas não estavam indo de acordo com o que ele queria e surpreendeu a todos dizendo simplesmente que iria abandonar a pré-produção do filme. Com isso parte do roteiro original que seria usado no filme por Boyle foi descartado. O estúdio agora anunciou que a dupla de roteiristas Neal Purvis e Robert Wade foi contratada para dar um jeito no roteiro, ou melhor dizendo, reescrever tudo de novo. Os roteiristas novos não são novatos na franquia, na verdade esse será o sétimo filme de James Bond a ser escrito por eles."Sabemos o que fazer com Bond! Por isso os fãs podem ficar tranquilos. A partir de agora tudo será melhor direcionado" - explicou o roteirista Robert Wade, escolhido pessoalmente pelo produtor executivo do filme. A data de estreia do novo Bond ainda não foi escolhida, mas presume-se que venha a estrear nas telas em 2020.

Rambo 5: Informações sobre o novo filme
O último filme do personagem Rambo vai se chamar "Rambo V: Last Blood". Sylvester Stallone voltará para o papel que o consagrou nos anos 80. No enredo Rambo estará curtindo sua aposentadoria. Ele trabalha como fazendeiro em um pequeno rancho na fronteira entre Estados Unidos e México. Um dia a filha de seu vizinho acaba sendo sequestrada por um cartel mexicano de tráfico de drogas. Rambo assim se coloca à disposição para cruzar a fronteira em busca de menina. Obviamente ele precisará enfrentar toda a violência dos traficantes locais, dando origem a muita ação. O próprio Stallone escolheu o diretor do filme, Adrian Grunberg, Ele também escreveu o roteiro ao lado de Matt Cirulnick. Sobre a volta de Rambo às telas o ator declarou: "Espero que seja um bom filme. Rambo é um homem forjado na guerra, um assassino, mas também um grande coração. Você sabe o que eu quero dizer. Nesse ultimo filme espero que todos os limites sejam superados.". O ator mexicano Sergio Peris-Mencheta será o vilão do filme, um membro do cartel mexicano que controla a fronteira. "Eu vou ser o cara mau do filme. Vou lutar contra Rambo no mano a mano. Sou o executor das ordens dos chefes do tráfico. Quem seria louco a ponto de lutar contra Rambo? Bom, eu vou ser..." - brincou o ator. O filme ainda está em fase de filmagens, sem data oficial marcada para estreia, mas Stallone espera que o filme esteja pronto para ser lançado no outono de 2019.

X-Men: Fênix Negra
Esse novo filme da franquia X-Men foi muito mal recepcionado pela crítica e grande parte do público nos Estados Unidos. Algo que considerei um pouco exagerado, não era para tanto, não merecia um caminhão de críticas pesadas. Se o filme passou longe de ser memorável, pelo menos cumpriu bem no quesito diversão pipoca. O que acontece muitas vezes é que os fãs de quadrinhos esperam o santo graal do cinema e muitas vezes tudo o que surge nas telas é um bom passatempo, um entretenimento casual, ideal para uma sessão descompromissada de cinema. Não é algo sagrado, não é um altar para se ajoelhar, é apenas diversão. Sendo visto desse ponto de vista não é mesmo nada de errado com esse novo X-Men. Os fãs de quadrinhos deveriam é parar de ser tão chatos!

Toy Story 4
Está chegando aos cinemas o quarto filme da franquia de animação Toy Story. São todos filmes agradáveis, levinhos, com ótimos sentimentos para passar ao público. Penso que esse não será diferente. Além disso é aquele tipo de roteiro à prova de falhas, pois comove tanto o adulto, que lembra de seus anos de infância, de seus brinquedos, como às crianças da atualidade. Como é que algo assim vai dar errado? Me explique. As reações nos Estados Unidos por parte da crítica são as melhores possíveis e o público, claro, está fazendo sua parte, trazendo uma boa bilheteria para o filme em seus primeiros dias de exibição. É sucesso duplo.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cinema News - Edição II

Alpha (2018)
Filme épico cujo enredo se passa na era glacial, há mais ou menos 10 mil anos! No roteiro temos um jovem caçador que sai em uma grande caça ao búfalo. Ele quer provar sua bravura para sua tribo. Durante sua jornada ele acaba se perdendo no meio do nada e para sobreviver faz amizade com um grande lobo selvagem. O filme é uma produção da Columbia Pictures e é dirigido pelo cineasta Albert Hughes. O roteiro foi escrito pela dupla de escritores Daniele Sebastian Wiedenhaup e Albert Hughes. No elenco atuam Kodi Smit-McPhee, Natassia Malthe e Leonor Varela. O filme chega aos cinemas americanos no próximo dia 17 de agosto. Os críticos americanos que já viram o filme o consideraram apenas razoável apesar da boa produção e efeitos especiais. Para o público em geral a fita também tem recebido uma recepção apenas morna, com nota no IMDB de 6.8,

"The Predator" chega aos cinemas envolvido em escândalo sexual  - Mal chegou nas telas e o novo filme "The Predator" já está sendo alvo de polêmica. O diretor Shane Black está sendo criticado pela imprensa americana por ter contratado para trabalhar no filme Steven Wilder Striegel que é acusado de estupro e violência sexual contra menores. Inicialmente o diretor defendeu a contratação do amigo o que fez aumentar ainda mais a carga negativa sobre o filme. Na estreia do filme em Los Angeles ele declarou: "Eu escolhi ajudar um amigo. Eu entendo que outros possam desaprovar isso, mas eu preferi acreditar que ele é uma boa pessoa que ainda não foi condenado definitivamente" Depois que inúmeras reportagens foram publicadas criticando severamente o diretor ele decidiu voltar atrás. Ele soltou um comunicado em forma de pedido de desculpas: "Eu lamento profundamente a minha escolha. Eu cometi um erro de julgamento e sei que sou responsável por ele. Eu tenho pensado muito sobre isso e espero que as pessoas não culpem o filme pelo que aconteceu. Espero aprender com meus erros. Hoje eu sei que tomei uma decisão estúpida.  Lamento muito e peço desculpas a todos.". O filme custou 90 milhões de dólares e o estúdio Twentieth Century Fox teme que a produção seja boicotada nas bilheterias após a divulgação desse escândalo sexual envolvendo um dos membros da equipe do filme. Por enquanto o filme não tem sido prejudicado nesse aspecto tendo uma boa bilheteria em seus primeiros dias de exibição.

O Homem Invísivel - Oito semanas no ano e já vimos seis filmes lançados que se enquadram na categoria de terror e / ou suspense, e dentre eles apenas dois, amboas da Sony - Fantasy Island e The Grudge - conseguiram faturar boas bilheterias nos cinemas, em valores superiores a dois dígitos.
Neste fim de semana, The Invisible Man (O Homem Invisível), da Universal e Blumhouse, parece não apenas superar essas marcas, mas também proporcionar a melhor semana de estreia para um título de terror desde o capítulo dois de IT no ano passado. Após a decepcionante estreia de The Mummy (A Múmia) em 2017, um filme destinado a servir como o primeiro proposto pelo Dark Universe da Universal, o estúdio rapidamente adotou uma nova estratégia de lançamento e agora, com a chegada aos cinemas de O Homem Invisível neste fim de semana; a campanha de marketing tem sido melhor dirigida. O estúdio oferece uma coletiva de imprensa onde o diretor Leigh Whannell trouxe sua própria interpretação à história. Estrelado por Elisabeth Moss, o filme chega com boas expectativas do estúdio. É esperado uma estreia nesse fim de semana na faixa superior de US$ 20 milhões,

Papillon, clássico do cinema, ganha remake nos Estados Unidos  - Está chegando aos cinemas americanos, no próximo dia 25, o tão aguardado remake do clássico do cinema "Papillon". A direção dessa nova refilmagem é de Michael Noer, diretor dinamarquês em sua estreia na indústria cinematográfica americana. No elenco, revivendo os famosos personagens do filme original teremos  Charlie Hunnam como o protagonista Henri 'Papillon' Charrière e Rami Malek como seu parceiro de fugas Louis Dega; As primeiras críticas já publicadas nos Estados Unidos afirmam que o filme é bom, respeitoso com a obra original e menos pretensiosa do que se poderia imaginar. Para esses críticos o fato do filme ter atores menos famosos (no original havia Steve McQueen e Dustin Hoffman nos papéis principais) ajudou ainda mais no resultado final. O enredo segue basicamente o mesmo, mostrando dois prisioneiros tentando fugir de uma prisão infernal localizada na Guiana Francesa. Segundo o diretor nesse novo roteiro se procurou explorar mais ainda o lado humano dos personagens. O foco já não é tão voltado para as fugas e para o sadismo envolvido naquela situação. O filme remake ainda não tem data de estreia confirmada no Brasil.

Robert De Niro em novo filme do Coringa - Robert De Niro está em negociações para se juntar a Joaquin Phoenix no novo filme do Coringa. A direção já foi definida e será de Todd Phillips. Segundo algumas fontes o personagem de De Niro será a de um apresentador de talk show que teria participação no processo de surgimento do vilão. Haveria até mesmo um background sobre o passado de seu papel. Ele teria sido um comediante fracassado que sem alternativas teria se tornado um apresentador de um popular programa de TV com foco em entrevistas. Segundo algumas fontes como a Variety o personagem teria realmente sido oferecido a De Niro pela direção da Warner Bros, mas o ator ainda não teria aceitado.Phillips está a bordo para co-escrever e dirigir o filme da Warner Bros. E Jared Leto? Ainda teria espaço no novo filme? Para isso ele teria que pular de seu personagem em "Esquadrão Suicida" para essa nova produção, algo que a Warner não parece muito interessada. Pelo visto Leto ainda não tem participação confirmada. Para alguns a Warner não gostaria de confundir os dois filmes. Já para alguns fãs do Batman o filme apenas com o vilão não funcionaria. O Coringa não levaria um filme inteiro sozinho. Sem o Batman o palhaço criminoso não teria razão de ser.

Pablo Aluísio.

Cinema News - Edição I

Barbie
A atriz Margot Robbie vai interpretar a Barbie no cinema. A famosa boneca só havia sido adaptada para as telas antes em uma série de desenhos animados que fizeram um sucesso tão expressivo entre as meninas que o estúdio Sony, ao lado da fabricantes de brinquedos Mattel, decidiu levar a Barbie para o cinema, só que agora com atores reais. Como se sabe a boneca é um dos brinquedos mais populares do mundo, tendo admiradores e colecionadores fanáticos. Com o contrato a ser assinado em breve a atriz Margot Robbie também vai exercer a função de produtora executiva do filme, ao lado de Robbie Brenner, o presidente do grupo Mattel, que fabrica a Barbie. O projeto do filme já vinha caminhando há alguns meses, com a escalação de outras atrizes, entre elas Amy Schumer e Anne Hathaway, mas nenhuma delas conseguiu chegar a um acordo em relação aos seus cachês. Com elas fora do filme a vaga para interpretar Barbie acabou caindo nas mãos de Margot Robbie. E qual será a temática desse roteiro? Muitos acreditavam que seria uma comédia romântica feita para adolescentes, porém um importante executivo da Sony disse que com a entrada de Robbie no filme o roteiro será reescrito, talvez para dar um tom mais adulto na estória. Os fãs agradecem o capricho, afinal a boneca Barbie é uma potência mundial de vendas, uma marca global com mais de 3 bilhões de dólares em vendas no mundo todo. No mercado há mais de 50 anos a boneca Barbie já teve mais de 150 modelos diferentes, incluindo as versões de princesa, presidente, sereia e estrela de cinema. O filme por isso promete ser um sucesso de bilheteria.

Boba Fett
Pois é, para desânimo dos fãs do universo Star Wars, a revista Variety confirmou que não haverá mesmo um filme solo para o mercenário do espaço. A Disney já vinha despistando novos anúncios sobre o projeto que vinha sendo falado desde janeiro. A bilheteria morna de Han Solo fez o filme ser cancelado pela estúdio. Em maio, surgiram notícias de que a Disney e a Lucasfilm estavam desenvolvendo de forma definitiva um filme autônomo de Guerra nas Estrelas, centrado no caçador de recompensas Boba Fett, com o diretor de Logan, James Mangold - embora o projeto nunca tenha sido anunciado oficialmente; Variety descobriu finalmente nessa sexta-feira que a Lucasfilm não está mais desenvolvendo o projeto do filme Boba Fett. A Disney e a Lucasfilm não quiseram se pronunciar para a imprensa sobre o cancelamento. Afinal "Star Wars" é uma das joias do estúdio. Não pega bem sair falando em cancelamentos e desistências envolvendo personagens desse universo.  

Companhia cinematográfica vai a falência em Hollywood - O assunto mais comentado em Hollywood nesse fim de semana é a provável falência da companhia cinematográfica Global Road Entertainment. A empresa demitiu grande parte dos funcionários e está negociando a venda de filmes prontos, mas ainda não lançados, com bancos e credores. A companhia começou a entrar no vermelho com o fracasso comercial de dois filmes em que seu presidente apostava todas as fichas. O primeiro foi um thriller com Jodie Foster que afundou nas bilheterias. O segundo foi uma produção cara estrelada por Reese Witherspoon que não conseguiu chamar a atenção do público. Com os cinemas vazios o prejuízo foi dado como certo. Agora os executivos tentam ganhar algum lucro com a venda do novo filme de Johnny Depp. O problema é que o ator foi alvo de denúncias envolvendo assédio sexual em Hollywood, o que pode significar outro fracasso de bilheteria nos cinemas. A saída agora é negociar a distribuição de “The Silence”, um filme de terror com Kiernan Shipka, e “Playmobil: The Movie”, que combina ação ao vivo e animação. Mesmo assim a companhia muito provavelmente não escapará da bancarrota financeira, fechando em breve sua produção.

"Bad Boys Para Sempre" é um sucesso de bilheteria
O filme "Bad Boys Para Sempre" já é considerado um grande sucesso de bilheteria. O filme custou 90 milhões de dólares para ser produzido. No mercado interno (entenda-se, mercado americano) o filme não foi tão arrasador, faturando algo em torno de 191 milhões. O sucesso maior mesmo foi no mercado internacional onde a produção de ação arrecadou uma excelente soma, totalizando até o momento o valor total de 391,595,346 milhões de dólares. Ou seja, o caixa da Columbia Pictures está cheio. Haverá uma nova sequência depois desse sucesso todo? Os produtores acreditam que isso é quase certo. Só falta mesmo negociar os milionários cachês da dupla central, Will Smith e Martin Lawrence.

The Hunt (2020)
Esse filme "The Hunt" está para estrear nos Estados Unidos. O poster de divulgação acaba de ser divulgado. O enredo? Doze estranhos acordam em uma clareira. Eles não sabem onde estão ou como chegaram lá. Eles não sabem que foram escolhidos - para um propósito muito específico - A Caçada. A direção é de Craig Zobel. No elenco  Betty Gilpin, Emma Roberts e Ethan Suplee. Agora é aguardar para ver o que o filme nos reserva. E com essas notícias encerramos o primeiro boletim Cinema News aqui no blog, onde teremos a intenção de todos os meses colocarmos novidades sobre o mundo do cinema, com as principais estreias de cada semana. Então é isso, esperamos que tenham gostado da novidade. Um grande abraço.

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lista de Filmes - Edição VI

Eu
Marcelo (Tarcísio Meira) é um milionário brasileiro que sofre de crises de depressão e angústia. Procurando algum sentido na vida ele decide ir para uma bela casa de praia, cercado de mulheres sensuais e bonitas. Walter Hugo Khouri foi um dos cineastas mais interessantes do cinema brasileiro. Falecido em 2003, ele deixou uma filmografia importante. Praticamente todos os seus filmes traziam toques autobiográficos em seus roteiros, que aliás eram escritos pelo próprio Khouri. Esse aqui foi considerado até mais leve que outras obras anteriores de sua carreira. Nessa produção dos anos 80 o diretor teve a oportunidade de contar no elenco com um dos grandes nomes da TV brasileira, o eterno galã global Tarcísio Meira. Um bom filme, que transita bem por diversos gêneros cinematográficos. Foi lançado pela Embrafilme e até que fez bonito nas bilheterias, sendo um dos maiores sucessos da carreira do diretor./ Eu (Brasil, 1986) Direção: Walter Hugo Khouri / Roteiro: Walter Hugo Khouri / Elenco: Tarcísio Meira, Bia Seidl, Monique Lafond, Nicole Puzzi.

O Homem da Capa Preta
Ótimo filme nacional que conta uma história real, bastante curiosa, da política nacional. O protagonista é Tenório Cavalcanti (José Wilker), um político alagoano, conhecido por resolver problemas usando uma submetralhadora israelense que chamava de "Lourdinha". Foi vereador, deputado estadual, deputado federal e chegou a ser eleito governador do estado da Guanabara (atual Rio de Janeiro). O filme, como era de esperar, se baseia muito nas histórias folclóricas envolvendo esse personagem singular da história do Brasil. Ele fez sua carreira política em Duque de Caxias, uma região popular e violenta da cidade do Rio de Janeiro e como tal tinha que se prevenir de sofrer algum atentado. Por isso criou praticamente uma persona própria, sempre usando uma capa preta, andando armado e cercado de capangas. O filme é muito bom, muito embora quem esteja atrás da verdadeira história é melhor ir atrás de bons livros sobre ele, além de estudar o contexto histórico das décadas de 1930 e 1940, onde a maioria da história se passa. / O Homem da Capa Preta (Brasil, 1986) Direção: Sergio Rezende / Roteiro: Tairone Feitosa, José Louzeiro / Elenco: José Wilker, Marieta Severo, Jonas Bloch, Guilherme Karam.

Rock Estrela
No auge do rock Brasil, quando havia uma constelação de bons roqueiros brasileiros, o cinema também embarcou na moda, na onda. O resultado foi esse bom musical que era estrelado por um jovem e magro Léo Jaime, que inclusive cantava a música tema do filme. Por falar em música a trilha sonora era das melhores, contando com Tokyo (a banda do Supla), RPM (com o sucesso "Olhar 43"), Metrô (com a bonita "Johnny Love"), além de outros grupos menos conhecidos, mas divertidos, como o insano Dr. Silvana & Cia. O roteiro era obviamente bobinho e genérico, sem nada para passar. O grande interesse vinha mesmo dos números musicais, pois é um dos filmes nacionais que melhor retrataram aquela geração dos anos 80. Pena que com o fim da década o rock brasileiro também entrou em um funil, sendo esmagado por outros gêneros musicais como o sertanejo e o axé. / Rock Estrela (Brasil, 1986) Direção: Lael Rodrigues / Roteiro: Luís Carlos Góes, Lael Rodrigues / Elenco: Leo Jaime, Diogo Vilela, Andrea Beltrão, Celso Blues Boy, Guilherme Karam, Malu Mader, Paulo Ricardo.

Os Saltimbancos Trapalhões
Os Trapalhões, grupo de humor formado por Renato Aragão, Dedê Santana, Mussum e Zacarias, foi um dos maiores campeões de bilheteria do cinema nacional. As filas davam voltas e mais voltas nos quarteirões, para a alegria dos donos de cinemas de todo o Brasil. De todos os filmes que fizeram (e foram muitos!) eles ganharam o reconhecimento da crítica justamente por causa desse "Os Saltimbancos Trapalhões", considerado até hoje a verdadeira "obra-prima" dos Trapalhões no cinema. Além da sempre e eficiente direção do veterano J.B. Tanko, o filme ainda tinha uma maravilhosa trilha sonora com músicas compostas por Chico Buarque. Quem as cantou no filme foi a talentosa Lucinha Lins, que estava ótima em seu papel. O roteiro do filme homenageia o mundo do circo e seus artistas, algo que era muito familiar para Dedê, que havia crescido nesse meio artístico. Enfim, um momento bem nostálgico e simpático do cinema nacional, trazendo os Trapalhões em sua melhor forma artística. / Os Saltimbancos Trapalhões (Brasil, 1981) Direção: J.B. Tanko / Roteiro: Renato Aragão, Luis Bacalov, Sergio Bardotti, Chico Buarque / Elenco: Renato Aragão, Dedê Santana, Mussum, Zacarias, Lucinha Lins.

A Misteriosa Morte de Natalie Wood
Natalie Wood foi uma das estrelas mais conhecidas da era de ouro do cinema americano. Em novembro de 1981 ela morreu afogada. A versão oficial dizia que ela estava bêbada quando tentou passar de um barco para o outro. Escorregou, caiu entre as duas embarcações e morreu afogada. Com os anos surgiram várias histórias que desmentiam essa versão oficial de sua morte. Uma delas afirmava que seu marido teria algo a ver com o seu afogamento. Verdade ou mentira? De qualquer maneira essa minissérie (que depois foi compilada em DVD, assumindo o formato de um longa-metragem) tentou contar essa estranha história. É um bom filme, valorizado por um igualmente bom elenco, com destaque para a atriz Justine Waddell que fez um bom trabalho interpretando a trágica Natalie Wood. Um fato curioso é que o filme acabou indo parar na justiça, onde os produtores acabaram sendo processados por Robert Wagner, o marido de Natalie na ocasião de sua morte. / A Misteriosa Morte de Natalie Wood (The Mystery of Natalie Wood, Estados Unidos, 2004) Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Elizabeth Egloff, Suzanne Finstad / Elenco: Justine Waddell, Michael Weatherly, Matthew Settle, Colin Friels. 

Atrapalhando a Suat
Assim como os Beatles, os Trapalhões também se separaram em um breve período nos anos 80. O que resultou daí foi a saída de Dedé, Mussum e Zacarias do programa da Globo. De um lado, sozinho, ficou apenas Renato Aragão e seu personagem mais famoso, o Didi. Os outros 3 comediantes fundaram uma companhia cinematográfica chamada Demuza (com as iniciais dos nomes deles) e produziram essa comédia que foi lançada nos cinemas brasileiros. Filme bem fraquinho, com produção muito modesta. Se serviu para alguma coisa, pelo menos voltou a reunir o quarteto que a partir daqui não mais voltaria a se separar. Curiosamente assisti a esse filme no cinema! Só me recordo porque fui ver! Talvez porque eu tinha 10 anos em 1983. Coisa de criança que adorava os Trapalhões! / Atrapalhando a Suat (Brasil, 1983) Direção: Victor Lustosa, Dedé Santana / Roteiro: Victor Lustosa, Gilvan Pereira / Elenco: Dedé Santana, Mussum, Zacarias, Ataíde, João Bourbonnais, Paulo Copacabana.

Pablo Aluísio.

Lista de Filmes - Edição VII

O Último Batalhão
Drama de guerra baseado em fatos reais sobre um batalhão americano de mais de 500 homens que fica preso atrás das linhas inimigas na Floresta Argonne em outubro de 1918 na França, durante as semanas finais da Primeira Guerra Mundial. Bom filme de guerra. Curiosamente a I Guerra Mundial nunca teve o mesmo espaço no cinema do que a II Guerra Mundial, talvez por essa último ser mais próxima, historicamente, à nossa geração. Esse é um telefilme que no Brasil foi exibido pelo canal a cabo A&E Mundo. Nos Estados Unidos teve boa repercussão de público e crítica, tendo várias indicações ao Primetime Emmy Awards, o Oscar da TV americana. Para quem gosta do tema é uma boa pedida. Além disso o filme resgata o contexto histórico dessa guerra de trincheiras onde havia muitas doenças, armas químicas e sofrimento no front de batalha. A I Guerra Mundial foi seguramente um dos conflitos armados mais selvagens e sem regras que se teve notícia na humanidade. / O Último Batalhão (The Lost Battalion, Estados Unidos, 2001) Direção: Russell Mulcahy / Roteiro: James Carabatsos / Elenco: Ricky Schroder, Phil McKee, Jamie Harris.

Fuga de Colditz
Enquanto um oficial aliado da segunda guerra mundial é mantido prisioneiro no notório castelo e prisão de Colditz, na Alemanha, ele arma um plano de fuga com outros prisioneiros, tentando ganhar a liberdade de qualquer maneira. O roteiro desse filme foi baseado em fatos históricos reais, embora os produtores tenham optado por mudar o nome dos personagens no roteiro (questão envolvendo futuros processos judiciais). Curiosamente os alemães ainda mantiveram um certo respeito por prisioneiros militares na primeira fase da guerra. Eles eram aprisionados de acordo com os tratados internacionais. Porém conforme a guerra foi avançando os nazistas começaram a ignorar tudo isso, cometendo as atrocidades que todos conhecemos. Parte da trama desse filme se passa ainda em uma época mais, digamos, civilizada nos campos de prisioneiros da Alemanha nazista. Depois a coisa toda desandou para a pura barbárie. / Fuga de Colditz (Colditz, Estados Unidos, 2005) Direção: Stuart Orme / Roteiro: Richard Cottan, Peter Morgan / Elenco: Damian Lewis, Tom Hardy, James Fox, Jason Priestley.

Rudy
Rudy sempre ouviu que ele era muito baixo para jogar futebol americano na faculdade. Mas ele está determinado a superar as adversidades e realizar seu sonho de jogar pela Notre Dame. Filmes sobre futebol americano sempre encontraram terreno árido entre o público brasileiro. Em nosso país esse esporte é considerado complicado de entender, pouco interessante, muito violento. Nos Estados Unidos porém é uma instituição nacional, tão valorizado como o beisebol e o basquete. Esse bom drama, com excelente edição valorizando as partidas disputadas, não teve qualquer repercussão entre o público brasileiro. Já era esperado isso. Porém vale pelo bom elenco e pelas situações mais dramáticas. O resto, o esporte americano em si, se torna secundário. / Rudy (Rudy, Estados Unidos, 1993) Direção: David Anspaugh / Roteiro: Angelo Pizzo / Elenco: Sean Astin, Jon Favreau, Ned Beatty.

Regras da Atração
Os alunos incrivelmente mimados e super privilegiados do Camden College são o cenário de um triângulo amoroso incomum entre um traficante de drogas, uma virgem e um colega bissexual. Um bom filme colegial, assim eu poderia definir esse filme. O ator James Van Der Beek ficou famoso logo no começo da carreira, quando ainda era um jovem, por causa da série de TV de grande sucesso de audiência Dawson's Creek. Só que a série acabou se tornando uma maldição para ele pois nunca mais se livrou do personagem de Dawson Leery. Ficou marcado para sempre. Esse filme aqui foi lançado enquanto a série ainda fazia sucesso na televisão. Depois que ela acabou o Van Der Beek não conseguiu emplacar no cinema. Uma pena pois sempre o considerei um bom ator. No mais essa fita prova, mais uma vez, que o cinema americano é realmente ótimo na produção desse tipo de filme. Adolescentes, colégios, tudo funciona muito bem na tela. / Regras da Atração (The Rules of Attraction, Estados Unidos, 2002) Direção: Roger Avary / Roteiro: Bret Easton Ellis, Roger Avary / Elenco: James Van Der Beek, Ian Somerhalder, Shannyn Sossamon.

Assalto à 13ª DP
Uma parceria improvável entre um oficial de patrulha rodoviária, dois criminosos e um secretário de estação é formada para defender uma delegacia abandonada de Los Angeles contra o cerco de uma gangue de rua sanguinária. O gênero de filmes policiais teve um de seus auges durante a década de 1970. Os filmes desse estilo nessa década eram realistas, crus e viscerais. Algumas obras-primas surgiram durante esse período. Esse aqui é um bom filme, trazendo todas as características da época. E ainda por cima foi dirigido pelo ótimo diretor John Carpenter, que também escreveu o roteiro. Nenhum grande astro está no elenco, o que pode fazer muitos cinéfilos ignorarem o filme, mas o resultado final dessa fita policial é dos melhores. Gosta do cinema de Carpenter? Então não deixe passar em branco. / Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13, Estados Unidos, 1976) Direção: John Carpenter / Roteiro:  John Carpenter / Elenco: Austin Stoker, Darwin Joston, Laurie Zimmer.

Pablo Aluísio.